Edição digital
Hotelaria

Hoti Hotéis inaugura 1º INNSiDE by Meliá no centro de Braga com olhos postos a 5 novos projetos a norte

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

Carolina Morgado
Hotelaria

Hoti Hotéis inaugura 1º INNSiDE by Meliá no centro de Braga com olhos postos a 5 novos projetos a norte

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Hotelaria
BOA Hotels investe 50M€ em resort de cinco estrelas no Douro
Hotelaria
Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Porto-Boavista após investimento de 21M€
Hotelaria
Vila Galé chega a São Luís do Maranhão com dois hotéis
Hotelaria
Highgate Portugal de olhos postos no Algarve após renovação do Palácio do Governador
Hotelaria
Hilton inaugura oficialmente o seu primeiro hotel nos Açores
Hotelaria
Iniciativa Be Our Guest debate a “Hotelaria Atual nos Açores” com Joana Damião Melo
Hotelaria
Mercure abre novo hotel na Polónia
Hotelaria
Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidiu, esta sexta-feira, em Braga, à cerimónia de inauguração do primeiro INNSiDE by Meliá no nosso país, uma marca da Meliá International adotada pelo grupo Hoti Hotéis, que, segundo o seu presidente do Conselho de Administração “introduz um conceito inovador, mantendo elevados padrões de qualidade, associado à reputação dos Meliá Hotels, mas numa abordagem mais informal, que apela a um público jovem com espírito e vontade de descobrir novos lugares e novas cidades”.

PUB

Referindo-se concretamente às valências desta nova unidade hoteleira de quatro estrelas superior, que envolveu um investimento total de 16 milhões de euros e que cria 50 novos postos de trabalho (40 diretos e mais 10 que são partilhados com o Meliá Braga, outra unidade da cadeia hoteleira), Manuel Proença, avançou que oferece 109 quartos, dos quais duas suites, salas para reuniões, restaurante “Convertidas” bar, duas piscinas (interior e exterior) um Spa, Wellness, um centro de bem-estar com ginásio, jacuzzi, sauna e banho turco, e estacionamento. Há ainda um excelente espaço de jardim que será utilizado para eventos.

PUB

Foi aliás neste espaço que a cadeia, após a cerimónia de inauguração, abriu portas para acolher, num verdadeiro e animado Arraial de São João, cerca de 300 convidados dos mais diversos parceiros do trade turístico, não só de Braga, mas de todo o norte do país, com direito ainda a bolo que celebra o início deste novo projeto, que será liderado por Delfim Filho, também diretor geral do Meliá Braga, de cinco estrelas.

O INNSiDE by Meliá Braga Centro, localizado na Rua Central daquela cidade, nasce “da reabilitação de um edifício abandonado há muito tempo e com destino incerto, agora recuperado, uma obra num edifício histórico, e também polémico, que a autarquia bracarense viabilizou”, apontou o presidente da Hoti Hotéis, para acrescentar que o restaurante e o bar estão inspirados no antigo Recolhimento das Convertidas, contiguo ao prédio onde se ergue o novo hotel. “Um local de encontro que tem, simultaneamente, um toque antigo e um toque moderno, já que resulta de um edifício já existente, que é conhecido pelo Recolhimento das Convertidas e um bloco novo onde estão instalados quase todos os quartos”, referiu.

O Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas é um edifício barroco do século XVIII, localizado na zona histórica da cidade, a poucos metros da Sé e das Portas de Braga, com histórias interessantes para contar, e que serão sempre partilhadas com os hóspedes, que mais não seja através da fábula do “Convento e da Fonte da Máscara”. Na antiga cidade de Braga existia, fundado pelo Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles, um refúgio para mulheres de mau comportamento, que ali buscavam uma nova vida, afastando-se dos erros do passado e encontrando paz e redenção. É apenas o preâmbulo das muitas histórias que fazem parte do agora INNSiDE by Meliá Braga Centro.

O centro de Braga, onde se situa o hotel “precisa de mais vida, principalmente à noite e, esta unidade, vai contribuir com mais animação para a vida bracarense, com exposições de arte, muita música ao vivo e com mais juventude do que aquela que tem até agora”, assegurou Manuel Proença, avançando que “há aqui uma reanimação que é muito conveniente, que a Câmara Municipal de Braga está atenta a isso e nessa linha”.

“É com imenso orgulho que acabamos de inaugurar o INNSiDE Braga Centro. No ano em que a Hoti Hoteis celebra 45 anos, este é o 20.º hotel sob gestão do Grupo, que tem tido um ritmo de crescimento exponencial nos últimos dez anos. Superámos os 3.000 quartos e em 2025 teremos mais novidades”, escreveu Miguel Proença nas redes sociais.

E acrescenta que “esta abertura vem reforçar a parceria de sucesso que o Grupo Hoti Hoteis tem com a Meliá Hotels International, e que dura há quase 30 anos. Foi com esta parceria que a Hoti Hoteis afirmou em Portugal as marcas Tryp, Meliá Hotels & Resorts e agora, acreditamos, a INNSiDE by Meliá”, mas realçou: “todo este sucesso, estes objetivos e estes marcos importantes seriam impossíveis de alcançar sem o esforço, a dedicação, a entrega das nossas equipas”, para concluir que “com propriedade, ontem pudemos afirmar que, como disse Séneca, “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”.

Porquê o norte?

Com grandes investimentos no Porto e Norte, o presidente do grupo Hoti Hotéis explica o porquê. “A região norte tem um grande potencial para o turismo, e estamos cientes disso. Tem registado um crescimento notável, tem bons autarcas interessados em desenvolver o turismo e os seus municípios e um presidente da ERT muito dinâmico”.

E Luís Pedro Martins esteve presente também na cerimónia de inauguração, bem como o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, membros da administração do grupo Hoti Hoteis, destacando-se Miguel Caldeira Proença, representantes da Meliá International e ainda dos sócios da cadeia hoteleira neste empreendimento, a família Salvador Rodrigues.

Assim, o presidente do Turismo Porto e Norte dirigiu-se aos empresários acentuando que “o sucesso tem sido construído na base do vosso trabalho. Uma oferta muito qualificada, com recursos humanos muito qualificados têm permitido um grau de satisfação elevado a quem nos visita. Nós só conseguimos continuar nesta estratégia de crescer em valor se tivermos uma oferta muitíssimo qualificada”.

O que Luís Pedro Martins promete é “continuar este trabalho de promoção internacional, de estruturação de produtos, de fazer o que estamos a fazer, e em Braga é muito evidente. Dissemos sempre que Braga iria ser um pilar do MI, e hoje já temos provas para dar, pois hoje conseguimos atrair congressos de grande importância para a região”.

O dirigente regional defendeu que “a nossa estratégia será sempre assim: crescer em valor, distribuir por toda a região, sabendo que temos uma região diversa, que também vai sendo importante quando estamos a apresentar os nossos produtos, uma região onde há tempo para muita diversidade, como costumo dizer. Por isso, acho que estamos no bom caminho”.

Por sua vez, o presidente da autarquia bracarense recordou os números “absolutamente fantásticos” que a região norte tem registado nos últimos anos em termos de crescimento do turismo, de dormidas, de resultados para os operadores, de visibilidade internacional e diversificação de mercados”.

À Hoti Hotéis, Ricardo Rio disse que “tem confiado e investido no concelho de Braga, olhado para o potencial de Braga do ponto de vista da sua dinâmica turística, não só com esta nova unidade, mas com o Meliá Braga, um dos hotéis de referência do grupo e dos que tem tido melhores resultados, por isso é quase impossível indissociar aquilo que tem sido o crescimento do turismo em Braga e a presença deste grupo na nossa cidade e na nossa oferta hoteleira”.

O autarca lembrou que Braga hoje “já não é de todo apenas um destino para o turismo religioso, é de grande vivacidade do ponto de vista das atividades desportivas, do turismo de negócios, com a dinâmica empresarial que aqui ocorre, e que hoje em dia é um dos grandes motores do crescimento económico do país do ponto de vista do turismo de feiras e congressos”, sem esquecer o turismo cultural, uma vez que, para além de Braga ser, no próximo ano, a Capital Portuguesa da Cultura, “é uma cidade onde a cultura está presente em todos os dias do ano, e é uma alavanca de atração de cada vez mais visitantes”.

Pedro Machado tranquiliza empresários

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que presidiu a cerimónia de inauguração do INNSiDE by Meliá Braga Centro, deixou uma palavra de tranquilidade aos empresários deste setor. “Os empresários esperam do Estado, e neste caso do Governo, que trate bem um trinómio – da análise, da decisão e da concretização ou da execução”, para realçar que “é esse o serviço de quero prestar ao meu país nas funções que hoje exerço”.

O governante destacou que, de acordo com o novo ministro da Economia, Pedro Reis, “as instruções é de não usarmos a designação de Ministério da Economia, mas sim Ministério das empresas. Significa isso que queremos ser mais rápidos na avaliação e na análise, mais céleres na decisão para a execução”, ou seja, avançou, “queremos fomentar cada vez mais a capacidade que as empresas têm não só de realizar investimentos”. Isto “é uma mudança em relação a um certo paradigma, que até aqui vigorava, em que o Estado chamava a si parte substantiva de uma componente que é do setor privado”.

Pedro Machado continuou: “Isto é importante para, não só, atrair e desenvolver novos investimentos, mas para gerar a palavra-chave para os empresários, que se chama confiança”. Garantiu que “há confiança no mercado, no poder local e na sua capacidade de decisão, há capacidade nos institutos públicos que, entre outros, têm a missão, quer de acompanhamento, mas também de financiamento através dos instrumentos hoje disponíveis, aquela que consideramos uma das pernas essenciais para pôr os projetos a andar”, apontou o secretário de Estado do Turismo.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados

Palácio Ludovice Wine Experience Hotel, um dos hotéis destacados | Créditos: DR

Hotelaria

Condé Nast Johansens destaca 38 hotéis em Portugal no guia Luxury Hotels 2025

Este ano, Portugal regista 31 estabelecimentos destacados pelo guia impresso da Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025. A estes acrescem sete unidades hoteleiras localizadas no país recomendadas pela Condé Nast Johansens.

A Condé Nast Johansens já tem disponível o guia Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025, que inclui mais de 180 hotéis de luxo na publicação em papel e cerca de 300 hotéis no website.

Em nota de imprensa, a publicação garante que os estabelecimentos recomendados tanto estão vocacionados “para o viajante tradicional, fiel à marca há anos, como para o viajante de 25 a 40 anos, com elevado poder de compra”.

Este ano, Portugal conta com 31 estabelecimentos hoteleiros recomendados pelo guia impresso Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025, aos quais acrescem sete unidades hoteleiras destacadas online – elevando assim o número total para 38 estabelecimentos recomendados

A edição 2025 Luxury Hotels reúne estabelecimentos de luxo nos seguintes países: Antígua (1); Arábia Saudita (2); Bahamas (1); Barbados (1); Belize (1); Brasil (9); Colômbia (2); Costa Rica (1); Escócia (8); Espanha (16); Estados Unidos (7); Filipinas (1); França (5); País de Gales (1); Grécia (3); Granada (1); Indonésia (3); Inglaterra (41); Irlanda do Norte (1); Ilhas do Canal (1); Ilhas Turcas e Caicos (2); Itália (19); Jamaica (2); Maldivas (4); Malta (1); Marrocos (2); Maurícias (2); Montenegro (1); Namíbia (1); Portugal (31); Romênia (1); Santa Lúcia (1); Sri Lanka (1); Tailândia (4); Turquia (2) e Zimbábue (1).

Até ao final deste ano a Condé Nast Johansens lançará ainda o guia Luxury Spas 2025.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
AL

Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL

A antiga estação ferroviária da Lousã foi transformada num alojamento local (AL), projeto de requalificação no âmbito do Programa Revive Natureza, que acaba de ser inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

O espaço histórico ganha uma nova vida pelas mãos do empresário Fernando Pereira, que decidiu investir nesta vila do distrito de Coimbra, transformando a histórica estação de Lousã num alojamento local.

A “Lousã Estação” tem apenas oito quartos que se dividem em duplos, twins e familiares. Todos eles são alusivos aos caminhos de ferro. Alguns exemplos são o “chefe de estação e família”, “maquinista e família”, “guarda da passagem de nível” e “quarto do fogareiro”. Todos têm casas de banho privativas. Além disso, contam com um bar com esplanada aberta ao público. Estão disponíveis os serviços de pequeno-almoço, segurança 24 horas, estacionamento, wifi e ar condicionado em todos os quartos.

“Isto tem como desafio maior qualificar a experiência turística, melhorar as condições daqueles que pretendemos atrair, simultaneamente diversificar a nossa oferta de produtos que podemos e devemos fomentar na estratégia de promoção do país – turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e turismo de aldeia”, salientou, esta segunda-feira, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, citado pelo Notícias de Coimbra, no ato de inauguração do projeto de que viu a luz do dia no âmbito do Programa Revive Natureza, que colocou a concurso 32 imóveis para reconversão, nove já estão requalificadas e em exploração e os restantes em recuperação ou início de requalificação.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024

A final do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, contou com 18 concorrentes, tendo sido apurados seis vencedores em categorias de cozinha, pastelaria, serviço de sala e bar.

Já são conhecidos os vencedores a edição deste ano do Jovem Talento da Gastronomia (JTG), um concurso nacional dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria em Portugal com idades até aos 25 anos.

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, os vencedores foram apurados na final que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, de 4 a 5 de dezembro.

Os 18 concorrentes presentes nesta fase final competiram nas categorias Artes da Mesa ICEL; Bartender INTER Magazine; Plant Based by Bonduelle; Pastelaria Derovo; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio.

Conheça abaixo a lista de vencedores:

  • Artes da Mesa ICEL: Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Pólo Sta Iria;
  • Pastelaria Derovo: Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã”;
  • Bartender Inter Magazine: André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage”;
  • Tradição com Arroz Bom Sucesso: Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”;
  • Plant Based by Bonduelle: André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”;
  • Cozinha Recheio: João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, com snack e prato “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”;
  • Prémio Francisco Vieira (atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias): André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores.

O painel de júri do concurso foi composto por 22 chefes nas áreas de cozinha, pastelaria, bar e sala. A presidir o painel esteve Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa

“Nos últimos anos, tenho notado uma grande evolução técnica dos concorrentes e uma atenção especial aos apontamentos do júri na semi-final e consequentes melhoramentos dos pratos, o que tem resultado em finais exigentes e a um grande nível”, refere Luís Gaspar em comunicado.

Do júri fez também parte Tiago Palrão, do Grupo Plateform; Matilde Machado, do Penha Longa Resort; Nuno Dinis, do White Rabbit Projects; Maria Hipólito, da EHTLisboa; Francisca Dias, do Esteva; Constance Bauer, do Peixoco; Rita Magro, do Blind; João Diogo Formiga, do Encanto by José Avillez; Clayton Ferreira, do Grupo Plateform; Davide Cunha, da Confeitaria Nacional; Ana Patrícia Correia, do Marupiu Pâtisserie; Flávio Silva, da Derovo; Beatriz Matias, do L’And Vineyards; Filipe Ramalho, do Páteo Real; Wilson Pires, do Verso Cocktails; Fernão Gonçalves, do Grupo Plateform; Luís Filipe Fonseca, do Grupo Plateform; Catarina Correia, do Catfish Bar; Paulo Carvalho, d’O Zagaia; Bruno Rocha, do Grupo Highgate Portugal e Gonçalo Costa, do Recheio.

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef, a Plateform e a Caetano Auto. A loiça oficial é da Mesa Ceramics.

O concurso conta com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Indicadores

Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas

Segundo o relatório Informa Business by Data, até final de novembro, a criação de novas empresas nos Transportes e Alojamento e restauração desceu 23% e 3,3%, respetivamente, numa tendência que foi acompanhada por mais de metade dos setores económicos.

Os setores ligados ao Turismo, nomeadamente os Transportes e o Alojamento e restauração, estão entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até novembro, avança a Informa D&B, que diz a criação de novas empresas nestes setores desceu 23% e 3,3%, respetivamente, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Os dados do relatório Informa Business by Data, mostram que, até novembro, foram criadas 47.117 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,8% (-1.348 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

“Este é o quarto mês em que a constituição de empresas recua consecutivamente”, indica a Informa D&B, explicando que novembro veio confirmar uma “tendência de abrandamento neste indicador”, que revelou descidas em mais de metade dos setores.

Nos setores ligados ao Turismo, os Transportes foram onde o número de novas empresas constituídas mais desceu, numa descida que chegou aos 23% e representou menos 1.292 constituições de empresas face a igual período do ano passado, com a Informa D&B a sublinhar que a quebra neste setor “só por si justifica a quase totalidade da descida global do indicador”.

Além dos Transportes, também o Alojamento e restauração viu serem constituídas menos empresas que em período homólogo do ano passado, apresentando uma descida de 3,3%, equivalente à constituição de menos 161 empresas.

O setor Grossista (-11%; -247 constituições de empresas) e a Agricultura e outros recursos naturais (-8,5%; -130 constituições de empresas) estiveram também entre os setores com menores constituições de empresas.

Em sentido contrário estiveram setores como a Construção, que registou o maior aumento na constituição de novas empresas (+7,2%; +388 constituições de empresas) e manteve a forte tendência de subida verifica nos últimos nove meses, mas também os Serviços empresariais (+1,7%; +132 constituições de empresas); os Serviços gerais (+0,4%; +30 constituições de empresas); as Tecnologias da informação e comunicação (+0,2%; +5 constituições de empresas) e as Atividades imobiliárias (+0,3%; +15 constituições de empresas).

O relatório da Informa D&B diz ainda a região Centro e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores foram as únicas a registar “aumento no número as constituições de empresas no acumulado dos 11 meses”, com aumentos de 3,5%, 14% e 20%, respetivamente.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

O relatório Informa Business by Data mostra ainda que, até final de novembro, foram registados 11.480 encerramentos de empresas, o que corresponde a um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo.

Nos últimos 12 meses, acrescenta a Informa D&B, houve 14 513 encerramentos, representando uma descida mais ligeira de 5,1% relativamente aos 12 meses anteriores, que foi transversal a “quase todos os setores de atividade”.

Já os setores dos Transportes (+15%; +115 encerramentos de empresas), TIC (+6,9%; +56 encerramentos de empresas) e Energias e ambiente (+38%; +25 encerramentos de empresas) foram “os únicos cujo número de encerramentos aumentou na comparação a 12 meses”.

No que diz respeito às insolvências, verificou-se que, até final de novembro, houve 1.910 empresas que iniciaram um processo de insolvência, o que traduz um aumento de 5,9% (+107 empresas com processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado.

A Informa D&B diz que esta subida foi “transversal a mais de metade dos setores de atividade”, ainda que tenha sido mais visível no “setor das Indústrias (+25%; +107 empresas com processo de insolvência), sobretudo nas Indústrias de Têxtil e Moda (+30%; +69 empresas com processo de insolvência) e em especial no distrito do Porto (+63%; +48 indústrias de têxtil e moda com processos de insolvência)”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

Hotelaria

Hilton estreia-se na Moldávia com investimento inicial de 5M€

A cadeia hoteleira marcará presença no país através de um processo de franchising no atual Dacia Hotel, em Chișinău, que após obras de remodelação passará a contar com a marca Hilton Garden Inn.

A Hilton chegará pela primeira vez à Moldávia ao abrir o seu primeiro hotel na capital do país, em Chișinău.

O projeto, que resultará de um investimento inicial de cinco milhões de euros, transformará o atual Dacia Hotel numa unidade hoteleira com a marca Hilton Garden Inn, através de um processo de franchising. As obras de remodelação envolvem a expansão e modernização da atual estrutura para ir ao encontro dos padrões da Hilton, prevendo-se que o investimento possa chegar entre os 10 e os 12 milhões de euros nos próximos anos.

