Schneider Electric e Panasonic estabelecem parceria para tornar aquecimento residencial sustentável

Por a 2 de Setembro de 2022 as 17:15

A Schneider Electric e a Panasonic estabeleceram uma parceria que visa tornar o futuro do aquecimento residencial inteligente e mais sustentável, através da substituição das tradicionais caldeiras a gás por um sistema de controlo de aquecimento sala a sala através da gama Wiser de soluções de gestão de energia.

Num comunicado enviado à imprensa, a Schneider Electric explica que “está a trazer para a Europa soluções sustentáveis e energeticamente eficientes para bombas de calor residenciais”, numa oferta  integrada que será testada inicialmente no Reino Unido.

“O aquecimento residencial pode representar uma grande carga energética, especialmente durante o inverno ou nas casas europeias mais antigas e mal isoladas. Num contexto de aumento das faturas de energia e da fixação limites máximos de energia previstos para toda a região ainda este ano, a persiste a preocupação dos proprietários com os custos do aquecimento e consequente aumento da fatura energética. Aquecer as divisões individualmente é uma forma muito mais eficiente de garantir que apenas as que estão a ser utilizadas estão a uma temperatura confortável”, acrescenta a Schneider Electric.

Com esta parceria, os proprietários de casas podem “instalar as bombas de calor de fonte de ar Aquarea da Panasonic e controlar o aquecimento sala a sala, utilizando a Wiser com o sistema Aquarea”, uma vez que a gama Wiser de soluções de gestão de energia doméstica, que conta com a aplicação móvel Wiser, “oferece aos proprietários um maior controlo sobre os diferentes dispositivos”.

“Também lhes permite gerir o consumo de energia através de automação inteligente, fazendo com que as casas sejam mais eficientes em termos energéticos; e ainda os ajuda a reduzir as suas contas e a sua pegada de carbono, tornando a casa inteligente e sustentável do futuro uma realidade mais próxima”, explica ainda a Schneider Electric.

De acordo com a empresa, o “Wiser pode configurar-se facilmente com a bomba de calor Panasonic Aquarea, permitindo aos instaladores criar sistemas multi-zona, onde o aquecimento é controlado remotamente sala a sala”, sendo que os utilizadores podem monitorizar e ajustar facilmente o aquecimento em cada divisão e através de qualquer dispositivo com acesso à Internet, incluindo aplicações Android e iOS e navegadores de Internet.

“A aplicação permitirá aos proprietários eliminar o aquecimento desnecessário graças aos modos inteligentes do Wiser. Poderão, por exemplo, ativar o Modo Ausente (Away) quando uma propriedade está desocupada, para ajudar a reduzir o consumo de energia”, lê-se ainda na informação divulgada.

“Para que seja possível conseguir uma casa com emissões líquidas zero, será necessário que diferentes tecnologias trabalhem em conjunto no sentido de otimizar o seu desempenho. Isto é particularmente importante quando se trata do sistema de aquecimento”, considera  Remi Volpe, Managing Director da Drayton by Schneider Electric, revelando que a parceria com a Panasonic vai permitir “desenvolver o Wiser para se tornar numa solução de automação doméstica completa”.

Na primeira fase, será integrada no Wise a bomba de calor de baixo carbono Aquarea da Panasonic, enquanto nas fases futuras vão ampliar-se as capacidades da aplicação Wiser Home para incluir outros dispositivos Panasonic, como iluminação e aparelhos elétricos.

“Na Panasonic damos muita importância à criação de parcerias éticas, que se alinhem com os nossos valores fundamentais. Estamos incrivelmente entusiasmados por trabalhar com a Schneider Electric, que está a impulsionar a mudança para uma vida de baixo carbono,” acrescenta Richard Bishop, Head of Marketing for UK and Ireland da Panasonic, explicando que “esta integração dará aos proprietários ainda mais controlo sobre cada divisão das suas casas e acesso adicional a insights detalhados, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *