SpaceLogic Insight-Sensor contribui para a poupança de energia nos edifícios
O novo sensor de sala da Schneider Electric opera “com base na densidade dos ocupantes, economizando energia e custos”.

Publituris Hotelaria
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
A Schneider Electric desenvolveu um novo sensor de sala, o SpaceLogic Insight-Sensor, que disponibiliza informação em tempo real sobre a ocupação dos espaços, a iluminação, o ruído, a temperatura e a humidade. O objetivo passa por criar “ambientes personalizados, que equilibram o conforto e a eficiência energética”, tal como indicado em comunicado.
Este sensor de teto consegue contabilizar pessoas em tempo real sem utilizar câmaras ou microfones, preservando a privacidade dos ocupantes. Desta forma, os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) respondem de forma dinâmica às alterações na ocupação, “otimizando as condições das salas de forma mais rápida e precisa”.
Isto faz com que estes sistemas sejam ativados apenas quando e onde é necessário, “com base na densidade dos ocupantes, economizando energia e custos”.
Para além da redução nos custos de energia, o SpaceLogic Insight-Sensor contribui para “a melhoria da eficiência operacional”, além de “reforçar o valor dos edifícios, ao ajudá-los a atingir os níveis de energia e bem-estar necessários para receberem as certificações LEED e BREEAM, entre outras”.
“O SpaceLogic Insight-Sensor aporta valor aos proprietários, aos gestores e aos fornecedores dos edifícios. Promove a eficiência ao otimizar a utilização da energia, cria ambientes centrados nas pessoas que são confortáveis, produtivos e saudáveis, e ajuda a alcançar os objetivos de sustentabilidade dos edifícios e de bem-estar dos ocupantes. Para além de tudo isto, contribui ainda para a resiliência dos edifícios, com uma arquitetura preparada para o futuro que pode ser facilmente reconfigurada à medida que a utilização dos espaços muda,” afirmou Oscar Fernandez, Digital Buildings Sales & Marketing Manager da Schneider Electric Iberia.
Estes dispositivos fazem parte do EcoStruxure™ Connected Room Solutions, uma solução flexível e modular de espaços conectados, que moderniza a infraestrutura do edifício com uma rede estrutural IP. Integra os sistemas do edifício, como iluminação, estores, climatização e, agora, também a qualidade ambiental e do ar interior, simplificando a reconfiguração do espaço com base em dados reais.