Relais & Châteaux cria comissão de sustentabilidade

Por a 30 de Julho de 2024 as 12:19
Créditos: Villa Bokeh

A Relais & Châteaux deu a conhecer os resultados do seu segundo relatório de sustentabilidade, no qual anuncia a formação de uma comissão de sustentabilidade.

A Comissão de Sustentabilidade integra sete membros da Relais & Châteaux de diferentes regiões do globo, “cada um escolhido pelas competências em diversos aspetos relacionados com responsabilidade ambiental”, como indicado em nota de imprensa.

Desta forma, a comissão passa a contar com Aggie Banda, do Royal Chundu – Luxury Zambezi Lodges, na Zâmbia; Mauro Colagreco, do Restaurante Mirazur, em França; Malik Fernando, do Resplendent Ceylon, no Sri Lanka; Vittoria Ferragamo, do Il Borro, em Itália; Derek Joubert, do Great Plains Conservation, no Quénia e no Botswana; Charles McDiarmid, do Wickaninnish Inn, no Canadá e Marie-Hélène ‘Petit’ Miribel, do Sol y Luna, no Peru.

O Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 da associação, que se baseia em dados recolhidos em 2022, resulta do preenchimento de um questionário de sustentabilidade por parte de 346 propriedades que integram a associação – um aumento de 22% em relação ao ano passado, cujo primeiro relatório contou com a participação de 283 propriedades.

Com 15 objetivos principais que cobrem três áreas – Proteção Ambiental e a luta contra o aquecimento global; Cozinha Sustentável; e Empoderamento Social –, o último relatório de sustentabilidade da Relais & Châteaux indica que a associação manteve a sua posição ou registou progresso em 12 destes objetivos.

Por exemplo, em relação aos amenities dos quartos, 68% dos membros inquiridos eliminaram os plásticos de utilização única em 2022, contra 63% em 2021. Já relativamente às garrafas de água, 79% das propriedades procederam à sua eliminação, contra 74% em 2021.

Já na área da cozinha sustentável, 72% das propriedades inquiridas certificam-se de que os seus fornecedores cumprem as cinco normas de bem-estar da Organização Mundial de Saúde Animal, contra 64% em 2021.

“Estes objetivos fazem parte de uma estratégia de sustentabilidade assente em 90 indicadores, calculados através de dados fornecidos pelas propriedades da Relais & Châteaux todos os dados, que são depois validados e analisados pela Solinnen, uma consultora ambiental. O Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 mostrou um progresso de 51% em todos os indicadores, enquanto 17% dos indicadores se manteve estável”, indica a associação em enota de imprensa.

Em novembro de 2024, a Relais & Châteaux vai apresentar uma nova visã, dez anos após a apresnetação do seu primeiro manifesto. Laurent Gardinier, presidente da associação, em conjunto com a recém-formada Comissão de Sustentabilidade, abordará as questões sociais e ambientais a um nível “ainda mais profundo”, com o intuito de proporcionar ainda mais apoio local aos membros na implementação destas mudanças.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *