Coruche anuncia venda de terreno para hotel
A Câmara Municipal de Coruche acaba de anunciar a abertura de uma oferta pública para a venda de um terreno urbano com o objetivo de desenvolver um empreendimento turístico hoteleiro na vila, no mínimo, de quatro estrelas, com capacidade para entre 100 e 190 camas.
Carolina Morgado
Filipe Silva é o novo vice-presidente de Operações da UHM para a Europa
Recorde o HAS 2024 em vídeo
(Re)veja o HAS 2024 em imagens
Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil
Highgate anuncia novo Chief Operating Officer para Portugal
Pestana Hotel Group e Adyen em parceria para elevar a experiência hoteleira
Vila Galé adquire hotel em Cabo de Santo Agostinho por 62 milhões de reais
PortoBay Hotels & Resorts doa mais de 76 mil euros a sete instituições
Alexandre Solleiro aposenta-se no final deste ano
Jaime Rodríguez de Santiago é o novo diretor-geral para Portugal e Espanha
O projeto deve ainda, de acordo com o anúncio, incluir ofertas complementares aos hóspedes como restaurante, bar, espaços de lazer e bem-estar no exterior, Spa, ginásio e estacionamento, valorizando a utilização de recursos endógenos locais, como a cortiça e o junco, para manter a identidade cultural da região.
O futuro empreendimento deverá atender também aos seguintes princípios de intervenção: garantir a existência de unidades de alojamento com vista sul; adequar a implantação do edifício à topografia do local, assegurando a sua articulação com a envolvente; garantir a privacidade e segurança no recinto; e promover a mobilidade urbana através de percursos pedonais.
O imóvel, com uma área de 9.682,90 m2, está localizado no perímetro urbano de Coruche, numa zona estratégica para o turismo local.
Face à proximidade com o núcleo edificado da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, o projeto deve, por outro lado, respeitar a proteção do património edificado não devendo a construção ter uma altura superior a três pisos acima da cota de soleira.
No edital assinado pelo presidente da autarquia, Francisco Silvestre Oliveira, “conforme se tem vindo a verificar na evolução do comportamento turístico do concelho de Coruche, o problema central do concelho é o défice de camas, disponibilidade que tem vindo a aumentar, mas de forma muito lenta e sem escala para a procura ao longo do ano”. Desta forma, sublinha ser inegável principalmente para um concelho com forte aposta estratégica no setor do turismo, “a criação de condições para a promoção da instalação de uma unidade hoteleira, considerando-se absolutamente essencial para o município acolher e apoiar a fixação deste tipo de investimento”, até porque, “somente com um efetivo aumento do número de camas disponível pode o concelho de Coruche auspiciar a um desenvolvimento turístico estruturado, contínuo e sustentável”.
Pela alienação do prédio, é fixado pelo Município de Coruche o preço mínimo de 188.227,80 euros. Os interessados na aquisição do terreno deverão apresentar as suas propostas até às 17h00 do 60.º dia a contar da publicação do edital (21 de agosto). A avaliação das propostas será feita com base no valor de aquisição e na qualidade técnica do projeto apresentado através da submissão de um requerimento disponível nos serviços online do município, através do link http://servicosonline.cm-coruche.pt.