École Ducasse e École d’Hôtellerie et de Tourisme du Luxembourg criam nova formação público-privada

Por a 29 de Novembro de 2022 as 9:37

Com base numa parceria de mais de quatro anos, a École Ducasse e a École d’Hôtellerie et de Tourisme du Luxembourg (EHTL) reforçam a sua colaboração através da criação de um curso de formação ad hoc, concebido para estudantes das indústrias hoteleira, restauração e turismo, como indicado em comunicado.

Desta forma, a École Ducasse vai ministrar um curso de competências certificado centrado na gastronomia a partir de maio de 2023, que fará parte do currículo educacional nacional luxemburguês da EHTL. Os alunos da EHTL vão assim juntar-se a este programa de dez semanas da École Ducasse “Les Essentiels des Arts Culinaires”, baseado num processo de seleção que envolve a apresentação de um dossier de candidatura.

Este curso de formação intensiva, com uma forte dimensão prática, permitirá aos participantes descobrir os fundamentos da cozinha francesa, bem como dominar as bases da abordagem culinária e filosofia de Alain Ducasse. Os estudantes vão implementar técnicas contemporâneas e tradicionais e descobrir os segredos dos grandes clássicos franceses, selecionando, preparando e cozinhando os melhores produtos.

O curso compreenderá os seguintes módulos de aprendizagem: Técnicas fundamentais das artes culinárias; Bistronomia e cozinha tradicional; Cozinha mediterrânica; Técnicas fundamentais de fabrico em pastelaria; Gestão financeira de restaurantes; Licenças de higiene e de funcionamento e, por fim, um estágio num restaurante.

No final deste programa, os estudantes recebem a certificação profissional de Chef(fe) de partie en restauration gastronomique (cozinheiro de restauração gourmet), reconhecida oficialmente em França.

As duas instituições decidiram anunciar este reforço da sua parceria na 14ª edição da Expogast – Salão Internacional de Gastronomia do Luxemburgo, criada em 1972 e que celebra este ano o seu 50.º aniversário.

“A parceria com a École Ducasse dará aos estudantes da École d’Hôtellerie et de Tourisme do Luxemburgo uma vantagem considerável na abordagem das profissões de hotelaria e gastronomia, bem como uma oportunidade de descobrir as aberturas profissionais facilitadas pelos diplomas de artes culinárias”, referiu Michel Lanners, diretor da École d’Hôtellerie et de Tourisme do Luxemburgo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *