RevPAR sobe cerca de 33% na cidade de Lisboa em Novembro
Estes resultados acabam por ser um reflexo da realização da Web Summit na capital portuguesa e também na região de Lisboa neste mês.

Raquel Relvas Neto
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Em Novembro, todos os indicadores são positivos. No mês em que a cidade de Lisboa foi anfitriã da Web Summit, a procura turística na capital aumentou em comparação com o período homólogo de 2015, com uma subida média de todos os itens referenciados nesta análise.
Segundo o Observatório do Turismo de Lisboa, a Ocupação Média por Quarto ampliou-se de 64,88% para 70,85% (um aumento percentual de 9,2%). A subida mais significativa ocorreu nas unidades hoteleiras de cinco estrelas, com um aumento de 13%.
Também o Preço Médio por Quarto Vendido (Average) cresceu, com uma subida percentual de 21,6%, comparativamente com o mês homólogo de 2015.
No Preço Médio por Quarto Disponível (RevPAR) a variação foi ainda mais favorável para os empresários hoteleiros, com uma subida de 32,8% no período em análise e destaque para as unidades de cinco estrelas, em que o aumento percentual se cifrou em 35,2%.
O acumulado de Janeiro a Novembro acompanha esta tendência em todas as alíneas: mais 0,9% na Ocupação de Quarto, mais 7,8% no Preço Médio de Quarto Vendido e mais 8,8% no Preço Médio por Quarto Disponível.
No que diz respeito à Região de Lisboa, Novembro foi um mês positivo também para o Turismo na Região de Lisboa,
como todos os indicadores estatísticos demonstram. Face ao período homólogo do ano anterior, a Ocupação de Quarto registou um aumento de 11% na procura, ultrapassando a fasquia dos 70% nas unidades hoteleiras de três estrelas.
No Preço Médio por Quarto Vendido (Average), a variação é de 18,2% na comparação entre os dois meses homólogos, com os preços médios nas unidades de cinco estrelas a subirem de 123,56 euros para 144,43 euros.
Em relação ao Preço Médio por Quarto Disponível (RevPar), Novembro também trouxe boas notícias aos hoteleiros dos 18 municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa: um aumento percentual de 31,2% na comparação com o ano anterior. Num quarto de 4 estrelas – que custava em média 36,32 euros em 2015 e passou a custar 48,28 euros em 2016 – o aumento cifrou-se em 32,9%.
A mesma tendência regista-se igualmente no acumulado de Janeiro a Novembro: +1,8% na Ocupação de Quarto, +7,5% no Preço Médio por Quarto Vendido e +9,4% de Preço Médio por Quarto Disponível.