Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel inaugurado pelos presidentes da República de Portugal e Moçambique

Por a 21 de Novembro de 2022 as 10:28

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi oficialmente inaugurado este sábado, 19 de novembro, pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

A cerimónia contou ainda com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, em representação do primeiro-ministro; do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva; da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes; do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, e do arquiteto Eduardo Souto Moura, autor do projeto.

O governo moçambicano esteve representado pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia; pela ministra da Justiça e Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida e da ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

A nova unidade de cinco estrelas da Montebelo Hotels & Resorts foi benzida pelo bispo auxiliar de Lisboa, Américo de Aguiar. Foram anfitriões o presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Grupo Visabeira, Fernando Nunes; o presidente do Conselho de Administração Executivo, Nuno Marques e o presidente da Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, Fernando Daniel Nunes.

O novo hotel, edificado no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, datado do século XII, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989, tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura, cuja obra foi reconhecida pela atribuição do Prémio Pritzker.

O conceito de Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos.

Além do projeto, o arquiteto é também responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel, e pela decoração do espaço.

Em comunicado de impresa, o grupo Visabeira destaca que “este projeto é um exemplo de como a articulação entre a atividade privada e o património público dá respostas à recuperação e manutenção de espaços, tendo a intervenção constituído uma responsabilidade incomensurável, dadas as condições de degradação em que se encontrava aquela ala do monumento”.

No mesmo documento, o grupo dá conta que este “foi um enorme desafio à capacidade de engenharia e de adaptação do espaço ao conforto e segurança que contemplam a experiência hoteleira contemporânea, numa intervenção que valorizasse a existência social e cultural do património, integrando-o harmonicamente nas necessidades funcionais da unidade hoteleira, sem perder o espírito do edificado”.

O novo hotel conta com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos, quartos familiares, suites e uma master suíte. O grupo destaca a “capacidade e apetência” deste espaço para “atrair múltiplos eventos”, dispondo de condições técnicas para organizar “congressos, banquetes e reuniões”.

Aliás, em entrevista à Publituris Hotelaria, em outubro, Jorge Costa, vice-presidente do conselho de administração da Visabeira Turismo, afirmou que pretendem que este hotel “combine as estadias de lazer com eventos, desde reuniões empresariais, congressos científicos e lançamentos de marcas ou produtos, até cerimónias oficiais e casamentos, aproveitando as excelentes relações e sinergias com o Mosteiro de Alcobaça”.

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel constitui o sétimo hotel da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, que em janeiro de 2023 inaugurará, em Lisboa, no Chiado, a oitava unidade em Portugal. A cadeia detém ainda seis hotéis e resorts no território moçambicano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *