Selo Save Water reduziu consumo de água em 12% nos empreendimentos turísticos do Algarve

Por a 1 de Julho de 2024 as 11:11

Os empreendimentos turísticos no Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water reduziram os consumos de água em 12% nos primeiros meses deste ano.

Os dados são avançados pela ADENE – Agência para a Energia no relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, elaborado pela própria agência.

Esta aponta que entre 18 de março e 31 de maio de 2024 aderiram à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica da ADENE 85 empreendimentos turísticos do Algarve, maioritariamente hotéis, de um total de 650 empreendimentos, encontrando-se em implementação mais de duas mil medidas, das quais metade são estruturantes.

De acordo com a ADENE, cerca de 60% dos aderentes concentram-se em quatro concelhos – Albufeira, Loulé, Portimão e Lagos –, sendo que a maior parte dos aderentes está equipada com piscina e rega e 60% dos aderentes com SPA. Menos de 10% dos aderentes tem campo de golfe.

A maior parte dos aderentes (56%) tem até 150 unidades de alojamento e está classificada como estabelecimento hoteleiro. Os restantes aderentes distribuem-se pelas categorias “aldeamento turístico” ou “apartamento turístico”, sendo que apenas um aderente é um “parque de campismo e/ou caravanismo”.

O selo de eficiência hídrica Save Water, aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos, é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal, I. P. (TP). À ADENE cabe a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *