Controlo de custos marcou a VII Convenção HotelShop

Por a 2 de Dezembro de 2022 as 9:01
HotelShop+SocialShop

Na passada quarta-feira, 30 de novembro, teve lugar a VII Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, que este ano decorreu no Altis Grand Hotel, em Lisboa.

Sob o tema Gestão Estratégica de Compras, o evento contou com perto de 400 participantes, de acordo com informação adiantada em comunicado, cobrindo temas relacionados com a gestão de custos. Nesse sentido, a conjuntura de elevada inflação foi apontada por vários intervenientes como uma razão acrescida para que a área das compras seja considerada ainda mais estratégica, e menos acessória, na operação das empresas.

O evento incluiu intervenções de Neale French, António Bóia e Marta Sotto-Mayor, com um foco mais técnico sobre gestão de custos, e de Carlos Abade, do Turismo de Portugal, que apresentou perspetivas bastante positivas de procura turística para 2023. Já o painel “Logística e custos de abastecimento”, com os CEOs da Sogenave e Parmalat/Lactalis, também perspetivou uma evolução positiva – com recuperação no próximo ano de uma situação algo caótica no abastecimento de matérias-primas e produtos.

No painel com Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o economista João César das Neves, foi referido o impacto elevado da inflação sobre as IPSS e a quase inexistência de apoios públicos para os compensar. Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, chamou a atenção para a evolução do segmento de veículos elétricos, apontando o aumento da sua autonomia em kms e chamando a atenção para o atraso dos hoteleiros em dotar as suas unidades com postos de carregamento.

O político e comentador Luís Marques Mendes partilhou a sua perspetiva sobre o futuro do turismo e do setor social. Quanto ao turismo, manifestou otimismo quanto à sua evolução nos próximos anos, mas alertou para a importante limitação derivada do atraso, que rotulou de “inexplicável”, do novo aeroporto de Lisboa.

O evento terminou com a entrega dos Prémios Best Buyer e Best Supplier 2022, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *