Opinião: “Cocriar Sustentabilidade no Turismo!”
Leia aqui a opinião de Rodrigo Borges de Freitas, diretor-geral de operações no Vila Petra e delegado da ADHP na região do Algarve.
Publituris Hotelaria
Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024
Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas
Hilton estreia-se na Moldávia com investimento inicial de 5M€
RoomRaccoon participa em curso executivo de Revenue Management do ISCE
Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro
AHP reforça parceria com Santa Casa da Misericórdia para integrar pessoas com deficiência na hotelaria
RM Academy apresenta nova plataforma de formação online em Revenue Management
Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde
Assembleia Municipal aprova referendo local ao Alojamento Local em Lisboa
Groupe GM passa a disponibilizar linha hoteleira da marca MEMO Paris
As pessoas são o pilar do desenvolvimento económico de Portugal. Identificadas as tendências do nosso setor, é tempo de ajustar a realidade social e das infraestruturas para que:
- A globalização e a importância dos mercados tradicionais e emergentes se possam converter numa oportunidade;
- A regulamentação e a adequação da oferta de alojamento se possam concretizar;
- A acessibilidade e a capacidade aeroportuária se possam fortalecer;
- O poder da oferta low cost se possa fazer entender;
- Em conjunto, o flight shame no destino se possa evitar;
- As experiências lúdicas e culturais correspondam à sofisticação da procura.
Cocriar é partilhar na origem, é criar em conjunto, ao mesmo ritmo e no momento certo. É um processo integrado, colaborativo e exigente, em que organismos públicos, reguladores e empresas geram valor através da sua interação com outras pessoas.
O retorno, a recomendação e a promoção oferecem insights sobre tradições e culturas, promovendo a interculturalidade e consolidando o processo de cocriação, pensado para as pessoas com base nas suas tradições, visando fidelizar pessoas a locais.
Experiências exclusivas e personalizadas atendem às demandas do vício de viajar e explorar novos lugares. Nada nos é garantido, nem sucesso, nem satisfação, portanto, empresas atentas aos cenários são, hoje, mais competitivas. A não regulamentação de alguns “nichos”, tal como a omnipresente conectividade entre a necessidade, a procura e os interesses, apressam decisões, fazendo de cada viagem uma competição pela adaptação às expectativas das pessoas. Hoje esmagam-se lucros, e receitas tradicionais como a redução de custos e a reengenharia das operações, embora importantes, já não resolvem os problemas das pessoas.
Assim, é urgente que o setor público crie infraestruturas essenciais, que fiscalize, humanize e não reduza “pessoas” à sua condição “desgraçada” por viverem em zonas turísticas.
É urgente capacitar e garantir oportunidades, proporcionar qualidade de vida, trabalho digno, colaborativo e equitativo, privilegiando competências e tradições, exigindo aos reguladores a adaptação das realidades às necessidades das pessoas. Transportes públicos, combustíveis, impostos, taxas, alimentação, saúde, educação, acesso à informação, habitação e cultura não podem ser, no século XXI, motivo de exclusão entre pessoas. Antes, de inclusão! A hospitalidade deve salvaguardar a qualidade do destino!
O saber ser e estar, criar e respeitar, envolver e potenciar, medir e avaliar, fazendo diferente e respeitando a cultura, faz da cocriação uma ferramenta poderosa que, impulsionada em conjunto, garante que as experiências turísticas são autênticas, significativas e responsáveis, também pela preservação das condições das pessoas, dos recursos naturais, da cultura e das suas tradições.
Se “cocriarmos”, o nosso setor servirá, sempre, para acelerar a criação de valor, acrescentando-o onde é mais necessário, em benefício das pessoas e da sustentabilidade do turismo em Portugal.
Rodrigo Borges de Freitas
Diretor-geral de operações no Vila Petra e delegado da ADHP na região do Algarve
*Artigo de opinião publicado originalmente na edição 217 da Publituris Hotelaria