Formação

“Transformação Digital na Hotelaria” esta quarta-feira em webinar promovido pela AHP

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promove esta quarta-feira, pelas 11 horas, um webinar sobre “Transformação Digital na Hotelaria” com parceiros de referência a nível internacional.

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“Transformação Digital na Hotelaria” esta quarta-feira em webinar promovido pela AHP

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promove esta quarta-feira, pelas 11 horas, um webinar sobre “Transformação Digital na Hotelaria” com parceiros de referência a nível internacional.

Como influenciar a escolha dos clientes e proporcionar-lhes uma boa experiência? Qual a vantagem competitiva que as soluções de BI podem trazer ao seu negócio? Como baixar o custo por venda das campanhas digitais e proteger a marca online? Como aumentar o lifetime value do seu negócio? Como aumentar a competitividade das empresas e trazer melhores experiências aos clientes?

São estas as questões que a AHP quer desvendar num webinar que tem lugar esta quarta-feira, 19 de outubro, a partir das 11 horas.

As boas vindas dicam a cargo de Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, seguindo-se a mesa redonda sobre o tema “Transformação Digital na Hotelaria”, com Tatiana Taylor, Global Marketing Manager, da IDeaS, e Francisco Sánchez, Business Development Manager EMEA da TrustYou,

O webinar conta com a participação de três empresas parceiras da AHP: a SmartLinks, agência digital 360º especializada em Turismo, e-commerce e transformação digital e que assegura o Gabinete Digital da AHP; a IDeaS, líder mundial em soluções de Revenue Management; e a TrustYou, maior plataforma mundial de reviews de hóspedes.

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AHRESP defende reforço de estratégias que evitem prejuízos em eventos desportivos

Após as restrições impostas a estabelecimentos de restauração e bebidas durante os festejos do título de campeão nacional de futebol, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reuniu com a Câmara de Lisboa no sentido de desenhar estratégias que evitem futuros “prejuízos” para o setor.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reuniu com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) a 26 de maio com o intuito de garantir uma “maior coordenação e proteção da atividade económica em futuras celebrações” desportivas.

Em nota de imprensa, a associação refere que a reunião decorreu após “as restrições impostas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a vários estabelecimentos de restauração e bebidas durante os festejos do título de campeão nacional de futebol”.

Reconhecendo a “importância da segurança pública”, a associação lamentou “os prejuízos causados à restauração num fim de semana de elevada procura”. Por essa razão, e por Lisboa “acolher regularmente clubes candidatos ao título”, a AHRESP mostrou-se “preocupada” com a possibilidade de as restrições se tornarem recorrentes.

“Recebemos da CML o compromisso de procurar que seja reforçada a articulação com a AHRESP e a PSP, promovendo reuniões antecipadas e soluções equilibradas que garantam a segurança sem comprometer a atividade económica”, referiu a associação em nota de imprensa, onde afinca que “continuará a acompanhar este processo, defendendo os interesses dos seus associados”.

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Dubai alcança as primeiras três Estrelas Michelin

Com um total de 119 estabelecimentos de restauração reconhecidos pelo guia, o Dubai vê pela primeira vez dois dos seus restaurantes serem galardoados com três estrelas Michelin: o Trèsind Studio, que se torna assim no primeiro restaurante indiano no mundo a receber a distinção máxima do guia; e o FZN by Björn Frantzén. A Tasca By José Avillez, do chef português José Avillez, voltou a renovar a sua Estrela Michelin.

A quarta edição anual do Guia Michelin Dubai, que este ano teve lugar no One&Only Za’abeel, ficou marcada pelo anúncio dos primeiros restaurantes da cidade a conquistarem as três Estrelas Michelin.

O guia gastronómico destacou 119 restaurantes no Dubai, num aumento de 72,5% face à edição inaugural de 2022, que destacava 69 estabelecimentos. Além do crescimento no número total de restaurantes destacados, dois restaurantes receberam, pela primeira vez desde o lançamento do guia na cidade em 2022, a distinção máxima de três Estrelas Michelin, que distinguem “uma cozinha de excelência, que justifica uma viagem ao destino”, como indicado em nota de imprensa.

Tendo conquistado a primeira Estrela Michelin em 2022, e a segunda em 2023, o conceito local Trèsind Studio — restaurante de assinatura do chef Himanshu Saini — torna-se agora o primeiro restaurante indiano no mundo a ser distinguido com três Estrelas Michelin.

O chef Björn Frantzén, cujos restaurantes Frantzén (Estocolmo, Suécia) e Zén (Singapura) já tinham sido distinguidos com três estrelas cada um, soma agora mais uma à coleção com o FZN by Björn Frantzén, que acaba de receber esta distinção. Com este feito, torna-se o único chef no mundo, atualmente, a deter simultaneamente três Estrelas Michelin em três restaurantes diferentes.

Entre os espaços selecionados na edição de 2025 encontram-se também três restaurantes com duas Estrelas Michelin e 14 com uma Estrela Michelin. A cidade conta ainda com 22 restaurantes distinguidos com a classificação Bib Gourmand e três com a Estrela Verde Michelin.

A Tasca By José Avillez do chef português José Avillez, renovou a sua distinção de uma Estrela Michelin.

Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia MICHELIN, afirmou que “a rápida transformação do Dubai num centro gastronómico global é um reflexo da sua diversidade e excelência”.

Como refere, “o feito histórico do Trèsind Studio, ao conquistar três Estrelas Michelin logo na sua quarta presença no guia — tornando-se o primeiro restaurante indiano do mundo a alcançar tal distinção — é uma demonstração clara de como o Dubai acolhe uma rica diversidade gastronómica que reflete as paixões gastronómicas globais. Com 119 estabelecimentos recomendados pelo Guia Michelin, a cidade assume-se como um farol para os amantes da boa mesa, oferecendo o melhor das tradições culinárias do mundo num só destino vibrante”.

Consulte abaixo a lista completa da seleção Guia MICHELIN Dubai 2025.

Três Estrelas

  • FZN by Björn Frantzén (Novo)
  • Trèsind Studio (Promovido)

Duas Estrelas

  • Il Ristorante-Niko Romito
  • Row on 45
  • STAY by Yannick Alléno

Uma Estrela

  • 11 Woodfire
  • Al Muntaha
  • avatāra
  • Dinner by Heston Blumenthal
  • Hakkasan
  • Hōseki
  • Jamavar (Novo)
  • La Dame de Pic Dubai
  • Manāo (Novo)
  • moonrise
  • Orfali Bros
  • Ossiano
  • Smoked Room
  • Tasca by José Avillez

Estrela Verde

  • Boca
  • LOWE
  • Teible

Bib Gourmand

  • 21 Grams
  • 3Fils
  • Aamara
  • Al Khayma Heritage Restaurant
  • Bait Maryam
  • Berenjak
  • DUO Gastrobar – Creek Harbour (Novo)
  • DUO Gastrobar – Dubai Hills
  • Goldfish
  • Harummanis (Novo)
  • Hawkerboi (Novo)
  • Hoe Lee Kow
  • Indya by Vineet
  • Khadak (Novo)
  • Kinoya
  • Konjiki Hototogisu
  • REIF Japanese Kushiyaki – Dar Wasl
  • REIF Japanese Kushiyaki – Dubai Hills
  • Revelry
  • Shabestan
  • Sufret Maryam (Novo)
  • Teible

Prémio Especiais MICHELIN 2025

  • Prémio Jovem Chef: Abhiraj Khatwani, Manāo
  • Prémio Sommelier: Shiv Menon, Boca
  • Prémio Serviço: Al Khayma Heritage Restaurant
  • Abertura do Ano: Ronin
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AHP dinamiza formação sobre o regime geral de prevenção da corrupção

A ação formativa exclusiva para associados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que decorre em Lisboa a 3 de junho, pretende dotar os profissionais de competências para a implementação de planos de prevenção da corrupção e das infrações conexas.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) vai promover a 3 de junho uma formação presencial certificada sobre o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

A formação “RGPC na Hotelaria: da Teoria à Prática” é dinamizada através da AHP Hotel Academy, que relembra que este regime é “obrigatório para todas as entidades com 50 ou mais trabalhadores, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 109-E/2021”.

