Reforçar destinos turísticos com uma oferta leisure assente no digital

Por a 7 de Fevereiro de 2023 as 7:39

A experiência digital ao serviço de uma oferta reforçada no segmento leisure. Foi esta a proposta apresentada por Tony Mascaró, founder e CEO da eMascaró, no H&T, Salón de Innovación en Hostelería – um evento dirigido para os profissionais do canal HORECA e da indústria do turismo em Espanha que decorre de 6 a 8 de fevereiro no Palácio de Ferias y Congresos de Málaga (FYCMA).

De acordo com o profissional, existe a necessidade de combinar os vários elementos de leisure de uma dada área ou território para “para criar uma oferta comum e partilhar conhecimento e ferramentas”.

Neste caso concreto, dá o exemplo de destinos como Málaga e Barcelona e de como podem utilizar as suas experiências de lazer – seja o ócio, a cultura, o destino, os alojamentos, experiências de bem-estar ou desporto – para “vender algo mais do que sol e praia” – e, consequentemente, dignificar o setor e valorizar o território.

“O setor leisure tem mais que condições suficientes para promover esta transformação. Mais do que sol e praia temos cultura, museus, etc. que dão valor ao território e que criam novos empregos, tornando o destino não só atrativo para turistas de fora, mas também locais”.

A proposta de Tony Mascaró passa por utilizar a tecnologia para criar um visual que sirva o storytelling das marcas – ou seja, criar uma imagem de marca, tanto nos meios digitais como nos suportes físicos offline, que demonstre claramente a identidade da marca, a sua missão e ao público a que se dirige. De acordo com o profissional, esta imagem “tem que se adaptar ao público e às fases em que ele interage com o nosso produto – a fase de exploração, de consideração, o pré, durante e o pós-consumo”.

No seu entender, para criar presença no digital, as empresas devem antes de tudo criar uma estratégia, apostar num bom storytelling que se adapte aos públicos consumidores, na integração de dados e num sistema de conversão adequado para cada canal, por forma a recolher dados em tempo real para alterar ou otimizar a comunicação para cada target se necessário.

No entanto, para colocar tudo isto a funcionar, Tony Mascaró lembra que mais importante que a aquisição da tecnologia, as empresas devem focar-se primeiro na sua equipa e na aquisição de talento.

“Hoje em dia, a grande notícia é que tudo se democratizou e o conhecimento está acessível a todo o mundo através da internet. O problema é a aquisição de talento na empresa, o que implica a formação dos recursos, ter uma equipa com mentalidade jovem, criativa e inovadora. Isso é o mais difícil. Falta converter o talento e a alavanca cabe à empresa. Esse é o desafio: talento, mais do que a tecnologia”, aponta.

O profissional acredita que para potenciar a aquisição e retenção de pessoal há que definir “uma missão e valores em que a empresa acredite”, já que é isso que as gerações mais jovens procuram, “uma comunidade, uma marca, um sentimento de pertença”.

“Estas gerações] procuram um serviço e produtos que vão mais além do que vender coisas, mas que melhorem a sociedade. Cada vez menos procuram o dinheiro rápido ou algo superinovador, procuram o projeto em que realmente se sintam confortáveis. A tecnologia pode-se comprar, está no mercado, mas para atrair talento temos de falar de filosofia, estratégia, valores e missão da empresa”, termina.

O H&T, Salón de Innovación en Hostelería contabiliza este ano a sua 15ª edição e é considerado o maior de sempre, com três pavilhões numa área total de 25.000 metros quadrados e a representação de mais de 380 empresas do setor.

A Publituris Hotelaria marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería  a convite da Cámara de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Málaga.

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