Créditos: Turismo de Portugal
Green Key premeia 317 estabelecimentos nacionais em 2024
A edição de 2024 do Green Key reconheceu 317 estabelecimentos nacionais, dos quais 247 são unidades hoteleiras. O grupo Pestana foi o que obteve um maior número de distinções, com 57 hotéis e pousadas do grupo premiados, seguido pelo Hoti Hotéis, com 16 hotéis distinguidos.
Carla Nunes
Hilton inaugura oficialmente o seu primeiro hotel nos Açores
Iniciativa Be Our Guest debate a “Hotelaria Atual nos Açores” com Joana Damião Melo
Mercure abre novo hotel na Polónia
Évora recebe mais um hotel com a abertura do Holiday Inn Express
Meridia adquire Reserva Alecrim em Santiago do Cacém
Hotéis da Highgate Portugal no Algarve vão operar sob a marca Marriott International
Investimento, emprego e habitação entre as propostas da AHP para o OE 2025
Accor reforça aposta nas marcas “economy” com abertura do ibis budget Logroño Centro
Conheça os 27 hotéis em Portugal premiados pelos World Luxury Hotel Awards 2024
Mama Shelter expande presença em quatro continentes com sete novos hotéis
A edição de 2024 do Green Key, um programa que promove a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no setor turístico e hoteleiro, reconheceu 317 estabelecimentos nacionais.
Este ano foram premiados mais 48 estabelecimentos em relação à edição anterior, sendo que 40 empreendimentos foram distinguidos pelo Green Key pela primeira vez, enquanto 15 projetos regressaram ao programa.
De acordo com a organização, 256 empreendimentos renovaram a sua candidatura este ano, como referido no website do programa.
Nesta edição, a Madeira liderou no número de estabelecimentos galardoados pelo Green Key, tendo sido premiados 67 locais. Seguiu-se Lisboa, com 62 locais distinguidos pelo prémio – mais 22 empreendimentos em relação ao ano anterior.
A região do Algarve granjeou prémios Green Key para 58 locais, seguido pelo Norte (52 locais premiados), Centro (42 locais), Açores (19 locais) e Alentejo (17 locais).
De entre os locais galardoados, 247 dizem respeito a hotéis, 32 a alojamento local e 21 a empreendimentos de turismo em espaço rural. A lista de premiados conta ainda com oito parques de campismo, sete restaurantes, uma pousada da juventude e um centro de congressos.
O grupo Pestana foi o que obteve um maior número de distinções, com 57 hotéis e pousadas do grupo premiadas pelo Green Key. Seguiu-se o grupo Hoti Hotéis, com 16 unidades hoteleiras distinguidas.
Tanto a Fundação INATEL como os grupos Vila Galé e Porto Bay tiveram, cada um, 12 unidades distinguidas por este programa, precedidos pelo grupo Accor, com oito hotéis galardoados em território nacional, e pelo Jupiter Hotel Group e PHC Hotels, ambos com quatro empreendimentos premiados.
Recorde-se que os candidatos ao programa Green Key são avaliados nas áreas de gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos e conservação de água. Em Portugal, o programa é implementado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos.