Chefe Cozinheiro do Ano 2023 já tem inscrições abertas

Por a 19 de Dezembro de 2022 as 11:29

As inscrições para a 34ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) já estão abertas e decorrem até 31 de janeiro.

Em comunicado de imprensa, a organização do concurso explica que “o desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos de idade ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada”. Nesta edição, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por amuse-bouche vegan, entrada de bacalhau, prato de peixe, prato de carne de porco e sobremesa.

Nos 34 anos de concurso já foram distinguidos com o título de CCA profissionais como Vítor Matos, Luís Américo, António Loureiro, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues e Luís Gaspar. A última edição premiou Ana Magalhães, chefe de partida no Six Senses Douro Valley.

A edição de 2023 será dividida em três etapas regionais — que vão decorrer em abril — e uma final nacional, a acontecer em maio, cujos finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais. O júri é presidido pelo chefe António Bóia, chefe de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa.

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano, o profissional que confecionar o prato mais inovador da competição será distinguido na final nacional com o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome. Em comunicado, a organização afirma que serão ainda atribuídos outros prémios, por enquanto, ainda por designar.

“Este é um concurso que continua a marcar a atualidade gastronómica nacional e a desafiar os cozinheiros e cozinheiras de Portugal a mostrarem o seu trabalho ao país. É um desafio que todos os anos é bem acolhido pela classe e que significa um marco importante na carreira de quem participa. É sinal de que a nossa cozinha continua a apaixonar os milhares de profissionais por este país fora”, assegura a organização em nota de imprensa.

O regulamento completo, o modelo de ficha técnica e o formulário de inscrição, estão disponíveis para consulta em www.chefecozinheirodoano.pt.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *