Alambique de Ouro Resort & Spa investe 5 milhões de euros em ampliação
O quatro estrelas do Fundão vai aumentar o número de camas, criar um spa de raiz e instalar uma cabine de neve artificial.

Rute Simão
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O Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa, localizado no Fundão, distrito de Castelo Branco, vai investir cerca de cinco milhões de euros nos próximos dois anos. A unidade hoteleira de quatro estrelas tem um extenso plano de remodelações que inclui o aumento da capacidade de alojamento, que atualmente conta com 153 quartos e 400 camas e, em breve, o objetivo é acrescentar mais 38 junior suites e duzentas camas à oferta. A criação de um spa de raíz é outro dos projetos do hotel com 29 anos, que englobará três piscinas interiores climatizadas, três jacuzzis, sauna, banho turco, duches sensoriais e uma cabine de neve artificial. Para albergar as novidades, será construído um novo edifício de dois pisos contíguo à unidade. As obras não irão interferir na operação do hotel que se manterá em funcionamento durante todo o processo.
Na lista de afazeres está definido ainda um aquaparque infantil sazonal, um novo kids club, um marketing center com cerca de mil metros quadrados úteis e uma nova garagem com 80 lugares. A ampliação vai permitir a criação de mais 12 postos de trabalhos que se juntam aos 50 já existentes.
O objetivo da unidade fundanense é “combater os desequilíbrios sazonais do destino turístico e captar novos segmentos de mercado, para os quais o hotel não está ainda preparado”, explica o diretor do hotel, José Almeida.
O Alambique de Ouro tem atualmente 153 quartos, cinco piscinas exteriores, uma interior, um spa, três salas multiusos com capacidade para 800 pessoas e uma sala de conferências capaz de albergar 300 lugares.
Já no ano passado o hotel fez várias intervenções orçadas em 1,3 milhões de euros e que visaram a remodelação da fachada do hotel, a ampliação da sala de pequenos-almoços e a remodelação de 50 quartos que passaram para a categoria de familiares.
Mercados e operação
Nos últimos quatros anos, o quatro estrelas levou a cabo um reposicionamento da marca de forma a tirar partido da proximidade da Serra da Estrela. “Oásis da Serra da Estrela” foi o slogan empregue com o objetivo de “transmitir claramente ao visitante que a localização do hotel face ao destino é um dos mais vantajosos, em particular no equilíbrio que apresenta no binómio preço/qualidade”, adianta o responsável que atesta que a campanha trouxe resultados positivos à operação da unidade.
“Os números de 2018 foram particularmente positivos, fruto de uma conjuntura económica favorável e de um reposicionamento do destino Centro de Portugal, assim como, do grande esforço e investimento realizado em marketing e comunicação nos últimos quatro anos. Podemos divulgar que o volume de negócio superou os quatro milhões de euros com uma taxa de ocupação superior a 70%”, aponta José Almeida.
O diretor aponta também os bons tempos que a hotelaria da região vive, permitindo uma credibilização da oferta. “Felizmente, o panorama hoteleiro da região na última década sofreu uma grande metamorfose, com o aparecimento de novas unidades hoteleiras e com a atualização e reformulação de outras, o que tem credibilizado e melhorado a oferta da nossa região. Logo, sentimos que o maior desafio atual, neste aspeto, é o de não perdermos este ‘’comboio’’ e mantermos o nosso empreendimento atualizado e nivelado com as melhores ofertas disponíveis na nossa região”, assegura.
Quanto aos principais mercados, os hóspedes nacionais ocupam o topo da lista, sendo que os turistas espanhóis, brasileiros e franceses estão a crescer de forma gradual. Os principais segmentos são famílias/lazer e corporate. A área de MICE é uma das apostas na nova reformulação do hotel. “Na atualidade e em particular em 2018, sentimos um crescimento sustentado deste segmento de mercado, sendo certo que ainda não é um dos que tem maior peso na nossa operação. Contudo, e reconhecendo o potencial deste segmento, vamos fazer um aposta muito forte com este novo investimento, dotando o empreendimento com um Meeting Center de elevada capacidade e modularidade, com elevado índice tecnológico e que pode responder a eventos de média dimensão até mil pessoas”, explica o diretor.
Outra das apostas do Alambique de Ouro é estratégia digital, que tem sido aprimorada nos últimos quatro anos e que permitiu que o “posicionamento nos canais online dos mais diversos operadores, contribuísse de forma destacada a performance comercial, sendo que, em 2019 as reservas obtidas a partir de canais online, já representam cerca de 25% do volume total de negócio em alojamento”, acrescenta.
Nos objetivos futuros estão a realização de novos investimentos “de forma a criar um empreendimento turístico com características que permitam manter uma performance comercial e operacional constante, durante os 365 dias do ano, de forma a reforçar a nível nacional e ibérico a já de si importante marca comercial”, conclui o diretor.
*Notícia publicada na edição 163 da revista Publituris Hotelaria.