Hotel O Artista homenageia Vasco Santana na baixa Lisboeta em investimento de 4 milhões de euros
Hotel tem uma taxa de ocupação de 75% desde que abriu portas em Julho. Unidade hoteleira é de um investidor russo que já anunciou novos projectos na capital.

Rute Simão
Marca Super 8 estreia em Portugal em 2027 após acordo entre a Wyndham e Soliteight
RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa
Jovem Talento da Gastronomia 2025 com inscrições abertas até 30 de junho
Palacete Severo entra na Hot List 2025 da Condé Nast Traveller
Grand Hotel Algarve adquirido pela Bordoy Hotels
Marca Tempo by Hilton chega a Portugal
Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto
Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa aposta em novo chef
Details estabelece parceria com Builtrix para acelerar práticas de sustentabilidade
Hotel Mercure Ponta Delgada inaugurado na antiga Pensão Central
É no Largo do Regedor, junto à Baixa Pombalina, que o hotel O Artista, Lisbon Experience Hotel abriu portas, em soft opening, em Julho deste ano. Até agora, a taxa média de ocupação é de 75% com uma estada média de duas a três noites. Com preços médios a chegar aos 200 euro por noite, a nova unidade hoteleira nasceu num prédio que pertenceu a Vasco Santana e é a partir da sua história que o conceito se constrói.
Erguido por volta dos anos 50, o edifício foi renovado com base num projecto arquitectónico de João Tiago . Com 16 apartamentos de luxo e cinco quartos distribuídos por cinco andares, o design ficou a cargo de Nini Andrade Silva. O ambiente é “atrevido tanto quanto dramático e uma atmosfera algo cénica. Todo o conceito é materializado através da elegância dos diversos espaços e no conforto sublimado pelos detalhes, cuja expressividade se fará sentir na qualidade dos materiais, perfeição dos acabamentos, suavidade das texturas e na riqueza dos elementos decorativos e do próprio projecto de design de interiores”, refere a designer.
O investidor é o russo Mikhail Ubaydulaev que em 2010 se apaixonou por Lisboa, ainda que tenha lamentado “o estado de degradação da cidade e da sua arquitectura”, explicou Tatiana Salkova, administradora do projecto, à margem da inauguração oficial da unidade a 14 de Novembro. A partir daí foi um passo até Ubaydulaev encontrar este edifício e se se deixar seduzir pela história de Vasco Santana.
A renovação custou quatro milhões de euros e resultou num projecto com uma forte inspiração das artes e da cultura portuguesa. Nos vários apartamentos são encontradas referências a diferentes artistas como Amália Rodrigues, Pablo Picasso ou Shakespeare.
O hotel conta também com o restaurante O Ato, da responsabilidade do chef Miguel Laffan, galardoado com uma estrela Michelin. O menu é composto por sabores tradicionais portugueses, com destaque para a gastronomia lisboeta.
Ainda com as paredes de O Artista a cheirar a fresco, o investidor prepara já o próximo passo que será a reconstrução de um edifício situado à frente da nova unidade hoteleira, um antigo quartel de bombeiros, anunciou Tatiana Salkova.
Teresa Lopes é a actual directora do hotel, substituindo Georges Hutschinski que estava no cargo anteriormente.