AHRESP apela à redução de plásticos
Roadshow pelo País para sensibilizar a hotelaria e a restauração.

Patricia Afonso
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai percorrer o País de Norte a Sul (incluindo Açores) a sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para a necessidade de alterar comportamentos no que respeita à utilização de artigos de plástico.
De Setembro a Outubro, a AHRESP irá marcar presença em Lisboa (25 de Setembro), Santarém (28 de Setembro), Coimbra (09 de Outubro), Évora (11 de Outubro), Albufeira e Portimão (16 de Outubro), Ponta Delgada (23 de Outubro) e Porto (25 de Outubro) com o movimento Menos Plástico, Mais Ambiente.
“Com esta iniciativa, a AHRESP pretende consciencializar a comunidade local para a importância de minimizar os impactos ambientais decorrentes da utilização do material descartável plástico e motivar, auxiliar e avaliar a mudança de comportamentos não só junto do canal HORECA como da comunidade em geral. Ao irmos ao encontro dos empresários estaremos a sensibilizá-los directamente para a importância da reutilização de produtos, nomeadamente os de consumo massificado, contribuindo para a criação de responsabilidade e incentivando para uma economia circular. Este é um primeiro passo da AHRESP no sentido de preparar os empresários para as medidas que serão implementadas no âmbito da primeira estratégia europeia para os plásticos lançada no início do ano no quadro do Pacote da Economia Circular da Comissão Europeia e, em simultâneo, dar o nosso contributo para o cumprimento dos objectivos definidos a nível europeu”, esclarece Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP.
A AHRESP irá ainda realizar um diagnóstico da realidade nacional sobre a utilização dos plásticos no CANAL HORECA, o qual será apresentado no final de Outubro.
A campanha Menos Plástico, Mais Ambiente , que conta com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, teve início em Maio e já esteve presente em festivais de música, praias e feiras com o objectivo de impactar uma público mais jovem para a importância de adoptar atitudes responsáveis e amigas do Ambiente.
Este projecto da AHRESP está enquadrado e em conformidade com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, auxiliando à concretização de um dos grandes desafios do desenvolvimento do turismo sustentável, que é a resposta às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.