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Bernardo Trindade diz “presente” aos desafios enfrentados pela hotelaria

Durante a tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o novo presidente, Bernardo Trindade, focou diversas “dimensões” e problemáticas que a hotelaria enfrenta. Certo é que, segundo o mesmo, o setor da hotelaria diz “presente” para encontrar soluções.

Victor Jorge
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Bernardo Trindade diz “presente” aos desafios enfrentados pela hotelaria

Durante a tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o novo presidente, Bernardo Trindade, focou diversas “dimensões” e problemáticas que a hotelaria enfrenta. Certo é que, segundo o mesmo, o setor da hotelaria diz “presente” para encontrar soluções.

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Bernardo Trindade tomou, formalmente, posse como presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), tendo chamada à atenção para os vários desafios que o setor da hotelaria e respetivos hoteleiros enfrentam.

Referindo as várias dimensões que terão de ser tidas em conta para os próximos tempos, o novo presidente da AHP começou por frisar que os associados “são o maior ativo” e que neste regresso da atividade “há o sentimento de confiança”.

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Contudo, Bernardo Trindade salientou que esta dimensão da “mobilização” precisa de “reduzir os intermediários”, destacando o papel que o “Click2Portugal” tem e terá nesta retoma, já que se trata do primeiro agregador exclusivo da oferta hoteleira nacional com um motor de reservas diretas comum, permitindo que as unidades hoteleiras interajam com o hóspede, sem intermediação de terceiros, o que faz com que possibilite oferecer melhores condições aos hóspedes e, simultaneamente, um elevado net revenue para os hotéis.

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Na dimensão da tecnologia, Bernardo Trindade destacou os “Tourism Monitors” – ferramenta gratuita de apoio ao gestor hoteleiro – e que possibilita “mais qualidade na informação e municiona todos os associados e mercado”.

Ainda no campo da digitalização, o novo presidente da AHP revelou o objetivo de lançar um projeto de Marketplace B2B, com o objetivo de colocar “em diálogo os nossos parceiros [identificando mais de 90 parceiros] com os nossos associados”, admitindo que “é preciso colocar em prática este reforço de relacionamento”.

Depois de dois anos de “dificuldades sem paralelo, com hotéis fechados, clientes em casa, funcionários em casa” a ajuda dada até agora terá, segundo Bernardo Trindade, ser “reforçada”, dada a deterioração dos balanços das empresas. “Precisamos de ser ajudados”, frisou o novo presidente da AHP, salientando que “queremos trabalhar com as instituições públicas”; admitindo mesmo que existe “grandes expectativas relativamente ao Banco de Fomento”.

Neste caso particular, Bernardo Trindade frisou que é “fundamental agilizar processos” e que poderão contar com a AHP para “esta reivindicação”.

Do emprego aos aeroportos, passando pelo SEF
No campo do emprego, Bernardo Trindade destacou o facto do setor do turismo, até 2019, liderava a contribuição para a riqueza de Portugal. “Chegámos a ter mais de 450.000 pessoas a trabalhar no turismo”, referindo ainda que de dezembro de 2019 para dezembro de 2021 “perdemos mais de 45.000 registos na Segurança Social”.

Por isso, deixou a questão: “por que razão tornamo-nos menos ‘trendy’?”. Outra pergunta deixada pelo novo presidente da AHP – “as pessoas dizem que temos pagar melhor” – teve resposta imediato pelo mesmo ao referir que “já estamos a pagar melhor”, fazendo referência ao acordo de Contrato Coletivo de Trabalho assinado com o Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (Sitese) e que pretende ver alargado a outros entidades sindicais, nomeadamente à à Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), deixando claro que “não podemos regimeficar o processo de recrutamento”

“Temos de facilitar o mercado de trabalho”, reconheceu Bernardo Trindade, deixando claro que os Acordos de Mobilidade, nomeadamente com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é “bom, mas não é um fim em si mesmo” e que “não podemos complicar, se precisamos de pessoas para trabalhar no turismo”, concluindo que é preciso olhar para a “procura atual e futura”.

Como “recados”, Bernardo Trindade deixou a situação do SEF, considerando que “não é um cartão de visita de qualidade que Portugal tem para mostrar”, dando como exemplo as 16 ‘boxes’ existentes no aeroporto de Lisboa que “precisamos que funcionem no período da manhã, quando chegam os voos transatlânticos e para evitar que as pessoas já veem cansados dos voos tenham de ficar à espera durante mais duas ou três horas”.

“Damos uma péssima imagem de um país que tem ganho prémios e prémios internacionais e que sabe receber bem”, vincando que “queremos ser parte da solução para o crescimento económico do país”.

No que toca às infraestruturas aeroportuárias, a primeira critica foi para o Aeroporto da Madeira (Funchal) que necessita de adquiri equipamentos de aproximação para os aviões, num investimento calculado em três a quatro milhões de euros.

Considerando a TAP como um “instrumento fundamental”, outra das críticas deixadas por Bernardo Trindade prendeu-se com o Aeroporto de Lisboa, frisando que “Portugal não se pode dar ao luxo de perder clientes porque não tem ‘slots’. Estamos há mais de 50 anos para decidir”.

Numa clara mensagem para os governantes presentes na tomada de posse dos novos corpos sociais da AHP para 2022-2024, entre eles a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques; a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; e o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, Bernardo Trindade disse que, “se o povo votou num partido e lhe deu a maioria, a confiança dada a esse partido deverá servir para haver decisões”.

No final, Bernardo Trindade deixou a mensagem de que “Portugal merece um contributo por parte da hotelaria que vá ao encontro das expectativas do país. Por isso, dizemos presente para solucionar os problemas que enfrentamos”.

No final, a secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, salientou que “trabalhámos bem até 2019, fizemos muito até 2019, mas a partir de agora temos de fazer bem melhor”, já que “estamos numa altura de “renascimento” do setor do turismo, reconheceu a SETCS, é preciso fazer “bem melhor” do que o que foi feito em 2019, considerado o melhor ano do turismo em Portugal, até ao momento.

Reconhecendo que todos os aspetos levantados no discurso de Bernardo Trindade têm de ser abordados “rapidamente”, admitindo que “fazem parte a minha cartilha para os quatro anos seguintes”, Rita Marques concluiu, contudo, que “isto é válido para ambas as partes: tutela, Governo num todo, mas também para os seus empresários”.

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ADHP dinamiza workshop dedicado à cibersegurança em hotelaria

O evento decorre a 19 de fevereiro na Universidade Autónoma de Lisboa com o intuito de sensibilizar e capacitar diretores e gestores hoteleiros para os desafios crescentes da segurança digital.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal juntou-se à UAL – Universidade Autónoma de Lisboa para promover um workshop dedicado à cibersegurança na hotelaria, através do CCC-LVT – Centro de Competência em Cibersegurança de Lisboa e Vale do Tejo.

O evento decorre na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, no auditório 1 da UAL, e tem como principal objetivo “sensibilizar e capacitar diretores e gestores hoteleiros para os desafios crescentes da segurança digital”, como a associação refere em nota de imprensa.

Serão abordadas as principais “ameaças, vulnerabilidades e soluções práticas para o setor”, além de serem apresentadas boas práticas e recomendações de implementação imediata.

O evento estará estruturado em duas partes. De manhã, entre as 9h30 e as 11h00, decorrerá uma sessão híbrida, que pode ser acompanhada presencialmente na UAL ou online. Nesta será abordada, de um ponto de vista abrangente, a realidade atual da cibersegurança.

De seguida, entre as 11h00 e as 12h30, terá lugar o workshop presencial, onde serão trabalhados casos concretos de cibersegurança nas unidades hoteleiras.

“A digitalização da hotelaria trouxe inúmeras vantagens, mas também desafios significativos no que toca à segurança da informação. Este workshop permitirá aos profissionais do setor compreenderem melhor os riscos e, sobretudo, aprenderem a mitigá-los de forma eficaz”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do espaço. Os interessados deverão inscrever-se através da página dedicada ao workshop.

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Highgate Portugal abre 400 vagas de emprego para quatro hotéis no Algarve

A multinacional apresenta as vagas de emprego disponíveis em dois eventos distintos, a 21 e a 24 de fevereiro, ambos a decorrer no Clubhouse dos Salgados Golf Club, em Albufeira.

A Highgate Portugal está à procura de trabalhadores para 400 vagas de emprego para quatro novos hotéis que vão abrir no Algarve no segundo trimestre deste ano.

As unidades hoteleiras em causa são o Westin Salgados Beach Resort, o Algarve Marriot Salgados Golf Resort & Conference Center, o Marriot Residences Salgados Resort e o Kimpton Atlântico Algarve.

As vagas abrangem várias especialidades, desde a área de alojamento à alimentação e bebidas, que serão promovidas em dois eventos de contratação, o “Higher Talent”, no Clubhouse dos Salgados Golf Club.

A 21 de fevereiro, das 15h00 às 19h00, o evento destaca “todos os detalhes sobre as vagas destinadas ao hotel Kimpton Atlântico Algarve”, que  abrirá em breve em Albufeira.

Já a 24 de fevereiro, das 10h00 às 14h00, são dadas a conhecer as ofertas de emprego para as unidades Marriott.

Em ambos os eventos os candidatos terão a oportunidade de conhecer a multinacional Highgate, “a sua visão, missão e os seus valores”, como indicado em nota de imprensa. Num ambiente descontraído, será promovido o contacto direto entre os futuros colaboradores e os líderes das equipas, sendo que a equipa de Recursos Humanos da Highgate Portugal também estará presente para “oferecer dicas e orientação sobre como alcançar o sucesso profissional”.

Caso não possam comparecer nos dois eventos, os candidatos podem realizar a sua inscrição para as vagas de emprego disponíveis através do website da Highgate Portugal ou do contacto recruitment@highgateportugal.pt.

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The Lodge Hotel integra portfólio da Marriott e passa a designar-se Forte de Gaia

A alteração do nome da unidade hoteleira, após a sua integração no portfólio da Marriott, foi acompanhada de uma nova identidade visual, com dois logótipos distintos. Após esta inclusão na rede da Marriott, os hóspedes podem usufruir de benefícios exclusivos.

O The Lodge Hotel passa a designar-se como Forte de Gaia – Autograph Collection, by Marriott International, após integrar o portfólio da Marriott.

A Autograph Collection engloba uma coleção de hotéis independentes, dentro do portefólio da Marriott International. Caracteriza-se por reunir “propriedades com um caráter distintivo, permitindo que cada hotel mantenha a sua individualidade, enquanto usufrui do alcance e da marca Marriott”, como a mesma explica em comunicado.

Com esta integração, o atual Forte de Gaia – Autograph Collection constitui-se como o terceiro hotel da coleção em Portugal, após a inclusão do The Ivens, em Lisboa, e do Domes Lake Algarve, em Vilamoura. Torna-se também no primeiro hotel Autograph Collection no Grande Porto e na região Norte do país.

Ao ser incluído no portfólio da Marriott, o Forte de Gaia – Autograph Collection passa a oferecer novas vantagens aos hóspedes, incluindo o acesso ao programa de fidelização Marriott Bonvoy. Os clientes podem acumular e resgatar pontos em estadias, bem como usufruir de benefícios exclusivos, como upgrades de quarto, early check-in e late check-out.

O novo nome, Forte de Gaia, “presta homenagem às origens históricas da cidade e à tradição vinícola que define a região”, como referido em nota de imprensa.

Contudo, apesar da nova designação, “o design e a identidade do hotel continuam a refletir a assinatura da designer Nini Andrade Silva, inspirados na cultura e tradição vinícola da região”.

O hotel conta com 119 quartos e suites, incluindo duas Signature Suites, além de uma piscina exterior aquecida, de março a outubro, ginásio e serviço de spa no quarto. Dispõe também de parcerias com caves de Vinho do Porto. O Forte de Gaia – Autograph Collection disponibiliza seis salas de reuniões e eventos, com nomes inspirados em grandes colheitas de vinho, e equipadas com tecnologia para conferências, encontros corporativos e eventos exclusivos.

A mudança de identidade do The Lodge Hotel para Forte de Gaia – Autograph Collection foi conduzida pela agência NOHO, responsável pelo rebranding. A nova identidade visual apresenta dois logótipos distintos. Esta “dualidade gráfica equilibra sofisticação e herança cultural, reforçando a ligação do hotel à história e identidade do vinho do Porto”, como referido em comunicado.

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Alojamento turístico gera 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais em 2024

Depois de apurados os totais das dormidas (80,3 milhões) e hóspedes (31,6 milhões), relativamente 2024, o INE divulga os proveitos gerados em Portugal no ano passado: 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais e 5,1 mil milhões de euros de proveitos de aposento.

Em dezembro de 2024, os proveitos totais atingiram 313,8 milhões de euros e os de aposento ascenderam a 222,5 milhões de euros, refletindo crescimentos de 9,2% e 9,3%, respetivamente (+16,7 em novembro, em ambos), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito aos resultados preliminares de 2024, os números do INE apontam, com base nos 31,6 milhões de hóspedes (+5,2%) e 80,3 milhões de dormidas (+4%; +2,4% nos residentes e +4,8% nos não residentes) nos estabelecimentos de alojamento turístico, para 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais e 5,1 mil milhões de euros de proveitos de aposento (+10,9% face a 2023, em ambos).

Estes crescimentos representam, contudo, um abrandamento face à evolução registada em 2023 face ao ano anterior de 2022, em que os proveitos totais e os proveitos de aposentos apresentaram aumentos de 20% e 21,4%, respetivamente.

Proveitos crescem globalmente
Em dezembro, a Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (33,6% dos proveitos totais e 35,9% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (18,3% e 18,2%, respetivamente) e da Madeira (17,8% e 17,3%, pela mesma ordem).

De resto, todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem na Madeira (+22,6% nos proveitos totais e +25,3% nos de aposento).

No conjunto do ano de 2024, os proveitos aumentaram em todas as regiões, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido nas Regiões Autónomas dos Açores (+20,2% nos proveitos totais e +22% nos de aposento) e da Madeira (+15,3% e +16,3%, pela mesma ordem).

O INE indica ainda que o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de dezembro. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 87,6% e 85,7% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 9,8% e 10,1%, pela mesma ordem.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 4% nos proveitos totais e 4,4% nos proveitos de aposento (quotas de 8,5% e 10,5%, respetivamente).

No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,9% e 3,8%, pela mesma ordem), os aumentos foram de 9,5% e 6,3%, respetivamente.

Recorde-se que no conjunto do ano 2024, os resultados preliminares apontam para 31,6 milhões de hóspedes (+5,2%) e 80,3 milhões de dormidas (+4%; +2,4% nos residentes e +4,8% nos não residentes) nos estabelecimentos de alojamento turístico.

As dormidas de não residentes predominaram (70,3% do total) e atingiram 56,4 milhões, enquanto as realizadas por residentes (29,7% do total) totalizaram 23,9 milhões, refletindo aumentos de 4,8% e 2,4%, respetivamente. Face a 2023, acentuou-se ligeiramente a dependência dos mercados externos (69,8% em 2023), atingindo-se o peso mais elevado desde 2018 (70,4%).

As dormidas de residentes foram dominantes apenas em duas regiões, Centro e Alentejo (67,1% e 66,5%, respetivamente). Por sua vez, as regiões onde a dependência dos mercados externos foi mais expressiva no último ano foram a Madeira e a Grande Lisboa (85,3% e 82% do total de dormidas em 2024, pela mesma ordem).

Os mercados estrangeiros predominaram em todos os meses de 2024, com maior preponderância nos meses de outubro e de maio, em que representaram 75,5% e 75,3% do total das dormidas apuradas em cada mês, respetivamente. Nos meses de dezembro e agosto registaram-se as menores dependências dos mercados externos, tendo as dormidas de residentes representado 37,9% e 34,6% do total de cada mês, respetivamente.

Reino Unido mantém liderança
Em 2024, o mercado britânico manteve-se como o principal (18,1% do total de dormidas de não residentes) e cresceu 2,7%. Seguiram-se os mercados alemão (11,3% do total), espanhol (9,7% do total), norte americano (9,2% do total) e francês (+8% do total).

Em 2024, o trimestre de verão (julho a setembro) foi aquele em que as dormidas de residentes apresentaram maior quota (31,1% em 2024, após 31,7% em 2023). Em sentido contrário, foi no 2.º trimestre que se registou uma maior dependência dos mercados externos (73,2%, 72,2% em 2023). Em termos trimestrais, o mercado britânico foi sempre o principal mercado nos últimos dois anos, embora com ligeiras perdas nas quotas de mercado dos últimos três trimestres (face aos mesmos trimestres em 2023). No 4.º trimestre, este mercado representou 17% das dormidas de não residentes (-0,5 p.p. face ao 4º trimestre de 2023). No 4.º trimestre, o mercado alemão representou 12,3% do total das dormidas de não residentes (+0,1 p.p. face a 2023). Seguiu-se o mercado norte americano com uma quota de 9,8% do total (+0,4 p.p.).

Em 2024, a Grande Lisboa foi a região NUTS II onde se registou uma menor dependência, quer do principal mercado externo (16,1% do total das dormidas de não residentes) quer do conjunto dos três principais mercados externos (32,8%). Seguiram-se os Açores (17,4%), o Alentejo (17,7%) e o Norte (17,9%) como regiões de menor dependência do principal mercado externo.

Por sua vez, a Península de Setúbal foi a segunda região com menor dependência do conjunto dos três principais mercados externos (37,7%). Em sentido contrário, o Algarve foi a região mais dependente do principal mercado externo, que representou 36,6% das dormidas de não residentes registadas na região. Seguiram-se o Centro (25,3%), a Madeira (24,2%) e o Oeste e Vale do Tejo (24,1%). O Algarve e a Madeira foram as regiões mais dependentes do conjunto dos três principais mercados externos (58,8% do total das dormidas de não residentes), seguida do Algarve (56,1%).

Espanha foi o principal mercado externo em cinco regiões: Centro (25,3% das dormidas de não residentes), Oeste e Vale do Tejo (24,1%), Península de Setúbal (18,2%), Norte (17,9%) e Alentejo (17,7%). Os Estados Unidos foram o principal mercado nos Açores (17,4%) e na Grande Lisboa (16,1%). A Alemanha foi o principal mercado externo na Madeira (24,2%) e o Reino Unido foi o principal mercado externo no Algarve (36,6%).

Norte e Lisboa representam cerca de metade do acréscimo de dormidas registado em 2024
Em 2024, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram mais 3,1 milhões de dormidas do que em 2023, com os não residentes a serem responsáveis por 82,1% deste acréscimo de dormidas (+2,6 milhões de dormidas). Os residentes contribuíram com 557,7 mil dormidas adicionais face a 2023.

O mês de março foi o que mais contribuiu para o acréscimo anual (645,2 mil dormidas adicionais) e o mês de abril foi o único com dormidas abaixo dos níveis de 2023 (-295,7 mil dormidas).

No seu conjunto, os meses de março e abril contribuíram com 349,6 mil dormidas adicionais.

O mês de maio foi o segundo mês que mais contribuiu para o crescimento anual (acréscimo de 544,9 mil dormidas), seguindo-se o mês de novembro (440,9 mil dormidas adicionais). Relativamente às dormidas de residentes, o mês de novembro foi o que registou maior crescimento absoluto do número de dormidas face a 2023 (299,5 mil dormidas adicionais), seguindo-se o mês de agosto (+165,0 mil dormidas).

Nas dormidas de residentes, registaram-se decréscimos em abril (-250,1 mil dormidas), julho (-62,6 mil dormidas), setembro (-13,1 mil dormidas) e janeiro (-11,6 mil dormidas).

Nos mercados externos, o mês de março também foi aquele em que se registou maior acréscimo absoluto do número de dormidas (+493,9 mil dormidas), seguindo-se o mês de maio (+411,4 mil dormidas). Apenas em abril se registou um decréscimo do número de dormidas de não residentes face a 2023 (-45,6 mil dormidas).

Em termos regionais, o Norte (843,3 mil dormidas adicionais) registou o maior crescimento absoluto do número de dormidas face a 2023, seguindo-se a Grande Lisboa (+685,9 mil dormidas). Estas duas regiões contribuíram, no seu conjunto, com 49% para o acréscimo de dormidas registado em 2024 (Norte: 27%, Grande Lisboa: 22%).

As dormidas de residentes registaram o maior crescimento absoluto no Centro (+218,9 mil dormidas), seguindo-se o Norte (+147,8 mil dormidas).

Em termos de dormidas de não residentes, os maiores acréscimos absolutos observaram-se no Norte (+695,5 mil dormidas) e na Grande Lisboa (+631 mil dormidas).

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Parque Terra Nostra dedica iniciativas e visitas guiadas ao “Florescer das Camélias”

No âmbito do evento “Florescer das Camélias”, o Parque Terra Nostra conta com uma série de visitas guiadas, workshops e programas dedicados

Até 22 de março, as Furnas, na ilha de São Miguel, nos Açores, celebram o “Florescer das Camélias” com uma série de iniciativas.

Entre estas encontram-se a tradicional exposição de Camélias das Furnas, organizada pela Câmara Municipal da Povoação em parceria com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia das Furnas.

Ao longo do mês estão ainda previstas visitas guiadas à coleção de camélias do Parque Terra Nostra, em português e inglês, lideradas pela engenheira agrónoma Carina Costa. A profissional desvendará algumas curiosidades e explicará a história e o cultivo desta espécie.

Ainda no âmbito do “Florescer das Camélias”, o Terra Nostra Garden Hotel preparou um workshop de sushi no TN Sushi Bar. Alusivo à temática das camélias, este workshop será realizado através da inscrição dos participantes, com menu de sushi incluído, no dia 22 de fevereiro.

Do programa do Terra Nostra Garden Hotel dedicado à temática fazem ainda parte tratamentos ligados à saúde e ao bem-estar no TN Wellness Place, bem como cocktails, sugestões gastronómicas e decorações dedicadas às camélias.

Presentes no Parque Terra Nostra desde o início do século passado, há cerca de 2.720 camélias georreferenciadas nos jardins do Terra Nostra Garden Hotel. Estão distribuídas por cinco áreas temáticas ao longo de caminhos históricos e junto ao lago.

O Parque Terra Nostra acaba de renovar o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, um reconhecimento atribuído pela International Camellia Society. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o Parque Terra Nostra é propriedade da família Bensaude desde 1936, aproximando-se da celebração dos seus 250 anos de história.

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David Pacheco assume direção-geral do FeelViana Sport Hotel

O profissional regressa ao FeelViana Sport Hotel após ter feito parte do lançamento do complexo em 2017. Antes de voltar à direção-geral do hotel, David Pacheco desempenhava o cargo de diretor-geral de operações do Grupo Água Hotels Spa & Resorts.

David Pacheco acaba de assumir a direção-geral no FeelViana Sport Hotel, uma unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos situado na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

O profissional de hotelaria fez parte do lançamento deste complexo em 2017. Agora, pretende “consolidar o crescimento da operação e dos patamares de qualidade da unidade”, como referido em nota de imprensa. Nesse sentido, David Pacheco revela que “estão previstas algumas intervenções ao nível do desenvolvimento do serviço” no FeelViana Sport Hotel.

Formado pela Escola de Hotelaria do Porto, David Pacheco conta com mais de 25 anos de experiência nas áreas da hotelaria e restauração. Antes de regressar ao FeelViana Sport Hotel, o profissional hoteleiro desempenhava o cargo de diretor-geral de operações do Grupo Água Hotels Spa & Resorts, tendo trabalhado em unidades hoteleiras de norte a sul do país.

O complexo do FeelViana Sport Hotel dispõe de 55 quartos com quatro tipologias diferentes: standard, suites, suites juniores e bungalows, com vistas para o pinhal ou para o mar. Das valências do hotel fazem parte spa, piscinas exterior e interior (com banho turco e jacuzzi) e um centro náutico. A meeting industry é outro dos públicos-alvo do hotel, que conta com uma área para eventos corporate.

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Sommet Education aposta em formação à medida das empresas

A Sommet Education Business Solutions aposta em formações personalizadas e executivas, que podem ser lecionadas em mais de 20 campus da instituição, nas instalações do cliente empresarial ou em formato online. Na base destas formações estão competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz.

A Sommet Education lançou uma nova solução de formação para empresas com um conjunto de formações personalizadas, a Business Solutions.

O programa baseia-se em competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz, valências que a instituição considera serem “altamente transferíveis e que se aplicam a uma vasta gama de setores, incluindo o retalho, a saúde e os ambientes empresariais”.

As principais soluções destas formações incluem: Liderança no setor da hotelaria; Fast-track para diretores-gerais; Imersão em hotelaria; Operações inovadoras de alimentos e bebidas; Dominar a arte da experiência do cliente de luxo; Turismo sustentável e gestão de destinos; e Inovação e empreendedorismo – da ideia ao modelo de negócio.

O conjunto de serviços da Sommet Education Business Solutions inclui soluções de formação personalizadas, prontas e executivas, que podem ser fornecidas em todo o mundo em mais de 20 campus. Estas também podem ser lecionadas nas instalações do cliente, online ou em formato híbrido.

Os novos programas de formação “aproveitam a experiência das instituições académicas da Sommet Education”, entre elas a Glion Institute of Higher Education, Les Roches, École Ducasse, Indian School of Hospitality e Invictus Education. Desta forma, conta com uma rede de 300 formadores, entre professores doutorados, chefs de cozinha premiados internacionalmente, bem como profissionais experientes da indústria e empresários provenientes da comunidade de antigos alunos, bem-sucedidos e influentes.

Sobre esta recente oferta, o vice-presidente da Sommet Education refere que esta não se trata de uma “nova iniciativa comercial”, sendo resultado da “procura crescente por parte das empresas” por este tipo de formações.

“Esta oferta de desenvolvimento profissional faz parte do nosso ADN há já algum tempo e não é uma nova iniciativa comercial. Pelo contrário, é o resultado de uma procura crescente por parte das empresas centradas no capital humano, que decidimos agora estruturar como um pilar fundamental da nossa atividade, tirando partido da experiência inigualável da nossa rede de instituições académicas altamente qualificadas”, refere Adrian Artimov.

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Créditos: LoDo, arquitetura paisagista lda para ADER-AL, via http://www.outralentejo.org/

Hotelaria

Castelo de Barbacena em Elvas vai ser transformado em hotel

O edifício adquirido por Paulo Luz, proprietário do Grupo Chaves do Areeiro, será alvo de um investimento de quatro milhões de euros, com o início das obras de construção previsto para maio deste ano.

O Castelo de Barbacena, situado no concelho de Elvas, vai dar lugar a um hotel de charme pelas mãos do Grupo Chaves do Areeiro.

O início das obras de reabilitação do castelo, construído a partir do século XII, estão previstas para o início de maio, segundo o proprietário do grupo, Paulo Luz. O empresário referiu à agência Lusa que adquiriu o monumento de Interesse Público “a um privado”, esperando que as obras estejam concluídas no espaço de dois anos.

A empresa promotora do projeto revelou à Lusa que o investimento ronda os quatro milhões de euros.

O futuro hotel vai contar com 12 quartos com capacidade para 24 pessoas, um restaurante e um spa, estando prevista a criação de seis postos de trabalho.

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ADHP abre votações para os Prémios Xénios 2025

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as votações para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que estão disponíveis no website da associação.

Os Xénios 2025 vão reconhecer e premiar os profissionais da direção hoteleira em Portugal que mais se destacaram ao longo de 2024, bem como o Melhor Parceiro de Negócios.

Os reconhecimentos serão atribuídos nas categorias de: “Melhor Diretor de Hotel”; “Melhor Jovem Diretor de Hotel”; “Melhor Diretor de Alojamentos”; “Melhor Diretor de F&B”; “Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas”; “Melhor Gestor de Revenue Management”, uma nova categoria; “Melhor Gestor de Potencial Humano” e “Melhor Parceiro de Negócios”.

Da votação online resultará uma shortlist com os três candidatos mais votados em cada categoria, que passarão a ser considerados finalistas.

Como novidade, além da avaliação por parte de um júri composto por profissionais do setor, a seleção dos vencedores dos Xénios 2025 terá também como critério a votação online.

Para a decisão do vencedor de cada categoria será considerado um voto por cada elemento do júri. A votação online acrescerá três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista. O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.

A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.

O júri é composto por Fernando Garrido (ADHP); Manuel Ai Quintas (Dirhotel); Carlos Moura (AHRESP); Pedro Costa Ferreira (APAVT); Hélder Martins (AHETA); Ana Paula Pais (Turismo de Portugal); Carlos Brandão (ESHTE); Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona); Flávio Ferreira (ESHT Porto); Victor Jorge (Publituris); Pedro Chenrim (Ambitur); Bernardo Trindade (AHP); Carla Salsinha (ERT Lisboa); José Luís Elias (Turisver) e Carina Monteiro (TNEWS).

“Os Prémios Xénios são um reflexo do compromisso da ADHP com a valorização dos profissionais que, todos os dias, contribuem para a excelência da hotelaria nacional. Numa indústria em constante evolução, é fundamental reconhecer o talento e a dedicação daqueles que lideram e inovam”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.

A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

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Santarém recebe a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal a 7 de abril

Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”. Será também atribuído o “Sol Sustentável”, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental.

A cidade de Santarém foi a escolhida para acolher a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que decorre no Convento de São Francisco a 7 de abril.

A escolha de Santarém como cidade anfitriã foi anunciada esta terça-feira, 12 de fevereiro, num evento que decorreu no Manjar Marvila, em Lisboa. Este contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos; do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite; e do administrador-delegado da Repsol Portuguesa, Armando Oliveira.

Recorde-se que o Guia Repsol, criado há 45 anos em Espanha, regressa a Portugal após um período de interregno. Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”, como referido em comunicado.

Será também desvendado o “Sol Sustentável” do país, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental e pela utilização de produtos locais e práticas sustentáveis.

A Gala do Guia Repsol em Portugal decorre em paralelo com a gala congénere em Espanha, que terá lugar a 17 de março, em Tenerife. Nos dias que antecedem a gala em Portugal serão ainda promovidas ações dirigidas à comunidade gastronómica e ao público em geral.

Sobre o papel do Guia Repsol para o país, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, realça duas forças fundamentais: crescer em valor e crescer em equilíbrio.

“Crescer em valor permite captar e distribuir riqueza, desenvolvendo o território – e Santarém é um exemplo maior, com a gastronomia em destaque. O potencial de crescimento só pode existir com criatividade e trabalho, que são características do Guia Repsol. Crescer em equilíbrio permite que o território tire partido dos seus recursos, percebendo as dinâmicas associadas, reforçando a atratividade e a competitividade. Crescer com valor e equilíbrio faz com que Portugal continue a ser conhecido como um país hospitaleiro, muito graças ao seu principal ativo, as pessoas”, refere o secretário de Estado do Turismo.

A Gala do Guia Repsol conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Santarém.

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