Programa de Responsabilidade Social da AHP doou 48 mil bens em 5 anos
A associação fez o balanço dos cinco anos do Programa HOSPES.

Publituris Hotelaria
Cerca de metade dos projetos hoteleiros em pipeline na Europa já se encontra em construção
Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Paraty Tech estabelece parceria com a Trust Payments
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentou esta quarta-feira, 27 de Junho, o balanço do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Em cinco anos, a AHP já entregou através do Programa HOSPES cerca de 48 mil bens e equipamentos, dos quais 21.754 durante o ano de 2017, entre eles camas e colchões, mobiliário, roupas de cama e casa de banho, palamenta, equipamentos de cozinha, equipamentos elétricos e eletrónicos. Participaram neste programa 83 unidades hoteleiras cujos bens a AHP fez chegar a 44 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.
Estima-se que, entre 2013 e 2017, o valor destas doações por parte dos hotéis tenha atingido os 800 mil euros. Por seu turno, o custo de substituição dos bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 3,2 milhões de euros.
Raul Martins, presidente da AHP, no seu discurso de boas vindas, afirmou que “a AHP tem centrado a sua actuação na defesa e reconhecimento da Hotelaria e do Turismo enquanto setor fundamental para o crescimento sustentável e responsável da economia do País. Normalmente juntamo-nos para celebrar os bons resultados do Turismo e da Hotelaria. Hoje celebramos a dedicação da Hotelaria à Comunidade”.
“O ano que passou foi o melhor de sempre para o Turismo e para a Hotelaria, e é com enorme orgulho que constatamos que também o Programa HOSPES acompanhou esses recordes. As quase cinco dezenas de milhares de bens que reunimos em 5 anos foram alcançados apenas com o compromisso de 83 unidades hoteleiras – porque somos só 83, temos feito um caminho discreto, mas persistente – e doadas a 44 instituições de solidariedade social com quem temos protocolo”, referiu Raul Martins.
O Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal sublinhou ainda que a Hotelaria é “Uma indústria fundamental para a economia e para o tecido social do nosso país e é com orgulho, empenho e convicção que afirmamos “ser” 100% comprometidos com o crescimento sustentável do Turismo e de Portugal”.
De resto, concluiu o Presidente da Associação, “a AHP quer chegar mais longe e envolver mais associados e hoteleiros no Programa”.
No decorrer da cerimónia foi ainda entregue pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, o resultado pecuniário do Prémio Electrão by AHP. Este projecto de Sustentabilidade Ambiental, da AHP em parceria com a AMB3E, visa recolher, para tratamento e valorização, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA).
De abril a dezembro de 2017, foram entregues por 19 dos hotéis aderentes ao projeto (até à data 60 aderentes), perto 6000 toneladas em equipamentos.
SELOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A AHP atribuiu um total de 53 Selos de Responsabilidade Social “We Share” e 101 Selos de Sustentabilidade Ambiental “We Care” a várias unidades hoteleiras, referentes ao seu compromisso com o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental no ano de 2017.
De acordo com a associação, os selos visam “distinguir as unidades hoteleiras que contribuem para o desenvolvimento sustentável da actividade, através da participação no Programa HOSPES e conferir notoriedade e reconhecimento perante os hóspedes e stakeholders da indústria”.