United Hotels of Portugal regista crescimento de 20% em dormidas
Até setembro de 2023, através da marca Fátima Hotels Group, a United Hotels of Portugal intermediou a venda de aproximadamente 140.000 dormidas, o que representa um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2019.

Publituris Hotelaria
Marca Super 8 estreia em Portugal em 2027 após acordo entre a Wyndham e Soliteight
RoomRaccoon aponta para aumento de 24% no RevPAR durante a Páscoa
Jovem Talento da Gastronomia 2025 com inscrições abertas até 30 de junho
Palacete Severo entra na Hot List 2025 da Condé Nast Traveller
Grand Hotel Algarve adquirido pela Bordoy Hotels
Marca Tempo by Hilton chega a Portugal
Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto
Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa aposta em novo chef
Details estabelece parceria com Builtrix para acelerar práticas de sustentabilidade
Hotel Mercure Ponta Delgada inaugurado na antiga Pensão Central
Até setembro de 2023, através da marca Fátima Hotels Group, a United Hotels of Portugal intermediou a venda de aproximadamente 140.000 dormidas, o que representa um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2019.
Em nota de imprensa, o grupo hoteleiro dá conta de que “a importância do mercado internacional é também uma realidade clara nas unidades representadas pela empresa”, com 80% dos hóspedes a provir do estrangeiro. Os mercados emissores com maior relevância nas unidades representadas pela United Hotels of Portugal são a Polónia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Brasil.
Neste cenário, a empresa antevê que, em 2024, os mercados emissores estrangeiros passem a representar 85% das vendas.
“As nossas operações em Fátima têm registado um crescimento nas dormidas e no peso dos hóspedes internacionais. Esperamos uma evolução igualmente positiva até ao final do ano. Com oito hotéis na localidade, temos orgulho em desempenhar um papel de porta de entrada para a descoberta da região, que ainda tem muito para mostrar ao mercado internacional – seja do ponto de vista da experiência espiritual que está subjacente a Fátima, seja da oferta cultural envolvente”, refere Alexandre Marto Pereira em comunicado de imprensa.
65% das noites registadas em Fátima cabem a hóspedes internacionais
A United Hotels of Portugal aponta que “os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes à atividade turística até agosto de 2023, dão conta de um crescimento das dormidas no concelho de Ourém três vezes superior à média nacional”. Os dados estatísticos referem-se ao município de Ourém e concernem as dormidas locais, que têm lugar maioritariamente em Fátima.
Segundo o INE, os alojamentos turísticos de Fátima apresentam um crescimento agregado de 38%, desde janeiro até agosto de 2023, face ao período homólogo de 2022. Comparativamente, o crescimento médio dos 23 municípios mais representativos em Portugal, no mesmo período, situa-se nos 11%.
Este aumento nas dormidas verifica-se também no último mês para o qual existem dados disponíveis – agosto de 2023 – com uma variação positiva de 19% em relação ao mesmo mês de 2022.
A United Hotels of Portugal indica também que “as mesmas estatísticas do INE mostram que 65% das noites registadas em Fátima correspondem a hóspedes internacionais, ainda abaixo dos 70% registados em 2019”.
Para Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal, “este é um dado otimista, porque denota capacidade de resistência da região a eventuais ciclos económicos mais desafiantes no mercado nacional, mas também porque revela o potencial de crescimento da região e das nossas operações se mantivermos a aposta na promoção internacional.”
O CEO refere ainda que “esse potencial é sentido nas unidades hoteleiras de Fátima representadas pela United Hotels of Portugal. No que respeita a toda a região Centro, 21% das noites de hóspedes estrangeiros foram observadas em Fátima. Considerando um panorama de 100 municípios, esta ponderação é bastante positiva – e a nossa operação tem registado esse impacto”.