As tendências da Vista Alegre na Ambiente 2025
A oferta de loiça para o segmento de fine dining, com pratos de assinatura de chef, mas também uma linha manual feita em vidro e uma gama de cafetaria em grés compõe alguns dos lançamentos da Vista Alegre.

Carla Nunes
AHRESP estabelece novos protocolos
HSMAI Europe dinamiza o primeiro Commercial Strategy Forum em Lisboa
GuestReady estabelece parceria com a Portugal Active para gerir propriedades de luxo
AHETA organiza Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”
Octant Furnas passa a 5 estrelas
Eduardo Peregrino é o novo diretor-geral do Reid’s Palace
VIC Properties assina acordo de gestão hoteleira com a Six Senses para o seu projeto na Comporta
Futuro Vila Galé Collection Penacova apresentado durante a BTL
Nova edição março: Entrevista a Fernando Garrido, presidente da ADHP
Edição digital março: Entrevista a Fernando Garrido, presidente da ADHP
A feira Ambiente, que este ano teve lugar de 7 a 11 de fevereiro na Messe Frankfurt, regressou em 2025 com uma oferta dedicada ao design, utensílios de mesa e decoração.
Este ano, e de acordo com a organização, marcaram presença 98 empresas portuguesas, 65 das quais representadas na fileira casa pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. Nas próximas semanas, a Publituris Hotelaria dá a conhecer a oferta de algumas destas empresas e as tendências que antecipam para 2025.
Na opinião de Rui Tavares, diretor comercial para a hotelaria e mercado externo na Vista Alegre, o setor tem sido marcado pelo regresso da tendência vintage, mas também das coleções brancas, que “estão a recomeçar a ter uma preponderância que tinham perdido há alguns anos”. A oferta de loiça para o segmento de fine dining, com pratos de assinatura de chef, mas também uma linha manual feita em vidro e uma gama de cafetaria em grés compõe alguns dos lançamentos da empresa.
Que produtos trouxeram para a Ambiente?
A Vista Alegre trabalha em diversos setores e é uma empresa bastante eclética no que à hotelaria diz respeito. Temos tentado trazer um bocadinho de cada um dos segmentos em que operamos, quer no very fine dinning, no fine dining, nos pratos de assinatura de chef, quer no casual dining. Aliás, estamos até nomeados para dois prémios de design com duas das nossas coleções, quer nos pratos de assinatura de chef, quer nos de casual dinning. Uma das nossas forças é estarmos a trabalhar um bocadinho em tudo.

Linha Shangri-la, vencedora na categoria de “Casual Dinnerware” no concurso Tableware International’s Awards of Excellence 2025
Há alguma linha que tenha captado mais o interesse dos visitantes?
A linha Art.Made, que é a nossa linha de segmento mais alto, tem sempre um “wow factor” que chama muita gente. Lançámos uma linha manual feita em vidro que pelas suas cores e formas muito orgânicas está a ter muito interesse. Depois, temos como sempre as nossas linhas novas que vão causando mais ou menos interesse em mercados onde façam mais ou menos sentido. Diria que a nossa linha para buffet está a ter muita aceitação [também].
Quais são os vossos principais mercados aqui na feira?
Pela geografia em que estamos, naturalmente os mercados europeus são os que nos visitam mais, mas não deixamos de ter bastantes visitas quer do Médio Oriente, quer da Ásia, quer da América Latina. Esta é “a feira” em termos do segmento de mesa a nível mundial e, como tal, está a ter bastante sucesso, e muito melhor que o ano passado. Estamos a ter mais contactos e com mais qualidade – são pessoas mais interessadas, que sabem melhor aquilo que querem, que entendem melhor o tipo de produto e conceito que estamos a apresentar, e isso normalmente traduz-se em mais negócio. Diria que 90% dos clientes já conhecem a marca Vista Alegre.

Nova linha em vidro da Vista Alegre
Dentro da vossa área de atuação, que tendências identifica para o setor hoteleiro este ano?
Uma das tendências que notamos é o regresso da tendência vintage, e para isso criámos a coleção Jane. Notamos também que as coleções brancas estão a recomeçar a ter uma preponderância que tinham perdido há alguns anos, porque o mercado é de ciclos, e o facto de termos lançado no segmento de grés a cafetaria, está a trazer um interesse renovado a esse segmento, também.

Coleção Jane
*A Publituris Hotelaria viajou até Frankfurt, na Alemanha, a convite da Messe Frankfurt.