IHG desafia as marcas a responderem às necessidades dos consumidores na “Era da Informação”
O Intercontinental Hotels Group (IHG®) lançou o seu Relatório de Tendências de 2017, intitulado “O Consumidor exigente: Abordagem aos paradoxos da Era da Informação”, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

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O Intercontinental Hotels Group (IHG®) lançou o seu Relatório de Tendências de 2017, intitulado “O Consumidor exigente: Abordagem aos paradoxos da Era da Informação”, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.
A pesquisa do IHG identifica quatro paradoxos que estão a influenciar as escolhas dos consumidores numa era em constante mudança pelos avanços tecnológicos. São eles:
– Paradoxo do Separado mas Conectado: Procura constante do sentimento de pertença a pessoas, marcas e lugares, enquanto, ao mesmo tempo, procura a sua individualidade e tem o desejo de comunicar a singularidade do seu eu
– Paradoxo da Raridade Abundante: O desejo que o luxo seja ao mesmo tempo escasso e acessível
– Paradoxo da Procura de um Melhor Eu e um Melhor Nós: Procura do auto-aperfeiçoamento, enquanto se procura melhorias cívicas, públicas e globais
– Faço-o sozinho e Por Mim à Minha Maneira: O desejo de estar no controlo e de não ser controlado.
As marcas globais devem respeitar estes paradoxos, sendo localmente relevantes e diferenciadoras. O IHG identificou as seis melhores práticas através das quais as marcas podem criar experiências que fortaleçam as relações com os consumidores e incrementem a fidelidade à marca.
Assim, as seis melhores práticas são:
1. Ambicionar a Integração em vez de Equilíbrio: Fazer o balanço das diferentes necessidades dos consumidores não é suficiente; uma nova experiência holística deve ser criada através da integração de necessidades opostas
2. Usar a segmentação dos consumidores para uma melhor gestão dos negócios: A segmentação não é só uma ferramenta de marketing e deve ser integrada na construção do planeamento estratégico de uma empresa
3. Comunicar através do diálogo: As marcas devem ouvir os consumidores para conseguirem compreender as suas necessidades e, assim, proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada
4. Gerir a multi-dimensão da marca: A marca deve ser relevante e características diferenciadoras, assim como benefícios funcionais, emocionais e sociais. Esta combinação dar-lhe-á um carácter distinto
5. Desenvolver uma equipa de negócio/marca ambidextra: Uma marca precisa de uma equipa com pensamentos divergentes, com forças e paixões únicas, que sejam capazes de trabalhar em grupo de modo a conduzir a marca ao sucesso.
6. Abordagem ao Paradoxo do controlo de Marca: As empresas não devem abdicar do controlo sobre a marca para o mundo, mas devem permitir que os clientes tenham a sua opinião, ajudando a construir a boa reputação da marca
O Relatório de Tendências do IHG de 2017 foi elaborado com o parceiro de longo prazo do IHG, Arcature, através do uso de pesquisas próprias e observações, bem como de uma variedade de fontes de terceiros.