Bolsa da Empregabilidade quer alargar área de atuação ao comércio e serviços

Por a 3 de Março de 2023 as 17:02
António Marto, presidente da direção do Fórum Turismo. Créditos: Frame It

Após a sessão de abertura da Bolsa de Empregabilidade, um evento de empregabilidade nacional nas áreas de Turismo que decorreu esta sexta-feira, 3 de março, em Lisboa, António Marto, presidente da direção do Fórum Turismo, declarou ao Publituris que estão “a caminhar” para alargar a sua área de atuação a outros setores – “quem sabe, para o setor do comércio e serviços”.

Na edição deste ano, António Marto aponta para a frequência de quase 5.000 pessoas na feira, com 90 empresas a contratar para aquilo que estima terem sido “acima das 15 mil ofertas de trabalho”. Até ao dia anterior à feira, 2 de março, a organização contabilizava 1.250 alunos inscritos e 2.500 inscrições de público diverso, como indicado em comunicado enviado às redações.

Este ano a Bolsa de Empregabilidade em Lisboa decorreu na Sala Tejo do Meo Arena, ao invés de num dos espaços da Feira Internacional de Lisboa (FIL) durante a Bolsa de Turismo (BTL), como aconteceu o ano passado. António Marto justifica a mudança de local com “a necessidade de expansão e de termos pessoas focadas” na contratação.

“Quando estamos num âmbito com mais atividade [como é o caso da BTL] as pessoas acabam por dispersar as suas intenções e sentimos que as pessoas devem estar concentradas naquele que é o maior propósito desta iniciativa, que é o emprego”, afirma.

230 milhões de euros para incentivar contratos sem termo

A sessão de abertura deste fórum em Lisboa contou com a presença da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, bem como do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Fonte, que aproveitou a ocasião para apresentar o “Compromisso Emprego Sustentável” – através do qual serão mobilizados 230 milhões de euros “para pôr à disposição de todas as empresas para oferecerem um contrato sem termo a quem está à procura de trabalho”.

Nesse sentido, Miguel Fonte explica que “o Estado está disponível para pagar um incentivo financeiro altamente expressivo” para incentivar as empresas a contratar colaboradores nestes moldes, sem se reportar a valores específicos. Aponta ainda que será atribuído “um conjunto de majorações ainda mais expressivas se essa contratação acontecer num território no Interior, relativamente a jovens, a pessoas com deficiência ou em setores em que haja géneros sub-representados”.

Miguel Fonte, Secretário de Estado do Emprego. Créditos: Frame It

No entender do Secretário de Estado do Emprego “todos os setores de atividade têm de perceber que hoje disputam as mesmas pessoas, cada vez mais qualificadas e naturalmente mais exigentes com as condições de trabalho”. Indica que estas pessoas “legitimamente procuram melhores condições de realização profissional, de valorização salarial, e essa é uma dimensão que não pode escapar a um fórum com estas características no momento em que estamos a recrutar”.

Numa nota final, Miguel Fonte afinca que “a valorização salarial, a par das condições de trabalho, têm de ser encaradas de frente pelos colaboradores”.

A Bolsa de Empregabiliadde ruma agora para o Porto, no Palácio da Bolsa, a 23 de março.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *