DecorHotel regressa a Lisboa para a 6ª edição
Este ano o certame vai ocupar dois pavilhões da Feira Internacional de Lisboa – FIL e conta com a presença de cerca de 300 empresas fornecedoras do setor hoteleiro.
Carla Nunes
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024
Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas
Hilton estreia-se na Moldávia com investimento inicial de 5M€
RoomRaccoon participa em curso executivo de Revenue Management do ISCE
Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro
AHP reforça parceria com Santa Casa da Misericórdia para integrar pessoas com deficiência na hotelaria
RM Academy apresenta nova plataforma de formação online em Revenue Management
Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde
Assembleia Municipal aprova referendo local ao Alojamento Local em Lisboa
A DecorHotel, feira dedicada ao setor hoteleiro em Portugal, está de regresso a Lisboa de 26 a 28 de outubro, após uma edição realizada no Porto, na Exponor, o ano passado.
Esta 6ª edição, que terá lugar na Feira Internacional de Lisboa – FIL, conta com cerca de 300 empresas expositoras e 400 marcas, pelo que desta vez a feira vai ocupar dois pavilhões.
“Quisemos ir um pouco mais longe. Em junho decidimos acrescentar mais um pavilhão [à DecorHotel] e felizmente está a correr bem. Cada expositor traz várias marcas e parece-me que vamos ter um excelente desempenho a nível de produtos expostos e também da procura”, afirma José Frazão, administrador da Exposalão e dinamizador da Decorhotel, em entrevista à Publituris Hotelaria.
Para a edição deste ano são esperados 16.000 visitantes e marcam presença 50 empresas estrangeiras, maioritariamente espanholas e italianas. Do total de empresas presentes, José Frazão estima que “a maior fatia [pertence ao] setor de mobiliário e dos têxteis”, no entanto, o leque de segmentos presentes abrange também pavimentos e revestimentos, sinalética, fechaduras, produtos de limpeza, entre outros.
Acessibilidade, liderança e construção na hotelaria vão a debate
Quanto à programação para este ano, os dias 26 e 27 de outubro serão preenchidos com seminários e conferências dedicados a vários temas afetos à hotelaria.
Na manhã de 26 de outubro, às 10h30, terá lugar um seminário da ADHP dedicado à “Acessibilidade nos Estabelecimentos Hoteleiros”, com a participação de Ana Garcia, da Accessible Portugal; Leila Marques Mota, chefe da missão Jogos Parolímpicos Tóquio 2020 e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, moderados por João Serrano, VP da ADHP.
Já na tarde de 26 de outubro, às 14h15, é apresentada uma conferência sobre a “Liderança na Hotelaria”, moderada por Cristina Siza Vieira, CEO da Associação da Hotelaria de Portugal – AHP. Esta sessão dará voz a Joana Soeiro, diretora de operações da Discovery Hotel Management; Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels; Diana Castello Branco, diretora regional de relações públicas e comunicações do Ritz Four Seasons e Marta Sotto Mayor, formadora e consultora internacional.
A 27 de outubro, às 11h00, um seminário da AHRESP versa sobre o tema “Mais Habitação: Impactos no Alojamento Local”. Após uma sessão de abertura de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, será dada a palavra a Clélia Brás, sócia e coordenadora do departamento de imobiliário da PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados; André Gomes, associado principal no departamento fiscal da PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.
A programação termina com um seminário dedicado à “Construção e Hotelaria. De Sines à Comporta”, a 27 de outubro, às 15h30, num painel moderado por Ângela Leitão, diretora da Revista Anteprojetos. Esta sessão contará com a presença de Paulo Reis Silva, senior partner da S+A Saraiva e Associados; Sara Afonso, CEO da Something Imaginary Architects; Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos; Jorge Rebelo de Almeida, CEO do Vila Galé; José Manuel Santos, do Turismo do Alentejo e Ribatejo e José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties.
Relativamente à edição da DecorHotel do ano passado no Porto, a segunda na cidade Invicta, José Frazão dá conta de um balanço positivo e confirma que a organização alternada da feira entre Lisboa e Porto é para manter.
“Como há um mercado em grande crescimento no Norte fizemos lá a feira e o resultado foi bom. Como nos juntámos com uma feira ligada ao setor alimentar, [a Alimentaria], tivemos resultados melhores, foi uma mais-valia. Se calhar Lisboa cresce mais ao ano que o Porto, [mas] fizemos uma segunda edição já de pavilhão cheio no Porto e agora, para a terceira edição, vamos ver como conseguimos fazer – se calhar vamos ter de aumentar mais um pavilhão no Porto [para o próximo ano]”, afirma.