Esta ação formativa pretende dotar os profissionais do setor de competências para a implementação de planos de prevenção da corrupção e das infrações conexas. A formação terá lugar em Lisboa, entre as 9h00 e as 13h00, e tem como principais públicos-alvo dirigentes, gestores, diretores e responsáveis por áreas sensíveis nas unidades hoteleiras.

Durante a formação, os participantes poderão “aprofundar os conceitos essenciais relacionados com a prevenção da corrupção e infrações conexas, com aplicação prática ao setor hoteleiro”, como indicado em nota de imprensa pela AHP.

A ação permite ainda “conhecer as obrigações legais impostas pelo Regime Geral da Prevenção da Corrução (RGPC); explorar estratégias de prevenção, adaptadas à realidade operacional das unidades hoteleiras; e aplicar mecanismos de controlo interno para proteger a organização de riscos, incumprimentos e fragilidades nos processos”.

A formação, exclusiva para associados da AHP, é certificada e válida para efeitos de relatório único e contabilização nas 40 horas de formação anuais, sendo igualmente considerada para cumprimento do plano de formação exigido pelo RGPC.

As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser feitas através de um formulário online.

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APHORT alerta que hotéis portugueses podem pedir compensação à Booking em ação coletiva europeia

A APHORT associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis e insta a unidades nacionais a aderirem a esta iniciativa, que conta com a adesão de 25 associações europeias e com o apoio da HOTREC.

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis, depois do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) ter decidido que “as cláusulas de paridade impostas pela plataforma aos hotéis violam o direito da concorrência da UE”.

Num comunicado enviado à imprensa, a APHORT explica que “em 2021, a Booking.com decidiu, de forma unilateral, pôr fim às negociações de compensação com a Associação Alemã de Hotelaria (IHA) e avançou com processos judiciais contra várias centenas de hotéis alemães, junto do Tribunal Distrital de Amesterdão”.

Este processo, que segundo a APHORT está ainda em curso, já teve, no entanto, alguns resultados, com destaque para a decisão de 19 de setembro de 2024 do TJUE, que “veio confirmar as conclusões da Autoridade da Concorrência alemã, reconhecendo que as cláusulas de paridade violam as regras da concorrência da União Europeia”.

Segundo a associação, “este entendimento abre caminho a pedidos de indemnização por parte de hotéis em toda a Europa”, tendo já sido iniciada uma ação coletiva europeia contra a Booking.com, que conta com o apoio ativo da HOTREC – a confederação europeia da hotelaria, assim como de outras 25 associações nacionais do setor em toda a Europa.

Nesta ação coletiva europeia, “a APHORT figura como a única associação portuguesa envolvida, em representação dos interesses da hotelaria nacional”, defendendo que os “hotéis portugueses têm agora o direito de reclamar uma compensação pelos danos sofridos”, uma vez que a atuação da Booking causou “prejuízos financeiros significativos às unidades hoteleiras em Portugal e por toda a Europa”.

“Durante mais de duas décadas, estas cláusulas colocaram o setor hoteleiro em clara desvantagem competitiva, ao impedirem a livre concorrência de preços entre a Booking.com e outras plataformas online. Como consequência, os hotéis foram obrigados a suportar comissões inflacionadas e viram-se limitados na sua capacidade de oferecer melhores preços ou disponibilidade nos seus próprios sites, reduzindo significativamente as vendas diretas e a sua autonomia comercial”, acrescenta a APHORT.

A associação diz que “os estabelecimentos afetados podem ter direito a recuperar uma parte substancial das comissões pagas à Booking.com entre 2004 e 2024, acrescida de juros” e revela que “o processo será conduzido por uma equipa de juristas e economistas especializados em concorrência, com experiência reconhecida e que já asseguraram a vitória no TJUE em setembro de 2024″.

“Enquanto Associação que representa e defende os interesses do setor hoteleiro, no contexto nacional e europeu, a APHORT quer, com este apoio, dar oportunidade aos empresários portugueses – sejam ou não nossos associados – que se possam ter sentido prejudicados pela atuação da Booking.com ao longo dos anos para fazerem valer os seus direitos, recuperarem prejuízos e contribuírem para um mercado online mais justo”, afirma Inês Sá Ribeiro, presidente executiva da APHORT.

Os hotéis interessados em aderir a esta iniciativa podem inscrever-se aqui, até 31 de julho de 2025. A associação diz estar ainda disponível para prestar esclarecimentos adicionais através do correio elétrico correio@aphort.com.

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Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center
Hotelaria

Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin

A Highgate Portugal abriu mais três unidades na Herdade dos Salgados: duas sob a marca Marriott – o hotel Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center e o Marriott Residences Salgados Resort Algarve – e uma da marca The Westin, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve.

No caso do Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, o hotel reúne 228 quartos e suites que conjugam “a elegância contemporânea com a inspiração local da costa algarvia”, como indicado em nota de imprensa. O design de interiores integra materiais naturais e uma paleta de cores suave, assim como elementos do design português.

Das valências deste hotel fazem parte quatro piscinas exteriores (duas destinadas a adultos e duas para crianças), quatro espaços de restauração e mais de 9.000 metros quadrados de espaços para eventos e conferências.

Na oferta gastronómica destacam-se os espaços KAN.JO, um restaurante de fine-dining de cozinha asiática; In Season, um restaurante buffet; e o AMARA, que se divide entre o AMARA by the pool, junto à piscina, e o AMARA Terrazza. Acresce o bar Aperitivo 18, com uma seleção de cafés de especialidade, snacks, pastelaria artesanal, vinhos portugueses, cervejas artesanais e cocktails de assinatura.

Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR

Já na área de eventos, o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center conta com um auditório com capacidade para receber até 1.596 participantes; um salão nobre com capacidade máxima para 800 pessoas; seis salas de reuniões adicionais, um centro empresarial e espaços exteriores para eventos.

Todos os espaços de reunião estão equipados com sistemas de projeção 4K, equipamento de som profissional e Wi-Fi de alta velocidade, preparado para suportar até 1.000 ligações em simultâneo.

Herdade passa a contar com 192 residências da Marriott

Já no Marriott Residences Salgados Resort Algarve a oferta inclui 192 residências com tipologias entre o T1 e o T3, todas com varanda e cozinha totalmente equipada.

A propriedade inclui dez piscinas exteriores, dois restaurantes e o Goa Café. Nas comodidades destacam-se ainda campos de ténis, mini-golfe, instalações para voleibol e futebol, um clube infantil para crianças dos três aos 12 anos, assim como zonas interiores e exteriores para fitness. É ainda possível reservar, através da propriedade, diferentes desportos aquáticos, passeios de barco e visitas guiadas à Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

Disponível para ambas as propriedades Marriott, o Wellness Hub Salgados disponibiliza, a par das salas de tratamentos, instalações que incluem uma piscina interior aquecida com jatos terapêuticos e cromoterapia, jacuzzi, sauna, banho turco, duches de contraste e um ginásio LifeFitness.
Acresce uma sala de recuperação Hyperice, um lounge de recuperação de golf com terapias de compressão e percussão, bem como um estúdio de maquilhagem para eventos.

Foco no bem-estar no The Westin Salgados Beach Resort

Por fim, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve abre portas focado nos seis pilares da marca Westin: Dormir, Comer, Mexer-se, Sentir-se, Trabalhar e Divertir-se Bem.

