Edição Digital: Entrevista a Pedro Lopes e Gonçalo Menezes, sócios do Immerso
Na edição de julho e agosto da Publituris Hotelaria, o destaque vai para o primeiro cinco estrelas na Ericeira, o Hotel Immerso. Da compra do terreno à abertura da unidade […]

Publituris Hotelaria
Cerca de metade dos projetos hoteleiros em pipeline na Europa já se encontra em construção
Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Paraty Tech estabelece parceria com a Trust Payments
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Na edição de julho e agosto da Publituris Hotelaria, o destaque vai para o primeiro cinco estrelas na Ericeira, o Hotel Immerso.
Da compra do terreno à abertura da unidade distam oito anos e um investimento de seis milhões de euros. Após a abertura, a 15 de julho, os sócios Pedro Lopes, acionista na Inspire Capital, e Gonçalo Menezes, Host Managing Partner, falam com a Publituris Hotelaria sobre o investimento feito na região, os públicos que pretendem captar e as estratégias para 2023, assegurando que entraram na hotelaria “para ir contra o standard” do setor.
Na “Análise CLEVER” para estes meses de verão, a questão que se coloca é: “Será que a procura turística já está na sua “Stairway to Heaven”? As conclusões apontam que a procura continua a obedecer às decisões dos turistas de viajar muito mais em cima do momento, com as viagens de maior duração a darem lugar a viagens de fim-de-semana. Certo é que a procura turística continua firme, aproximando-se dos valores atingidos em 2019.
No “Fala-se” damos conta da integração do Exe Praia Golf em Espinho no portefólio do Eurostars Hotel Company. A cadeia do Grupo Hotusa explora atualmente 22 hotéis em Portugal, mais de 1.800 quartos – o que faz do país o segundo mercado com maior implementação do Eurostars Hotel Company, a seguir a Espanha.
Já em Lisboa, o AT Group prevê a inauguração do seu primeiro cinco estrelas em outubro deste ano. A nova unidade, o Art Legacy Hotel, vai acrescentar 53 quartos e cinco suites à Rua do Ouro, no antigo edifício da Companhia de Seguros de Sagres. O projeto, assinado pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade, fez uso da Design Moooi para imprimir “diferenciação, bom gosto e modernidade” à unidade, cuja obra demorou cerca de quatro anos.
Dirigindo-nos a sul, o Sleep & Nature Hotel, que abriu em regime soft opening no final de junho, promete oferecer “mais do que um sítio para descansar” em Montemor-o-Novo. Isto porque o hotel aproveita a natureza envolvente para influenciar as práticas de sono dos hóspedes através de terapias não-médicas, num conceito desenvolvido por Teresa Paiva, especialista em neurologia. O hotel rural conta com 32 unidades de alojamento, incluindo oito quartos duplos, 12 quatros duplos com pátio, sete suites e cinco suites familiares com terraço.
No dossier, o destaque vai para as políticas que os hotéis estão a adotar na área da sustentabilidade. O controlo de doses e a doação de alimentos, que marcam as práticas das unidades hoteleiras, bem como a aposta das instituições de ensino em formações de sustentabilidade, são outros dos tópicos abordados neste dossier, que fecha com a opinião de Helder Carrasqueira “Sustentabilidade na hotelaria internacional: moda ou inevitabilidade”.
Na edição deste mês há ainda espaço para um especial de tecnologia, onde damos conta do novo sistema operativo de comunicação com hóspedes da HiJiffy e da nova ferramenta de gestão para housekeeping da RoomRaccoon.
No capítulo dos fornecedores apresentamos a nova robô da Beltrão Coelho para a hotelaria e restauração, a Bellabot. O equipamento incorpora dez plataformas para a entrega de alimentos e outros itens, num design que permite a deslocação entre obstáculos e facilita a operação do aparelho por parte dos colaboradores.
Na Palavra de Chef fomos conhecer o trabalho de Vera Silva, chef no restaurante Ânfora, no Palácio do Governador, desde 2017. O percurso da profissional, trilhado pelos restaurantes de várias unidades hoteleiras, foi ditado pelo fascínio na arte de receber, bem como pelas possibilidades de explorar vários momentos – do pequeno-almoço ao jantar, passando pelos eventos corporate.
Por fim, na Inspeção, apresentamos o Eurostars Gran Hotel la Toja, o primeiro resort de Espanha e um dos primeiros da Europa – pelo menos, nos moldes que conhecemos hoje em dia.
As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Miguel Paredes Alves (HotelShop); Kevin Hemsworth (ISAG); Teresa Moreira (Neoturis); Ana Cristina Guilherme (PHC Hotels); Helder Carrasqueira (Universidade do Algarve – ESGHT); Liliana Conde (consultora); Luís Ferreira (Birds & Trees) e Fluvio Giannetti (Lybra RMS).
Leia a edição aqui.