Formação +Próxima do Turismo de Portugal chega a 50 autarquias nacionais
O objetivo passa por capacitar 75.000 profissionais do setor até 2025 com ações de formação gratuitas e adaptadas às necessidades locais de cada município.

Publituris Hotelaria
Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve
Transação do Tróia Resort já está concluída
Grupo Oásis tem melhor ano de sempre com receitas de 45,3M€ em 2024
Hotel da Praia do Sol passa a Hotel Paparica depois de adquirido por investidores privados
Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real
WOTELS apresenta nova unidade em Águeda
Vila Galé estabelece protocolo com Brumadinho para desenvolver hotel junto a Inhotim
Jorge Rebelo de Almeida frisa potencial turístico do Brasil na inauguração do 12.º hotel Vila Galé no país
Paulo Galiado assume direção-geral do Évora Hotel
Locke de Santa Joana apresenta suite exclusiva após parceria com a Anthropologie
O Formação +Próxima, uma iniciativa do Turismo de Portugal, arranca este mês em cerca de 50 autarquias do país. O objetivo passa por capacitar 75.000 profissionais do setor até 2025 com ações de formação gratuitas e adaptadas às necessidades locais de cada município.
O projeto arranca esta quinta-feira, 17 de fevereiro, com a abertura da sessão “Personalização do Atendimento”, que terá lugar às 09h30 na Business Factory da Ericeira, em parceria com o município de Mafra. O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, marcará presença nesta abertura.
As próximas ações de formação realizam-se em Viana do Castelo, Armamar, Condeixa, Óbidos e Tavira e vão dedicar-se a temas como Linhas de Apoio ao Financiamento, Boas Práticas de Higiene e Segurança, Atendimento, Valorização do Território, Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos, entre outras.
A iniciativa Formação +Próxima é dirigida a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais. O principal objetivo é contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que acrescentem valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios. Propõe-se ainda ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
Este projeto é desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias enquanto agentes mais próximos das realidades locais, com vista à capacitação na ‘arte da hospitalidade’ através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills.