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Marco de Canavezes tem novo hotel

Inserido numa casa do século XIX, o Quinta de Santo António — Country House & Villas é composto por dez villas, bar e salão externos, e nasce na margem da foz do rio Tâmega.

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Marco de Canavezes tem novo hotel

Inserido numa casa do século XIX, o Quinta de Santo António — Country House & Villas é composto por dez villas, bar e salão externos, e nasce na margem da foz do rio Tâmega.

Tem o nome de Quinta de Santo António — Country House & Villas – e é o primeiro hotel no concelho de Carmen Miranda.

Composto pelo hotel numa casa do século XIX, dez villas, bar e salão externos, o Quinta de Santo António — Country House & Villas nasce na margem da foz do rio Tâmega para oferecer contacto direto com o rio que corre lento e discreto como a vida rural onde está inserido.

Adriano Freitas, gestor da Quinta de Santo António, descreve o novo hotel da seguinte forma: “É uma casa de campo. A sua casa de campo, com serviço de hotel”.

Com um restaurante de autor e gastro bar, aberto ao público, o chef  Davide Couto compôs uma carta fiel aos melhores sabores que vão à mesa.

Na terra do anho assado, da lampreia e vinho verde, os pratos serão servidos na versão tradicional, mas também em versões mais sofisticadas, acompanhados por vinhos verdes marcoenses premiados.

Na foz do rio Tâmega, o gastro-bar Foz, em forma de folha, oferece uma esplanada suspensa, quase em cima do rio, com vista para a aldeia de Entre-os-Rios.

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Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve

O Kimpton Atlântico Algarve acaba de abrir portas. Localizado junto à Praia de São Rafael, e que faz parte do portefólio de gestão da Highgate Portugal, representa a estreia da marca em território nacional, numa abordagem que se pretende sofisticada, autêntica e personalizada ao universo lifestyle.

Com 149 quartos e suites, Kimpton Atlântico Algarve destaca-se pelo design elegante e acolhedor, da autoria da designer de interiores portuguesa Nini Andrade Silva com gestão da LUCID Development Group, que deixou a sua marca distintiva nos mais pequenos pormenores.

Texturas naturais e tons quentes definem o ambiente, enquanto superfícies em pedra polida, linho leve, cerâmicas artesanais e detalhes em madeira conjugam-se, na perfeição, para criar uma atmosfera que evoca elegância sóbria e acolhedora.

A experiência gastronómica no Kimpton Atlântico Algarve também é um fator de destaque, oferecendo aos hóspedes uma viagem pelos sabores da região, reinterpretados com criatividade e elegância, expressa no Terra – Bar e Café e Mercado, o Sombra, e o Marés, bem como o Zénite Rooftop Lounge.

Os hóspedes desta unidade hoteleira, o primeiro da marca Kimpton Hotels & Restaurants no nosso país, podem também desfrutar de tratamentos no Wellness Hub. Com uma área superior a 1.800 metros quadrados, este centro de bem-estar inclui uma piscina interior aquecida, circuito de spa hidroativo com tanque de flutuação, jacuzzi, sauna, banho turco e um ginásio de última geração. O Wellness Hub oferece ainda uma seleção de massagens e terapias personalizadas.

No Kimpton Atlântico Algarve, à semelhança de todos os hotéis da marca, os animais de estimação também são bem-vindos, sem qualquer custo adicional durante a estadia. Os hóspedes podem também usufruir do programa “Forgot It? We’ve Got It!”, que disponibiliza uma seleção de bens essenciais de forma gratuita, desde humidificadores a modeladores de cabelo.

Catarina Simões, diretora-geral do Kimpton Atlântico Algarve, refere que neste hotel “convidamos os hóspedes a desfrutar de algo verdadeiramente inesperado: uma estadia que revigora a alma e desperta os sentidos”, para destacar que “desde o design irreverente, à gastronomia inusitada e à criação de experiências memoráveis, proporcionamos uma nova referência no segmento de luxo que é, simultaneamente, sofisticado e descontraído”.

A responsável assegura que “cada detalhe no Kimpton Atlântico Algarve é cuidadosamente pensado para celebrar os nossos hóspedes e, por esse motivo, estamos muito entusiasmados por trazer esta nova expressão de luxo à costa sul de Portugal”.

 

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WOTELS apresenta nova unidade em Águeda

O futuro WOT Pateira, com 57 quartos, resultará da remodelação do antigo Hotel Estalagem da Pateira, localizado na margem da Pateira de Fermentelos, no concelho de Águeda.

Após integrar duas unidades no Algarve e no Alentejo ao portefólio – a Aldeia da Pedralva e o Hotel Horta da Moura – o grupo WOTELS passa a contar com mais uma unidade, desta vez no antigo Hotel Estalagem da Pateira.

Situado na margem da Pateira de Fermentelos, conhecida como a “lagoa adormecida”, no concelho de Águeda, o futuro WOT Pateira será alvo de uma “profunda transformação” nos próximos dois anos, de acordo com o grupo.

Em comunicado é referido que “a nova unidade contará com espaços modernizados, novos serviços e uma integração cuidada com o meio envolvente”. É também indicado que “mais do que requalificar um edifício, a Wotels propõe-se a revitalizar um destino, preservando o seu legado e respeitando a paisagem”.

No website do Hotel Estalagem da Pateira é referido que o edifício conta com 50 quartos duplos, quatro suites e três quartos individuais, sendo que nove destes quartos são adaptáveis a pessoas com mobilidade condicionada. Das valências da unidade fazem parte uma piscina interior, sauna, duas piscinas exteriores e um restaurante.

Atualmente, o grupo WOTELS conta com 16 unidades de alojamento espalhadas de norte a sul do país.

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Carcavelos ganha novas residências com serviços de hotel em 2027

O futuro NAMA House & Hotels Carcavelos representa o primeiro empreendimento de um conjunto de projetos lifestyle de hotéis e apartamentos com serviços que a marca NAMA House & Hotels tem em vista para Portugal. Destinos como Setúbal, Melides e Ericeira são vistos com interesse para as próximas unidades.

A NAMA House & Hotels escolheu Carcavelos para desenvolver o seu primeiro projeto de uma coleção de hotéis e residências com serviços.

Com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2027, o futuro NAMA House & Hotels Carcavelos será composto por 45 apartamentos turísticos com serviços, de tipologias que variam entre um e quatro quartos e áreas interiores que vão dos 63 aos 211 metros quadrados, com varanda. A promoção imobiliária do empreendimento que acolherá a primeira unidade da marca está a cargo da Stone Capital.

Em comunicado é referido que “ainda que os apartamentos, inseridos num aparthotel de 5*, se destinem essencialmente à obtenção de rendimento no mercado turístico – sendo operados pela empresa de gestão hoteleira NAMA Colection – os proprietários dispõem de um modelo de exploração flexível no que diz respeito ao tempo de utilização da sua propriedade, podendo usá-la, inclusivamente, como residência permanente”.

Dos serviços e comodidades do empreendimento farão parte uma “receção 24 horas, restaurante, bar, piscina, centro de fitness, ginásio, sala de jogos e lounge no terraço”. Acrescem serviços opcionais prestados a pedido dos residentes e hóspedes, onde se incluem jantares privados com chefs ou aluguer de salas para eventos.

Com projeto de arquitetura assinado pela Broadway Malyan, onde predomina o design contemporâneo, os apartamentos do NAMA House & Hotels Carcavelos contam com o design de interiores da Restoration Hardware Furniture.

O projeto acaba de integrar o portefólio de comercialização da consultora imobiliária Athena Advisers. David Moura-George, diretor-geral da consultora, refere que “esta categoria de produto regista uma procura crescente por constituir uma oportunidade de investimento segura e flexível que tanto permite aos seus proprietários beneficiar dos apartamentos para uso pessoal como para rentabilizar”.

O empreendimento de Carcavelos é o primeiro de um conjunto de projetos lifestyle de hotéis e apartamentos com serviços que a marca NAMA House & Hotels se propõe desenvolver nos próximos anos. Em vista estão destinos como Setúbal, Melides e Ericeira.

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ALEP assina protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Porto

Através da assinatura deste protocolo, a ALEP espera estabelecer formas de colaboração com este município, através da dinamização de iniciativas no âmbito da promoção e capacitação dos agentes económicos do setor do Alojamento Local.

A ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, que representa o setor do AL a nível nacional, e a Câmara Municipal do Porto assinaram um protocolo de cooperação esta quinta-feira, 15 de maio, com o objetivo de “qualificar o Alojamento Local na cidade”.

A cerimónia contou com a presença de Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto com o pelouro do Turismo e da Internacionalização, do presidente e do vice-presidente da ALEP.

