BlueShift presente no Madeira Startup Retreat
Consultora dá formação sobre Blue Ocean Strategy.

Publituris Hotelaria
Cerca de metade dos projetos hoteleiros em pipeline na Europa já se encontra em construção
Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Paraty Tech estabelece parceria com a Trust Payments
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting e advisor da Nova School of Business and Economics, participa, enquanto mentor, no primeiro Madeira Startup Retreat, programa de aceleração de startups no sector do turismo, desenvolvido em conjunto pela Startup Madeira, Turismo de Portugal e Nova SBE.
A decorrer entre 15 de Janeiro e 16 de Março de 2018, o Madeira Startup Retreat oferece um programa integrado e intensivo de actividades, como palestras, workshops e sessões de mentoring, sob coordenação da Nova SBE, e com o apoio no terreno de cerca de vinte mentores com experiência nas mais diversas áreas.
Neste evento participam oito startups do sector do turismo rigorosamente seleccionadas, e com origem em países tão distintos como Reino Unido, Holanda, Áustria, Rússia, Eslovénia, Macedónia, China, Índia e Paquistão.
Filipe Santiago é um dos convidados pela Nova SBE para integrar o painel de mentores deste evento. Durante os próximos dias 16 e 17 de Janeiro irá apresentar aos empreendedores os princípios fundamentais da teoria Blue Ocean Strategy, desenvolvida pelos professores do INSEAD W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e coordenará, ainda, um workshop, em que os participantes aplicarão, aos seus projectos de empreendedorismo, algumas das ferramentas desenvolvidas pelos autores.
Na sua génese, a teoria Blue Ocean Strategy incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – “blue ocean” – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores.
Segundo Filipe Santiago, “a metodologia Blue Ocean obriga-nos a olhar para a proposta de valor de uma forma distanciada e objectiva, procurando aferir se o nosso produto se diferencia verdadeiramente da concorrência, ou se, pelo contrário, compete precisamente nas mesmas variáveis, levando-nos, a prazo, para uma espiral concorrencial que nos destruirá a rentabilidade. Mais do que um exercício, é um teste imprescindível para este conjunto de empreendedores que se pretende afirmar no mercado através de abordagens inovadoras”.
Mais informação sobre o Madeira Startup Retreat em https://retreat. startupmadeira.eu/.