Controlo de custos marcou a VII Convenção HotelShop
Na passada quarta-feira, 30 de novembro, teve lugar a VII Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, que este ano decorreu no Altis Grand Hotel, em Lisboa.

Publituris Hotelaria
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
Na passada quarta-feira, 30 de novembro, teve lugar a VII Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, que este ano decorreu no Altis Grand Hotel, em Lisboa.
Sob o tema Gestão Estratégica de Compras, o evento contou com perto de 400 participantes, de acordo com informação adiantada em comunicado, cobrindo temas relacionados com a gestão de custos. Nesse sentido, a conjuntura de elevada inflação foi apontada por vários intervenientes como uma razão acrescida para que a área das compras seja considerada ainda mais estratégica, e menos acessória, na operação das empresas.
O evento incluiu intervenções de Neale French, António Bóia e Marta Sotto-Mayor, com um foco mais técnico sobre gestão de custos, e de Carlos Abade, do Turismo de Portugal, que apresentou perspetivas bastante positivas de procura turística para 2023. Já o painel “Logística e custos de abastecimento”, com os CEOs da Sogenave e Parmalat/Lactalis, também perspetivou uma evolução positiva – com recuperação no próximo ano de uma situação algo caótica no abastecimento de matérias-primas e produtos.
No painel com Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o economista João César das Neves, foi referido o impacto elevado da inflação sobre as IPSS e a quase inexistência de apoios públicos para os compensar. Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, chamou a atenção para a evolução do segmento de veículos elétricos, apontando o aumento da sua autonomia em kms e chamando a atenção para o atraso dos hoteleiros em dotar as suas unidades com postos de carregamento.
O político e comentador Luís Marques Mendes partilhou a sua perspetiva sobre o futuro do turismo e do setor social. Quanto ao turismo, manifestou otimismo quanto à sua evolução nos próximos anos, mas alertou para a importante limitação derivada do atraso, que rotulou de “inexplicável”, do novo aeroporto de Lisboa.
O evento terminou com a entrega dos Prémios Best Buyer e Best Supplier 2022, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.