Mais de 120 adegas portuguesas, espanholas e italianas marcam presença na Feira Internacional de Enoturismo
O evento terá lugar a 1 e 2 de março na Feria de Valladolid, em Espanha, e junta mais de 120 adegas, hotéis e destinos de enoturismo de Itália, Espanha e Portugal.

Publituris Hotelaria
Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin
Grupo Água Hotels inaugura boutique hotel em Lagos
Octant Évora aposta em novo espaço vínico com enoteca
Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve
Transação do Tróia Resort já está concluída
Grupo Oásis tem melhor ano de sempre com receitas de 45,3M€ em 2024
Hotel da Praia do Sol passa a Hotel Paparica depois de adquirido por investidores privados
Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real
WOTELS apresenta nova unidade em Águeda
Vila Galé estabelece protocolo com Brumadinho para desenvolver hotel junto a Inhotim
A terceira edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo terá lugar a 1 e 2 de março na Feria de Valladolid, em Espanha. O evento irá juntar mais de 120 adegas, hotéis e destinos de enoturismo de Itália, Espanha e Portugal, bem como 70 operadores e agências de viagens de 13 países.
A edição deste ano, que conta com a presença de adegas como Ribera del Duero, Penedés, Rioja, Somontano e Ribeiro, irá focar-se no setor de “meetings, incentives, conferences and exhibitions” (MICE) e no potencial de aliar este setor ao enoturismo. Desta forma, durante os dois dias do festival, a programação conta com vários debates e mesas redondas.
O programa terá início com uma apresentação de Luis Dupuy de Lôme, vice-presidente e General Manager da American Express Global Business Travel para Espanha e Itália, que irá debater as previsões deste ano para o turismo MICE e as oportunidades do enoturismo.
Segue-se uma mesa-redonda com a Freixenet Group e a agência Patterson Travel, onde será abordada a sazonalidade da procura – neste caso, o facto de o setor MICE combater o fator sazonal do turismo – e a otimização dos recursos de enoturismo para o turismo MICE. A sessão irá incluir participantes como Carlos Garrido, presidente da Confederação Espanhola de Agências de Viagem, Fay Taylor, presidente da DMC Spain e Filipe Carvalho, diretor de vendas da World of Wine – WOW Porto.
O primeiro dia termina com um workshop de marketing aplicado aos setores de MICE e enoturismo, tanto em canais online como offline. A sessão ficará a cargo de Alicia Estrada, diretora de Marketing e Comunicação na Guild of European Business Travel Agents (GEBTA), que irá demonstrar como é que as adegas podem focar os seus projetos no setor de turismo corporate.
O segundo dia abre com uma apresentação de Sandra Carvão, chefe de Informações de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), que irá partilhar uma visão abrangente do enoturismo, bem como a sua ligação com o desenvolvimento rural e a sustentabilidade. O programa de conferências termina com uma mesa-redonda com a participação de Matilde Almandoz, presidente da OPC Espanha e da Rota do Vinho de Ronda e Málaga, considerada um dos cinco melhores destinos para o turismo MICE.
A FINE é um projeto apoiado por empresas e instituições públicas como a Câmara Municipal de Valladolid, Junta de Freguesia de Castilla y León, Diputación de Valladolid, Câmara de Comércio e Turespaña. A Feria de Valladolid também assinou acordos de parceria com organizações profissionais como a Federação Espanhola do Vinho, o Foro de Marcas Renombradas Españolas, a Confederação Espanhola de Agências de Viagens, OPC España, Spain DMCs e Acevin.