HiJiffy lança assistente de voz especializado em hotelaria

Por a 9 de Dezembro de 2022 as 10:35

A HiJiffy lançou um assistente de voz especificamente desenhado para o setor hoteleiro, “capaz de lidar com comunicações complexas”, como indicado em comunicado. Este assistente virtual multilíngue utiliza frases completas e oferece respostas de voz instantâneas, que a empresa garante reproduzir “uma interação muito próxima da humana”.

Por enquanto, o assistente encontra-se disponível para WhatsApp e Facebook Messenger, sendo que a HiJiffy prevê o funcionamento da tecnologia noutros canais, como o chat do website do hotel ou as apps de mensagens de outras redes sociais.

A tecnologia inclui múltiplas opções de personalização de voz – do género à pronúncia, do tom de voz à cadência –, permitindo aos hoteleiros adaptá-la de acordo com as suas orientações e preferências de marca.

“O assistente de voz vem elevar a experiência dos hóspedes ao permitir que estes façam todo o tipo de perguntas relacionadas com a sua estadia ao longo da jornada, desde a pré-reserva até ao pós-estadia”, afirma o CTO da HiJiffy, José Mendonça.

A empresa assegura ainda que “esta nova funcionalidade pode ajudar os hoteleiros com a geração de leads e na criação de perfis de clientes, fornecendo dados concretos para apoiar a tomada de decisões estratégicas no futuro” – já que inclui uma “poderosa capacidade de extração de dados”.

Como funciona?

Este assistente de voz utiliza sistemas de reconhecimento automático da fala (ASR) e de compreensão da linguagem natural (NLU) para processar as conversas e interpretar a intenção do cliente.

Faz também uso do Neural Text-to-Speech (TTS) para reproduzir a prosódia natural e a articulação clara das palavras, reduzindo a fadiga auditiva quando os hóspedes interagem com o sistema de IA, tornando as interações mais naturais e envolventes.

Para isso, a equipa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia concentrou-se em “garantir o melhor desempenho do voicebot em termos de latência (tempo de processamento) e taxa de erro de palavras (deteção de erros)”.

Ao interagir com a solução de conversação, os hóspedes podem descrever as suas preocupações ou dúvidas ao detalhe. O assistente virtual, por sua vez, oferecerá respostas de voz que replicam de perto uma interação de tipo humano.

“A tecnologia por detrás do voicebot da HiJiffy é mais avançada do que a tecnologia tradicional de reconhecimento de voz em sistemas padrão de resposta de voz interativa (IVR), tipicamente limitada ao processamento de comandos simples como «sim» e «não»”, afirma o CTO da HiJiffy em comunicado.

“Ao contrário dos sistemas IVR padrão, que dependem de entradas manuais do hóspedes (por exemplo, prima o número X para selecionar a opção Y…), o nosso assistente de voz movido por IA facilita uma experiência de fluxo livre, uma vez que não está limitado por um guião ou menu pré-definido. Isto faz com que este novo sistema de comunicação de última geração esteja mais bem equipado para orientar um hóspede para a direção certa, dentro de um modelo completamente self-service e personalizado”, sublinha José Mendonça.

A solução, que atualmente se encontra em beta testing num número restrito de hotéis, estará em breve disponível para todos os clientes que a solicitem. De momento, a HiJiffy fornece soluções de comunicação movidas por IA a 1.600 hotéis em todo o mundo, trabalhando em Portugal com marcas como o Grupo Pestana, Hotéis Vila Galé ou Nau Hotels & Resorts.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *