Proveitos no alojamento turístico aumentam 12% face a maio de 2019
Em maio de 2022, os proveitos totais e de aposentos registaram crescimentos a três dígitos face ao mesmo mês de 2021. Mais importante ainda foi a evolução de quase 12% em ambos os itens, mas face a 2019.

Publituris Hotelaria
ADHP dinamiza workshop dedicado à cibersegurança em hotelaria
Highgate Portugal abre 400 vagas de emprego para quatro hotéis no Algarve
The Lodge Hotel integra portfólio da Marriott e passa a designar-se Forte de Gaia
Alojamento turístico gera 6,7 mil milhões de euros de proveitos totais em 2024
Parque Terra Nostra dedica iniciativas e visitas guiadas ao “Florescer das Camélias”
David Pacheco assume direção-geral do FeelViana Sport Hotel
Sommet Education aposta em formação à medida das empresas
Castelo de Barbacena em Elvas vai ser transformado em hotel
ADHP abre votações para os Prémios Xénios 2025
Santarém recebe a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal a 7 de abril
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em maio de 2022, os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 456,1 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 264,3% face a igual mês de 2021.
Já os proveitos dos aposentos atingiram os 338,4 milhões de euros, ou seja, +275,1% face a período homólogo do ano passado.
Comparando com maio de 2019, os números do INE apontam para aumentos de 11,8% e 11,9%, respetivamente.
Já no conjunto dos primeiros cinco meses de 2022, os proveitos cresceram 436,6% no total, face aos primeiros cinco meses de 2021, ascendendo a 1.335 milhões de euros, sendo que no caso dos aposentos, a evolução foi de 437%, em comparação com o mesmo período de 2021, totalizando 982,5 milhões de euros.
Comparando com o mesmo período de 2019, os aumentos foram de 0,5% e 1,5%, respetivamente.
Regiões com mais proveitos
Analisando os proveitos totais por região, Lisboa aparece em primeiro lugar no ranking, tanto em valor como em crescimento. Os dados do INE mostram que os proveitos da região de Lisboa ascenderam a 149 milhões de euros, em maio de 2022, significando um aumento de 486% face a igual mês de 2021.
A segunda região com melhor performance, em valor, foi o Algarve com 119 milhões de euros (+250%), embora em taxa de crescimento, essa posição pertença à Madeira com +347,3%.
Assim, Lisboa concentrou 32,7% dos proveitos totais e 34,6% dos relativos a aposento em maio, seguindo-se o Algarve (26,1% e 24,6%, respetivamente) e o Norte (16,1% e 16,6%, pela mesma ordem).
Já no acumulado dos primeiros cinco meses de 2022, a liderança também pertence à região de Lisboa, com 442,2 milhões de euros, correspondendo a uma subida de mais de 666% em comparação com os mesmos meses de 2021.
Os dois outros lugares do pódio pertencem ao Algarve e Norte com proveitos de 299,8 e 220,1 milhões de euros, respetivamente, correspondendo a subidas de 510,7% e 349,4% pela mesma ordem.
De acordo com os dados do INE, entre janeiro e maio de 2022, a evolução dos proveitos foi positiva nos três segmentos de alojamento face ao mesmo período de 2021.
Comparando com o período de janeiro a maio de 2019, os proveitos totais na hotelaria diminuíram 1% e os de aposento registaram variação nula (pesos de 87,6% e 85,7% no total do alojamento turístico, pela mesma ordem). Nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 8,7% e 10,5%), registaram-se subidas de 0,8% e 1%, e no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,7% e 3,8%) os aumentos atingiram 54,8% e 54,4%, respetivamente.