Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Setúbal e ACPP promovem concurso de cozinha 100% vegetal
O concurso decorre ao longo deste mês de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Veganismo , que se assinalou a 1 de novembro, e conta com a participação de estudantes das três instituições envolvidas.

Publituris Hotelaria
Grupo Olivier está a recrutar em Portugal
United Hospitality Management passa a contar com Olivier Jacquet como Chief Operating Officer – Europe
ibis Styles Madrid Airport Valdebebas abre portas em maio
Miguel Melo Breyner deixa direção-geral do Évora Hotel
Vila Galé inaugura hotel em Ponte de Lima
Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba
Grupo StayUpon nomeia Mónica Pereira como diretora-geral do Upon Lisbon
Monte da Bica investe 1,5M€ em novo boutique hotel, lagares e sala de provas
Carcavelos ganha novas residências com serviços de hotel em 2027
Número de hóspedes e dormidas de não residentes caem no 1.º trimestre. Proveitos sobem
As Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Setúbal, bem como a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), vão promover um concurso de gastronomia que desafia os alunos dos estabelecimentos de ensino a criarem pratos principais e sobremesas com base 100% vegetal, numa iniciativa promovida em parceria com a marca de alternativas vegetais Violife.
“Este concurso tem como objetivo preparar os futuros cozinheiros para um mercado cada vez mais exigente, onde a gestão de diferentes regimes alimentares e restrições se tornou parte integrante da rotina culinária”, explica, em comunicado, a Violife, marca da multinacional Upfield, que é considerada a maior empresa de produtos alimentares de base vegetal do mundo.
O concurso decorre ao longo deste mês de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Veganismo , que se assinalou a 1 de novembro, e conta com a participação de estudantes das três instituições envolvidas.
“A crescente procura por refeições de base vegetal representa um desafio, bem como uma oportunidade para o setor HoReCa, no qual cada vez mais chefs e pasteleiros estão a adotar opções inteiramente vegetais nos seus menus para responder às necessidades de uma clientela diversificada e consciente”, acrescenta a informação divulgada.
De acordo com um estudo da consultora Lantern, atualmente, cerca de 12% da população portuguesa aderiu a uma dieta de base vegetal, que inclui veganismo, vegetarianismo e flexitarianismo e, mesmo entre os consumidores que mantêm dietas onívoras, há um interesse crescente em reduzir o consumo de lacticínios, produtos à base de carne e enchidos.