O resort conta com 95 quartos e suites, para além de 60 residências. As casas de banho, em estilo spa, estão equipadas com duches, produtos White Tea Heavenly® e o bálsamo Sleep Well com lavanda, concebidos para promover o descanso.

Aqui, a aposta recai no design biofílico, através de janelas amplas e materiais de origem local.

The Westin Salgados Beach Resort, Algarve

A oferta gastronómica inclui quatro espaços, entre o buffet “In-Season”; o restaurante de gastronomia costeira e mediterrânica “Chiringuito Blue”; o restaurante de base vegetariana “Potato Project” e o “Serenity Bar”, com uma seleção de bebidas funcionais, sumos prensados a frio e mocktails artesanais.

“O The Westin Salgados Beach Resort Algarve foi projetado como um santuário onde o bem-estar e a elegância são experienciadas de forma natural”, explica Eleonora Scorza, diretora-geral do The Westin Salgados Beach Resort Algarve.

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Grupo Água Hotels inaugura boutique hotel em Lagos

A unidade hoteleira de 20 quartos encontra-se localizada numa antiga casa senhorial no centro histórico de Lagos, estimando-se que crie 20 novos postos de trabalho.

O Água Hotels vai inaugurar em junho deste ano um boutique hotel em Lagos, o Água Hotels Lagos Bay.

Localizado numa antiga casa senhorial no centro histórico de Lagos, o hotel com 20 unidades de alojamento resulta de um investimento de 2,4 milhões de euros. Em nota de imprensa, o grupo refere que “este hotel marca mais um passo na estratégia de diversificação”, com a aposta “num segmento médio-alto e numa experiência mais personalizada, ligada à identidade dos destinos”.

Com o projeto arquitetónico e de construção a cargo da empresa Simão & Martins, o hotel conta com seis tipologias. Enquanto a Grand Suite situa-se na antiga sala de visitas da casa, com tetos trabalhados e banheira vitoriana, os quartos Signature oferecem vistas panorâmicas sobre a Meia Praia.

É esperado que a nova unidade crie 20 novos postos de trabalho.

“O Água Hotels Lagos Bay é um projeto que valoriza o património móvel e imóvel, a história e a localização, oferecendo aos clientes uma experiência intimista, distinta e com alma”, refere Mário Guerreiro, engenheiro administrador do grupo Água Hotels.

A esta abertura junta-se o desenvolvimento do Água Hotels Terra Fria, em Bragança, cujas obras de construção começaram em 2023, e o Água Hotels em Ferragudo, na Lagoa, com inauguração prevista para 2027.

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Octant Évora aposta em novo espaço vínico com enoteca

A mais recente enoteca do Octant Évora conta com mais de 300 referências vínicas de cerca de 140 produtores de vinho. Mais do que um repositório de vinhos, o espaço conta com uma programação própria que inclui masterclasses, provas e experiências gastronómicas.

O Octant Évora criou um novo espaço no hotel, uma enoteca que pretende “celebrar a herança vinícola da região do Alentejo”, como referido em nota de imprensa.

O espaço que agora dá lugar à enoteca era anteriormente utilizado para pequenas reuniões e eventos. Agora, foi reinventado para guardar mais de 300 referências vínicas de 140 produtores de vinho.

Além das referências vínicas, o hotel criou um programa próprio para a enoteca, nas quais estão incluídas masterclasses, provas e experiências gastronómicas.

Nas masterclasses de vinho, as sessões mensais contam com produtores de vinho convidados para partilharem o seu conhecimento sobre castas específicas, técnicas de vinificação e o terroir do Alentejo, sendo complementadas com jantares vínicos.

Já nas sessões “Wine O’Clock” o hotel dá a conhecer aos visitantes uma seleção de vinhos brancos, tintos e rosés, acompanhada por queijos e enchidos.

