“Conexão Africana” é o mote do próximo 18º Congresso dos Cozinheiros

Por a 15 de Setembro de 2022 as 14:47

A 25 e 26 de setembro, o Congresso dos Cozinheiros regressa a Oeiras para a sua 18ª edição. O evento, que terá lugar  nos Nirvana Studios, assume como mote a “Conexão Africana”, num cartaz que reúne “alguns dos nomes mais sonantes  da cena gastronómica africana”, como indicado em comunicado.

Desta forma, o evento será composto por mais de 20 horas de intervenções, com 58 oradores nacionais e internacionais.

“[Esta] é uma oportunidade de conhecer melhor a rica herança cultural africana e a sua importante presença na cozinha portuguesa e internacional. É relevante para ficarmos a conhecer pessoas que têm uma ação social impactante através do seu trabalho no mundo da gastronomia. Interessa-nos um mundo mais equilibrado e justo, para todos, independentemente da sua origem, sexo ou idade”, afirma Paulo Amado, fundador do Congresso dos Cozinheiros.

O evento  será divido em seis áreas. No “Palco INTER” vão decorrer conversas e apresentações com os oradores, enquanto o “Palco Produto” será dedicado a demonstrações de cozinha e produtos com degustação. Já no “Palco Nós as Pessoas” o destaque vai para conversas sobre a importância do bem-estar mental na restauração, existindo ainda um “Palco Música” dedicado a atuações musicais da Orquestra Batukadeiras, Lindú Mona e Kriol.

Na “Área de Exposição”, os visitantes podem ficar a conhecer as novidades de produtos e equipamentos de cozinha, enquanto  a “Área de Alimentação” é dedicada à degustação das iguarias de chefes convidados.

Haverá ainda espaço para sessões paralelas como a prova final de “O Melhor Pastel de Nata 2022”, criado em 2009. O gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes preside ao júri da competição, que é composto por Alexandra Prado Coelho, Suzana Parreira, Daniel Leitão, Teresa Castro, Catarina Amado, Andreia Moutinho e Isabel Zibaia. A prova acontece a 26 de setembro, pelas 14h30, no Palco INTER.

Conheça os oradores  da  18ª edição

Do painel de oradores confirmados, o destaque vai para Fatmata Binta, uma chefe de cozinha nómada natural da Serra Leoa e embaixadora da cozinha da tribo Fulani. Em 2021, foi galardoada com o prémio The Best Chef Rising Star pela The Best Chef Awards, tendo recebido a distinção do Basque Culinary World Prize no ano seguinte.

Destaque também para Sheree Williams, a norte-americana que fundou e dirige a organização The Global Food and Drink Initiative, ao mesmo tempo que assume o cargo de editora da Cuisine Noir Magazine.

A estas profissionais junta-se também Najat Kaanache, cozinheira basca de San Sebastián de origem marroquina e proprietária do restaurante Cús, na Cidade do México, e de seis espaços na medina de Fez, incluindo o Nur, distinguido como o Melhor Restaurante de África e o Melhor Restaurante Marroquino do Mundo em 2017 pela World Luxury Restaurant Awards.

É ainda destacada Jeny Sulemange, cozinheira moçambicana da região de Nampula, responsável pelo restaurante Cantinho do Aziz, em Lisboa. É autora de um livro de receitas e a protagonista de uma série documental na Amazon Prime, onde apresenta as suas viagens pelo mundo, com destaque para os sabores e convidados de raiz africana e portuguesa.

Para a edição deste ano estão ainda confirmados profissionais como: João Carlos Silva, chefe no Roça São João dos Angolares, em São Tomé e Príncipe; Helt Araújo, chefe no Flor do Duque, em Luanda; António Belotti, chefe no Grupo 887, em San Sebastian;  Marlene Vieira , chefe no Marlene, em Lisboa; João Sá , chefe no Sála, em Lisboa; Carlos Coelho, fundador do Ivity Brand Corp, em Lisboa; Martí Guixé, co-proprietário do Solar Kitchen Restaurant; Lídia Brás, chefe no Stramuntana, em Vila Nova de Gaia; Michele Marques, chefe na Mercearia Gadanha, em Estremoz; João Viegas, chefe no Atlântico – Vila Vita Parc, em Porches; Carla Sousa, chefe de cozinha; Dieter Koschina, chefe no Vila Joya, em Albufeira; Hugo Dias de Castro e Anna Fuentes, proprietários de O Pastus, em Oeiras; Pedro Abril, chefe no Musa da Bica, em Lisboa; Rodrigo Castelo, chefe no Ó Balcão, em Santarém; Teresa Castro, chefe no Sambo de Castro, em Lisboa; Diogo Novais Pereira, chefe no Porinhos, em Fafe; Virito Pã, chefe e autor; Mauro Álison, chefe no Hotel Casa Palmela; Mauro Loureiro, chefe no NX Academy, em Almada; Joana Duarte, formadora na EHT Setúbal; Nikita Polido, chefe no Celmar, no Meco; José Júlio Vintém, chefe no Tombalobos, em Portalegre; Vítor Adão, chefe no Plano e Planto; Fátima Lopes e Hélio Loureiro, embaixadores da Carne de Coelho Europeu; Miguel Rocha Vieira, chefe de cozinha; Hugo Alves, chefe no Norma e CCA 2021, de Guimarães; Ana Magalhães, sub-chefe Six Senses Douro e CCA 2022; Alana Mostachio, VDB Bistronomie, em Lisboa; Liliana Abreu, chefe no Kampo, na Madeira e Vladimir Veiga, chefe no LAB, em Lisboa.

Estudantes têm acesso a preços especiais

Os bilhetes para aceder ao congresso já estão disponíveis a 60 euros, para um dos dias do evento, e 100 euros para ambos os dias. Estes já se encontram disponíveis no website do evento e na Bol.pt, sendo que os valores incluem todas as degustações servidas durante os dois dias. Os estudantes beneficiam de valores especiais de bilheteira, com o passe de um dia a 20 euros e o de dois dias a 40 euros.

O programa completo também pode ser consultado no website do congresso.

O Congresso dos Cozinheiros 2022 tem o patrocínio principal do Município de Oeiras, da Makro e da NX Hotelaria. Conta ainda com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso, ICEL, Estrella Damm, Microgreens, Bonduelle, San Pellegrino & Acqua Panna, Carne de Coelho, Gresilva, Garden Gourmet, Alaska Seafood, Esporão, Brasmar e Europastry. Do evento são parceiros a LAVA, Aluga’qui, Prochef, SARA Haccp, Costaverde, Rational, Upfield Professional, Quinta da Biaia, Robot Coupe, Koppertcress, Lusocarne e Primor. Por fim, o congresso tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Prochef, Chaîne dês Rotisseurs e Rede-T.

O evento é organizado pelas Edições do Gosto, com a chancela da INTER Magazine.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *