Glion Alumni Accelerator segue para segunda edição em 2024
O Glion Institute of Higher Education (GIHE) promove este ano mais uma edição do seu programa de aceleração para antigos alunos, através do qual incentiva os participantes a desenvolver ideias empreendedoras mediante orientação, acesso a investidores e apoio da indústria.
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O Glion Institute of Higher Education (GIHE) e a sua Alumni Association (AAG) vão dinamizar uma segunda edição do Glion Alumni Accelerator Program, através do qual incentivam alunos e ex-alunos a desenvolver ideias empreendedoras mediante orientação, acesso a investidores e apoio da indústria.
Em nota de imprensa, a instituição dá conta de que o programa foi concebido para “prestar assistência a startups em fase inicial, fornecendo-lhes os recursos e o apoio necessários para desenvolverem os seus projetos”. As startups selecionadas vão contar com dois meses de orientação personalizada, após os quais vão participar num evento de apresentação ao vivo para investidores, onde será atribuído um prémio em dinheiro de 10.000 francos suíços à melhor ideia de negócio.
O programa de orientação começa a 26 de setembro deste ano, sendo que a apresentação final, a decorrer em Montreux, tem lugar a 27 de novembro.
Os finalistas deste ano incluem empresários de diversos setores, que vão desde as viagens de luxo à vida sénior, até às plataformas de contratação baseadas em inteligência artificial (IA) e produtos alimentares.
Nesse sentido, Michaël Desplaces, da turma de 2013, vai participar com o projeto “Iden”, um conceito de retiro de luxo que combina bem-estar, natureza e turismo sustentável. Já Umberto Illario, finalista de 1990, apresentará o “Monte Senior”, um modelo financeiro que revitaliza a vida independente moderna para os idosos na Itália rural. Por outro lado, Claudia Ferrero, finalista em 1991, concorre com a “HorecaJob”, uma plataforma de contratação baseada em subscrição alimentada por IA, direcionada para empresas de hotelaria e restauração sem um profissional de recursos humanos dedicado.
O projeto “SuperJuices Sar” de Victor-Andre Staebler, aluno da turma de 2022, promete oferecer “soluções inovadoras de bebidas não alcoólicas que poupam tempo aos estabelecimentos de Food & Beverage (F&B), enquanto Roger Obeid, aluno finalista tanto em 1997 como em 2022, concorre com o projeto ”JoIn Hospitality”, que promove a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no setor da hotelaria e restauração.
Por fim, Love Mansukhani, da turma de 2023, participa com o projeto “Gourmet Hub LLC”, um mercado que liga os clientes aos vendedores de planos de refeições, com base num modelo de serviço de subscrição. Já Vasily Grogol (finalista de 2016) entra no programa com o projeto POYNTO, um conceito de hotel cápsula que oferece luxo tecnológico acessível para melhorar a experiência do hóspede. A lista fica completa com Ziyaad Massoud (turma de 2024) que apresentará o projeto “Fil Foods”, uma marca de condimentos de inspiração palestiniana que liga valores baseados na cultura, na contemporaneidade e na comunidade.
Os mentores deste ano incluem Ronald Homsy, fundador e co-CEO da Aventra Hospitality; Frédéric Frère, co-fundador e Group Leader da Travelstore; Yauric Mercier, CCO e Managing Partner da Straws-Berry; João de Saldanha, co-fundador e CEO do One Hundred Group; Martin Kubler, Chief Sloth do The Gluttonous Sloth; Beatrice Tachot, Responsable Développement da Suitcase Hospitality; e Helmut Clemens, fundador do HOTELKonzept.