Do conjunto de experiências gastronómicas destacam-se a “Mesa do Chefe”, com uma degustação intimista inspirada na cozinha tradicional alentejana, a cargo do chef-executivo Natanael Silva. Somam-se ainda as provas de vinhos e jantares, onde algumas das referências de produtores alentejanos são harmonizadas com menus selecionados, a par das experiências culinárias privadas, onde grupos de até 20 pessoas são convidados a preparar pratos tradicionais alentejanos.

A enoteca do Octant Évora conta ainda com uma wine shop, sendo que este espaço pode ser reservado para eventos privados, como reuniões e jantares.

“A nossa visão para a enoteca é criar uma nova casa para os vinhos do Alentejo e celebrar os melhores produtores da região”, afirma Sérgio Duarte, diretor-geral do Octant Évora.

“Trata-se de um espaço onde todos os produtores de vinho certificados do Alentejo estão representados, mas, mais do que apenas uma sala de provas, a enoteca será um palco de experiências: provas comentadas e encontros memoráveis entre quem faz o vinho e quem o ama”, termina.

Situado perto de Évora, o Octant Évora dispõe de 56 quartos e 16 villas, complementados por cinco piscinas, ginásio e spa.

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Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve

O Kimpton Atlântico Algarve acaba de abrir portas. Localizado junto à Praia de São Rafael, e que faz parte do portefólio de gestão da Highgate Portugal, representa a estreia da marca em território nacional, numa abordagem que se pretende sofisticada, autêntica e personalizada ao universo lifestyle.

Com 149 quartos e suites, Kimpton Atlântico Algarve destaca-se pelo design elegante e acolhedor, da autoria da designer de interiores portuguesa Nini Andrade Silva com gestão da LUCID Development Group, que deixou a sua marca distintiva nos mais pequenos pormenores.

Texturas naturais e tons quentes definem o ambiente, enquanto superfícies em pedra polida, linho leve, cerâmicas artesanais e detalhes em madeira conjugam-se, na perfeição, para criar uma atmosfera que evoca elegância sóbria e acolhedora.

A experiência gastronómica no Kimpton Atlântico Algarve também é um fator de destaque, oferecendo aos hóspedes uma viagem pelos sabores da região, reinterpretados com criatividade e elegância, expressa no Terra – Bar e Café e Mercado, o Sombra, e o Marés, bem como o Zénite Rooftop Lounge.

Os hóspedes desta unidade hoteleira, o primeiro da marca Kimpton Hotels & Restaurants no nosso país, podem também desfrutar de tratamentos no Wellness Hub. Com uma área superior a 1.800 metros quadrados, este centro de bem-estar inclui uma piscina interior aquecida, circuito de spa hidroativo com tanque de flutuação, jacuzzi, sauna, banho turco e um ginásio de última geração. O Wellness Hub oferece ainda uma seleção de massagens e terapias personalizadas.

No Kimpton Atlântico Algarve, à semelhança de todos os hotéis da marca, os animais de estimação também são bem-vindos, sem qualquer custo adicional durante a estadia. Os hóspedes podem também usufruir do programa “Forgot It? We’ve Got It!”, que disponibiliza uma seleção de bens essenciais de forma gratuita, desde humidificadores a modeladores de cabelo.

Catarina Simões, diretora-geral do Kimpton Atlântico Algarve, refere que neste hotel “convidamos os hóspedes a desfrutar de algo verdadeiramente inesperado: uma estadia que revigora a alma e desperta os sentidos”, para destacar que “desde o design irreverente, à gastronomia inusitada e à criação de experiências memoráveis, proporcionamos uma nova referência no segmento de luxo que é, simultaneamente, sofisticado e descontraído”.

A responsável assegura que “cada detalhe no Kimpton Atlântico Algarve é cuidadosamente pensado para celebrar os nossos hóspedes e, por esse motivo, estamos muito entusiasmados por trazer esta nova expressão de luxo à costa sul de Portugal”.