Em comunicado é referido que este acordo “é fruto do trabalho de qualificação do AL que a ALEP tem vindo a desenvolver com as câmaras municipais”, com a associação a afirmar manter uma colaboração “de longa data” com a Câmara Municipal do Porto através da sua delegação Porto/Norte.

O protocolo pretende estabelecer formas de colaboração entre o município e a associação que representa o setor, através da dinamização de iniciativas no âmbito da promoção e capacitação dos agentes económicos do setor do Alojamento Local. O objetivo final passa por “tornar o Porto um dos destinos mais sustentáveis e competitivos ao nível do turismo”.

“Este protocolo resulta do trabalho da delegação Porto/Norte, na pessoa do Nuno Trigo, que juntamente com a Câmara Municipal do Porto têm desenvolvido esforços no sentido de promover a sustentabilidade do AL enquanto pilar essencial do turismo em Portugal”, afirma Eduardo Miranda, presidente da ALEP.

A cidade do Porto conta atualmente com 10.300 registos de AL no RNAL, de acordo com a associação, que cita o Eurostat para dar conta de que este tipo de alojamento “representa mais da metade das dormidas turísticas” na cidade.

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Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo

O futuro Pestana Ferragudo Village vai reunir 91 lotes para moradias e 226 apartamentos divididos em seis núcleos a um quilómetro da vila de Ferragudo, no Algarve. As primeiras propriedades serão entregues no início de 2027.

O Pestana Hotel Group continua a sua aposta no segmento imobiliário premium, desta vez no Algarve, como o Pestana Ferragudo Village.

O futuro empreendimento no segmento imobiliário e residencial do grupo, sob a alçada da Pestana Residences, localiza-se a um quilómetro da vila de Ferragudo, no Algarve, com opções de habitação desde apartamentos com jardim e piscina privativos, penthouses com piscina na cobertura e lotes exclusivos para a construção de moradias com diversas áreas.

Com 91 lotes para moradias – entre 150 e 300 metros quadrados – e 226 apartamentos, o Pestana Ferragudo Village pretende aliar “conforto, privacidade e uma envolvente natural preservada”, como referido em nota de imprensa. Além da componente de alojamento, o projeto inclui um campo de golfe, cuja manutenção será assegurada com água reutilizada proveniente de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

À semelhança do Pestana Tróia Eco-Resort, os projetos de arquitetura são assinados por Gonçalo Salazar de Sousa, Rui Pinto Gonçalves e Miguel Passos de Almeida. Atualmente em fase de construção, o projeto tem conclusão prevista para 2027.

Leia também: Pestana Hotel Group apresenta o seu mais recente projeto imobiliário em Porto Covo

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AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República centrado em quatro eixos considerados estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial).

No âmbito das próximas eleições legislativas, marcadas para 18 de maio, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República, apelando à sua concretização durante a XVII Legislatura, considerando que “é essencial garantir a sustentabilidade, competitividade e coesão territorial das suas atividades, verdadeiras locomotivas da economia nacional”.

Segundo a AHRESP, as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico (Canal HORECA) registaram, no ano 2023 (último ano disponível, fonte INE), um total de 125.679 empresas (+0,5% face a 2022) e 445.160 trabalhadores (+2% face a 2019), o que representa cerca de 8,3% e 9,14% do total nacional, respetivamente.

No que diz respeito ao volume de negócios, o Canal HORECA atingiu, em 2023, o valor de 23,2 mil milhões de euros, afirmando a AHRESP que “o setor do Alojamento e Restauração mantém uma importante representatividade no panorama nacional das empresas e do emprego, consolidando-se como uma das principais fontes de riqueza do país com forte contributo para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico nacional”, reforçando que as atividades económicas, debaixo do “chapéu” da AHRESP, “movem toda a economia e têm dos efeitos indiretos mais elevados em todos os setores: primário (agricultura), secundário (indústria) e terciário (serviços)”.

Contudo, diz a associação, “importa reconhecer o atual contexto macroeconómico, nacional e internacional, marcado por incertezas, como as recentes políticas comerciais dos EUA, que colocam novos desafios à atividade das empresas” e, apesar de 2024 ter sido um ano recorde em número de hóspedes, dormidas e receitas turísticas internacionais, “estas estatísticas não refletem as dificuldades enfrentadas pelas empresas da restauração, sobretudo as localizadas fora das zonas de maior afluência turística”, salientando que a AHRESP que “o início de 2025 confirma um agravamento dessa realidade”.

Assim, a AHRESP apresenta as suas propostas para o período das Legislativas 2025-2029, centradas em quatro eixos estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial), num total de 13 medidas, considerando-as como “prioritárias para salvaguardar as empresas e contribuir para o fortalecimento da economia portuguesa”.

No eixo da “Fiscalidade”, a associação propõe a reposição integral da taxa intermédia do IVA nas bebidas, a redução da Taxa do IRC, a contribuição sobre embalagens de utilização única (fiscalidade verde), bem como a eliminação do Pagamento por Conta.

No emprego, as propostas da AHRESP incluem a redução da TSU a cargo das empresas, redução do IRS, além de programas de apoio à integração de imigrantes (habitação, formação e valorização).

No terceiro eixo – “Investimento” – a AHRESP destaca os programas de reforço à capitalização das empresas (capitais próprios e tesouraria), programas de apoio ao investimento e requalificação das empresas, medidas de apoio à eficiência energética e hídrica e à transição digital, além da celeridade na justiça económica.

Finalmente, na “Coesão Territorial”, as propostas incluem a necessidade de um programa de dinamização à economia nos territórios de baixa densidade, bem como um programa para dinamização de produtos regionais/locais.

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LovelyStay gera mais de 135M€ para proprietários em dez anos de operação

A empresa de gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, que integra o Ando Living Group, encontra-se em operação desde 2015.

A LovelyStay, empresa portuguesa especializada na gestão de alojamento local e empreendimentos turísticos, parte integrante do Ando Living Group, afirma ter gerado em dez anos de operação mais de 135 milhões de euros em receitas brutas para proprietários e investidores.

No ano em que celebra dez anos de atividade, a empresa dá conta de ter recebido 725 mil hóspedes, tendo realizado 270 mil check-ins desde a sua fundação, em 2015.

Com operações consolidadas em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, a empresa atua internacionalmente em Londres e Istambul, prevendo entrar em Espanha nos próximos meses.

O reforço nos segmentos premium, com especial destaque para a gestão integral de edifícios turísticos e villas de luxo em zonas urbanas, tem sido uma das apostas da empresa. Nesse sentido, a LovelyStay destaca a sua entrada na Quinta do Lago.

“Estes dez anos mostraram que é possível crescer com sustentabilidade, mantendo uma proposta clara de valor para os proprietários e foco total na rentabilidade. A LovelyStay representa uma nova geração de operadores turísticos — mais digitais, mais estratégicos, mais orientados para o retorno”, afirma William Tonnard, CEO da LovelyStay.

A LovelyStay opera com um modelo 360º que inclui licenciamento, revenue management, tecnologia própria e acompanhamento operacional especializado, contando com mais de 270 colaboradores.

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Créditos: Mylo Kaye, via Unsplash
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Liverpool também introduz taxa turística e passa a cobrar mais de 2€ a partir de junho

A partir de junho, a cidade britânica de Liverpool vai passar a cobrar uma taxa de duas libras (2,40 euros) sobre o alojamento em estabelecimentos turísticos da cidade.

A cidade de Liverpool, no Reino Unido, também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir de junho, cobrando duas libras, ou seja, 2,4 euros por noite, aos turistas que pernoitem num dos hotéis da cidade.

A medida foi aprovada depois dos 83 hotéis da cidade terem votado favoravelmente a introdução desta taxa, que se espera que venha a contribuir para dinamizar a cidade e atrair eventos de grande dimensão para Liverpool.

“Esta taxa de duas libras por noite vai contribuir para dinamizar a economia e o turismo de Liverpool, ajudando a cidade a atrair eventos maiores e com mais pessoas”, afirma Bill Addy, diretor executivo da Liverpool BID Company, empresa privada que representa vários dos hotéis da cidade e que foi uma das principais impulsionadoras da criação da taxa turística, segundo o Hosteltur.

A medida vai entrar em vigor em junho, prevendo-se que possa gerar uma verba de 9,2 milhões de libras, cerca de 10,78 milhões de euros, em dois anos, dos quais 6,7 milhões de libras (7,85 milhões de euros) vão ser destinados a “apoiar a economia turística da cidade através de um fundo de subvenções”.

“Sempre dissemos que a indústria devia opinar sobre se quer ou não que se aplique esta taxa”, acrescenta Bill Addy, que considera que a “experiência de outras cidades europeias sugere que este modelo traduzirá as pernoitas num investimento importante”.

Liverpool vai, desta forma, seguir o exemplo de várias outras cidades europeias e britânicas, uma vez que também Manchester cobra uma taxa turística de uma libra por noite (1,17 euros) desde abril de 2023, enquanto a capital escocesa de Edimburgo vai passar a cobrar 5% do preço do alojamento como taxa turística, a partir de julho de 2026.

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Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR
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Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto

O operador espanhol de alojamento de curta e média duração abre o seu primeiro aparthotel no Porto, o Líbere Porto Laranjais, em dois edifícios distintos na Rua do Almada, num total de 24 apartamentos. O projeto, que data de 2018, abre agora portas após o anúncio do Líbere Hospitality Group para mais duas unidades na cidade Invicta: uma junto à Ponte D. Luís e outra na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

O Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, abre o seu primeiro projeto no Porto, o Líbere Porto Laranjais. Desta forma, passa a contar com dois ativos em Portugal, com este recente aparthotel a juntar-se ao Líbere Lisboa Príncipe Real, que abriu portas em Lisboa em novembro de 2023.

Localizado na Rua do Almada, próximo da Rua de Santa Catarina, o Líbere Porto Laranjais está distribuído por dois edifícios, com um total de 24 unidades de alojamento. O primeiro edifício, no número 339, conta com 14 apartamentos. Já o segundo, no número 374, reúne 10 apartamentos.

Com dimensões que variam entre os 30 e os 80 metros quadrados, os apartamentos do Líbere Porto Laranjais, na sua maioria com terraço, datam entre os séculos XVIII e XXI, sendo que alguns contam com banho turco privativo.

O projeto para este aparthotel classificado com quatro estrelas começou em 2018, estando agora concluído, de acordo com o grupo, após “uma extensa pesquisa histórica e arqueológica pela equipa de arquitetos, que respeitaram a história e o carácter do edifício”.

Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR

Para Antón de la Rica, Co-CEO do LHG, “a abertura deste novo edifício no Porto constituí um marco importante e representa um passo estratégico fundamental na expansão da empresa”. Como refere em nota de imprensa, “este projeto não só reforça o crescimento em grandes capitais, mas também reflete o interesse em cidades com grande potencial e atratividade”.

Se em 2023, o LHG tinha a ideia de “continuar a crescer e exportar o modelo de negócio para todo o sul da Europa”, como referiu Pedro Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio em Portugal, agora pretende “consolidar esse modelo e continuar a aumentar os ativos”.

Recorde-se que o operador espanhol já tinha anunciado dois projetos no Porto: um junto à Ponte D. Luís, com 21 apartamentos e 14 lugares de estacionamento; e outro na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604, com 58 unidades de alojamento.

Atualmente, o grupo conta com mais de 1.900 unidades em carteira.

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Horta da Moura em Monsaraz passa a ser explorada pela HUB SA

A HUB SA, empresa detentora da WOTELS, acrescenta mais uma unidade ao portefólio, a Horta da Moura, em Monsaraz, após ter assinado um contrato de arrendamento de longo prazo da propriedade.

A HUB SA vai reabrir a Horta da Moura, localizada junto à muralha de Monsaraz, após a aquisição da propriedade por um dos fundos imobiliários geridos pela FOMENTO – Fundos de Investimento Imobiliário, a SGOIC, S.A.

A Horta da Moura, arrendada à HUB SA num contrato de arrendamento de longo prazo, tem agora inauguração prevista em junho deste ano.

Além da vertente agrícola, a Horta da Moura pretende proporcionar “uma experiência de alojamento diferenciada”, focado num conceito de “vida desacelerada”, como a HUB SA refere em nota de imprensa.

Nesse sentido, a unidade pretende promover a cultura, a gastronomia e as tradições de Monsaraz e da região envolvente, focada “na sustentabilidade ambiental e no apoio às comunidades locais”.

A HUB SA refere que, a curto prazo, vai “apresentar a marca que irá gerir esta unidade”, em conjunto com a Aldeia da Pedralva, no Algarve, que já se encontra em exploração.

“Estamos muito entusiasmados com a abertura da Horta da Moura e com a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável da região de Monsaraz”, afirma Nuno Constantino, da HUB SA.

Como refere, “este projeto está alinhado com a nossa missão de oferecer experiências autênticas e memoráveis aos nossos hóspedes, ao mesmo tempo que valorizamos e promovemos a cultura e as tradições locais”.

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