Quinta da Vineadouro abre o seu primeiro hotel em setembro
A Quinta da Vineadouro, que lançou os seus primeiros vinhos no mercado há quatro anos, vai abrir um wine hotel a 12 de setembro.
Numa primeira fase, o projeto será composto por duas casas rústicas com três suites inseridas nos terrenos da quinta, que foram recuperadas respeitando a traça arquitetónica original.
Um destes edifícios, apelidado de Casa da Vinha, remonta ao século XIX e foi construído originalmente para servir como celeiro. Após os trabalhos de recuperação foi reconvertido num alojamento com duas suites – Quarto Deluxe Marufo e Quarto Deluxe Rabigato –, uma sala de jantar e de estar e uma cozinha totalmente equipada. Já a Casa Romântica, utilizada em tempos como chalé de caça pelo tio-avô dos atuais proprietários, foi remodelada e passa a contar com uma suite deluxe, sala com lareira suspensa e kitchenette equipada.
Todos os alojamentos incluem pequeno-almoço, prova de vinhos, limpeza diária, observação e participação nas atividades da quinta e vários percursos pedestres disponíveis nos terrenos da propriedade.
Futuramente está prevista a construção de mais seis suites junto às casas rústicas e de 12 bungalows com vista para a albufeira da barragem do Catapereiro.
Em nota de imprensa, os proprietários definem o Vineadouro Wine Hotel como “o primeiro ‘EcoTech Resort’ sustentável dedicado ao enoturismo no Douro Superior”. Algumas das medidas de sustentabilidade adotadas pelo hotel incluem um sistema de aproveitamento das águas pluviais e residuais; um sistema integrado de climatização; painéis fotovoltaicos para autoconsumo; posto de carregamento de viaturas elétricas e central de compostagem. A unidade hoteleira conta ainda com fibra ótica.
Já é possível efetuar reservas através do website do Vineadouro Wine Hotel, sendo que os hóspedes podem usufruir de várias experiências de enoturismo existentes na quinta.