 

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Transação do Tróia Resort já está concluída

Após a conclusão do negócio, a Arrow Global anunciou que a gestão do desenvolvimento imobiliário fica a cargo da Norfin Serviços, enquanto a gestão dos hotéis e do campo de golfe fica na Details – Hospitality, Sports, Leisure. Já a marina de Tróia vai ser dinamizada pela equipa responsável pela gestão da Marina de Vilamoura.

A SC Investments e o Grupo Arrow Global já concluíram a transação do Tróia Resort, acordo que tinha sido assinado no final de 2024 e que foi agora concluído, segundo comunicado do Grupo Arrow Global.

O negócio, explica o grupo, foi assessorado pela Norfin Serviços, empresa da Arrow Global Portugal, que fica responsável pela gestão do desenvolvimento imobiliário, enquanto a gestão dos hotéis e do campo de golfe fica a cargo da Details – Hospitality, Sports, Leisure, outra das empresas da Arrow Global Portugal.

Já para a marina, explica João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal, vai ser aproveitado o “know-how da equipa responsável pela gestão da Marina de Vilamoura e o objetivo é desenvolver o Tróia Resort e os ativos que o constituem”.

“Nos próximos anos acreditamos que vai ser notória a implementação da nossa estratégia na região, com criação de valor e de emprego, respeitando, obviamente, toda a envolvente, nomeadamente os valores naturais”, acrescenta o responsável.

A operação do Tróia Resort incluiu, entre os principais ativos, a gestão dos hotéis Aqualuz Tróia Mar & Rio e The Editory By The Sea e das operações do Troiaresort, o Troia Golf, a concessão da marina de Tróia, a Atlantic Ferries (concessão do serviço público de transporte fluvial entre Setúbal e Tróia), bem como um conjunto de ativos Imobiliários, incluindo os que detêm potencial de desenvolvimento.

“O plano de desenvolvimento da península manterá os critérios de excelência e preservação dos valores naturais, nomeadamente o seu enquadramento na Reserva Natural do Estuário do Sado e na Reserva Botânica de Tróia, que continuarão a ser os elementos diferenciadores na região”, lê-se ainda no comunicado divulgado.

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Grupo Oásis tem melhor ano de sempre com receitas de 45,3M€ em 2024

As receitas do grupo hoteleiro português Oásis Atlântico Hotels atingiram os 45,3 milhões de euros em 2024, um aumento de 12% face ao ano anterior. O crescimento é justificado sobretudo pela subida da taxa de ocupação e do número de dormidas, que totalizaram mais de 756 mil, um aumento de 2,2% face a 2023.

O EBITDA do grupo, que dispõe atualmente de oito hotéis (seis em Cabo Verde, um no Nordeste do Brasil, no Estado do Ceará, em Fortaleza, e um em Saidia, Marrocos), e ainda com vários projetos imobiliário–turísticos, tanto em Cabo Verde como no Brasil, também registou um crescimento de 12,3%, totalizando 13,8 milhões de euros, refletindo a forte performance operacional ao longo do ano. Além disso, a relação entre a dívida líquida e o EBITDA situou-se em 2,35 no final de 2024, uma redução de 11% face ao ano anterior.

Os principais mercados de origem que procuram os hotéis e os serviços do Grupo Oásis, nascido em Cabo Verde na década de 90 e que conta já com mais de 25 anos de crescimento na área de turismo e imobiliário-turística, continuam a ser Portugal, Escandinávia, Itália e Centro da Europa.

Face a estes resultados, Alexandre Abade, CEO do Grupo, considera que “podemos afirmar que 2024 foi o nosso melhor ano de sempre, o que obviamente nos deixa muito satisfeitos”, para realçar que, “acima de tudo, dão-nos a confiança necessária para os projetos de investimento que temos pela frente, e para uma nova fase de crescimento no Grupo Oásis, bem como para definirmos a melhor forma de recompensar e gerar oportunidades para a equipa e as pessoas que nos têm acompanhado nestes últimos anos.”

 

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