A abertura do hotel, totalmente renovado, está prevista para 2026.

“A entrada da Hilton no mercado moldavo é um marco importante. A Moldávia é um destino emergente com muito potencial por explorar e acreditamos que este investimento não só elevará o nível de hospitalidade no país, como também catalisará ainda mais o crescimento do turismo e o desempenho económico”, afirmou Natalia Bejan, diretora da agência Invest Moldova, em nota de imprensa.

Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

Atualmente, o Dacia Hotel emprega várias dezenas de trabalhadores, pelo que a agência Invest Moldova antecipa que esta integração na cadeia da Hilton crie oportunidades de desenvolvimento profissional e de expansão de pessoal.

“Estamos confiantes de que este projeto será um sucesso e fornecerá serviços de alta qualidade aos turistas, quer venham do estrangeiro ou da Moldávia”, afirmou Iulia Scurtu, diretora do Dacia Hotel.

Atualmente, a Hilton conta com uma rede de mais de 860 propriedades com um total de 126.086 quartos em 49 países.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Formação

RoomRaccoon participa em curso executivo de Revenue Management do ISCE

A RoomRaccon vai participar num curso online de Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), ao lecionar um módulo de Property Management Systems. As inscrições para o curso, que conta também com a participação de empresas como o RoomPriceGenie e a Lybra Tech, podem ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano.

A RoomRaccoon, fornecedora de software de gestão hoteleira para hotéis independentes, será parte integrante de um novo curso executivo online em Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

Desenvolvido em parceria com nove empresas da indústria, o curso conta com módulos lecionados por especialistas como a RoomRaccoon, o RoomPriceGenie e a Lybra Tech.

Karlla Borges, support manager do RaccoonPay, vai representar a RoomRaccoon no módulo Property Management Systems. Com uma década de experiência nos setores hoteleiro e de tecnologia, Karlla vai  partilhar os seus conhecimentos sobre otimização de operações hoteleiras e maximização de estratégias de receitas.

“A missão da RoomRaccoon é proporcionar ferramentas inteligentes aos hoteleiros, que contribuam para gerar receitas e melhorar a experiência dos hóspedes. Este curso enquadra-se nessa visão. É uma oportunidade entusiasmante para partilhar conhecimentos, inspirar futuros profissionais e contribuir para o crescimento da indústria hoteleira em Portugal”, afirma Karlla Borges em nota de imprensa.

O curso estará disponível em inglês e português, existindo descontos para utilizadores RoomRaccoon. Podem ser feitas inscrições online até 31 de janeiro de 2025, sendo que o curso inicia a 20 de fevereiro de 2025.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro

Os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%, anunciou a AHETA.

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

AHP reforça parceria com Santa Casa da Misericórdia para integrar pessoas com deficiência na hotelaria

Através da assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Associação da Hotelaria de Portugal compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos quadros de pessoal.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram um protocolo com o objetivo de promover a integração profissional de pessoas com deficiência no setor hoteleiro.

A assinatura, realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro, reforça a parceria já existente desde 2015 entre a instituição e a associação, como esta última refere em nota de imprensa.

A iniciativa surge no âmbito do projeto Valor T da SCML, uma plataforma dedicada à empregabilidade de pessoas com deficiência, bem como do compromisso da AHP com o pilar “Emprego Inclusivo”, inserido no seu Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental – Programa HEART.

Através desta parceria, a associação compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados da AHP, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal, através de ações de formação e partilha de boas práticas. Em paralelo, a Valor T irá oferecer apoio técnico, promovendo uma transição eficaz no mercado de trabalho.

“O emprego inclusivo é um pilar essencial no âmbito do Programa HEART. Esta parceria, que complementa outras iniciativas que já desenvolvemos nesta área, reforça o compromisso da hotelaria em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada. Promover a empregabilidade de pessoas com deficiência é um passo decisivo não só na responsabilidade social, mas também na construção de uma sustentabilidade verdadeiramente humana no setor”, refere Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em nota de imprensa.

Já Vanda Nunes, diretora da Valor T – Talento e Transformação, afirma que “um dos pilares fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida autónoma e ativa, consagrado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é o acesso ao mercado de trabalho, de forma plena e em condições de igualdade com as demais.

A diretora acrescenta que “o mesmo objetivo é sublinhado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, num desígnio constitucional que, com os nossos parceiros, estamos empenhados em concretizar para garantir uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e a encara como um fator de valorização e de progresso”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Depositphotos.com

Formação

RM Academy apresenta nova plataforma de formação online em Revenue Management

A nova plataforma de formação da RM Academy terá cursos focados nos conceitos fundamentais da área, mas também nas tendências emergentes como a inteligência artificial e a automação.

A RM Academy, uma academia certificada pela DGERT em Revenue Management e parte integrante da RM HUB, passa a contar com uma plataforma própria de formação online, assente num modelo de subscrição.

Com um catálogo formativo atualizado, a plataforma promete abordar não apenas os conceitos fundamentais da área, mas também tendências emergentes como inteligência artificial e automação. A solução será disponibilizada em múltiplos idiomas.

“Estamos a criar uma solução acessível e flexível que responde às necessidades dos profissionais de hoje. A nossa missão é clara: tornar o Revenue Management acessível a todos,” afirma Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

Entre as novidades para 2025 encontra-se ainda o desenvolvimento de um sistema de Revenue Management (RMS) baseado em inteligência artificial, personalizável às necessidades do cliente.

Além das novidades na área tecnológica, a RM Academy planeia organizar eventos internacionais em Portugal, trazendo especialistas para partilhar a sua visão sobre o futuro do Revenue Management.

A expansão internacional, “embora não seja prioridade, está no horizonte”, com mercados como Espanha e Itália a serem considerados para os próximos anos, como a empresa refere em comunicado.

A RM HUB, empresa-mãe da academia, conta atualmente com 70 clientes, a gestão de 6.000 quartos diários e uma faturação de 150 milhões de euros. Em 2024, a empresa integrou o Top 5 das melhores PME’s de Portugal.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Equipa da Admar SCR | Créditos: DR

Management

Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde

A empresa gestora de fundos de capital de risco disponibiliza até 70 milhões de euros, sendo que metade do valor será investido em hotéis, bem como empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. O objetivo passa por garantir que pelo menos 70% deste capital seja direcionado para projetos em Portugal.

A Admar SCR, empresa gestora de fundos de capital de risco, disponibiliza um novo fundo de investimento para potenciais aquisições nos setores da saúde e do turismo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Sob o nome H2 Health & Hospitality FCRF, este novo fundo terá um capital de até 70 milhões de euros. Deste valor, 50% serão investidos em hotéis e empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. Os restantes 50% serão alocados a empresas e ativos no setor de saúde privada, incluindo hospitais privados, clínicas especializadas e unidades de cuidados continuados.

A empresa assegura em nota de imprensa que “pelo menos 70% do capital será direcionado para projetos em Portugal”, com ênfase tanto em novas iniciativas, como na aquisição de participações em empresas já estabelecidas. Já “o restante” do capital poderá ser investido em mercados internacionais, de acordo com a empresa.

O investimento mínimo no fundo é de 100.000 euros.

O H2 Health & Hospitality FCRF contará com a colaboração do Grupo Onyria para a área do turismo, dados os seus “mais de 40 anos de atividade e histórico no desenvolvimento de projetos turísticos”. No setor da saúde, o fundo terá o acompanhamento de Luís Miguel Farinha, consultor da CUF | Hospitais e Clínicas.

“O lançamento deste fundo é mais um passo na nossa estratégia de crescimento e diversificação de investimentos e reflete o nosso compromisso em desenvolver setores-chave da economia portuguesa”, afirma João Cota Dias, administrador da Admar SCR.

Este lançamento segue-se a um anterior fundo apresentado pela Admar SCR em 2021, o Golden Estate FCRF, focado em setores como imobiliário, turismo e energias renováveis, cujo período de captação de capital foi concluído este ano.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.