Nova edição setembro: Entrevista a Miguel Andrade, diretor de operações da PHC Hotels
Conheça os destaques da Publituris Hotelaria 208, que este mês dá a conhecer uma nova unidade na Baixa de Lisboa, o Convent Square Hotel Vignette Collection. Um dossier dedicado à tendência de bleisure, bem como um especial de tecnologia, completam esta edição.
Carla Nunes
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A Publituris Hotelaria de setembro faz capa com uma das novas unidades hoteleiras da Baixa de Lisboa, o Convent Square Hotel Vignette Collection. Localizado no antigo Convento de São Domingos junto ao Rossio, o hotel resulta de uma parceria entre a PHC Hotels – Portuguese Hospitality Collection e o InterContinental Hotels Group (IHG Hotels & Resorts). Em entrevista à Publituris Hotelaria, Miguel Andrade, diretor de operações da PHC Hotels, dá a conhecer melhor este projeto e a ambição de serem “os líderes da Baixa de Lisboa”.
Nos indicadores de setembro, consulte os mais recentes dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal da GuestCentric. Os valores são referentes a cerca de 300 hotéis, partilhados numa lógica de comparação homóloga de 2019 a 2022.
No capítulo “Fala-se”, o destaque vai para os recém-inaugurados Vila Galé NEP Kids e Valverde Santar Hotel & Spa.
O primeiro consiste num hotel pensado e construído de raiz para o público infantil, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças. Ao investimento de 13 milhões, em Beja, somar-se-ão mais projetos Vila Galé a abrir ainda este ano, nomeadamente em Elvas, Ponte de Lima, Miranda do Douro, Espanha e Cuba.
Por outro lado, o Valverde Santar Hotel & Spa constitui-se como um boutique hotel de cinco estrelas e o primeiro Valverde fora da cidade. Localizado na Casa das Fidalgas, uma quinta de Santar do século XVII, a unidade acrescenta 21 quartos à região, um restaurante e um espaço de spa.
Já no dossier deste mês apresentamos algumas das unidades hoteleiras que se dedicam ao segmento bleisure, ou seja, aos clientes que aliam os negócios (business) ao lazer (leisure). A localização dos hotéis em destinos que permitam usufruir de atividades de lazer, e que ao mesmo tempo estejam próximas de equipamentos dedicados à área de negócios, é apontada por especialistas e profissionais hoteleiros como fundamental para servir este segmento. No entanto, é também necessário que os hotéis apresentem comodidades e serviços específicos para servir estes clientes.
No especial desta edição apresentamos ainda um guia-base sobre tecnologia para hotéis. Atualmente, o setor hoteleiro tem à sua disposição uma lista quase infindável de ferramentas tecnológicas. No entanto, com tantas opções disponíveis, saberão os hoteleiros escolher as melhores soluções para potenciar o negócio? E do lado dos mais versados na utilização destas ferramentas, estarão a usá-las da melhor forma para se destacar da concorrência? A resposta a estas questões é dada por quatro especialistas da Guestcentric, HiJiffy, Quasetudo e CLEVER Hospitality Analytics.
Na rubrica “Palavra de Chef” fique a conhecer o profissional cuja “maior motivação é gerir pessoas”. Ricardo Simões assume a chefia do restaurante Federico, no Palácio Ludovice, desde outubro de 2021, onde junta a gastronomia portuguesa à francesa. Atualmente, garante que vê a cozinha como local “não só para criar pratos, mas como uma gestão de equipas, onde se gere o negócio”. O percurso profissional do chef, a importância de manter as equipas coesas e motivadas, bem como o conceito gastronómico criado para o Federico lançaram o mote para esta conversa com a Publituris Hotelaria.
A fechar, brindamos com as sugestões de Pedro Vaz Carvalho, WSET3 e membro do Escanções de Portugal.
As opiniões desta edição pertencem a Duarte Pimentel (Universidade Europeia); José Varela Gomes (ISAG – European Business School); Luís Pedro Carmo (Neoturis); João Santos (Michael Page) e Miguel Paredes Alves (HotelShop).
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