H10 Hotels cria plano de sustentabilidade para promover turismo responsável

Por a 4 de Agosto de 2022 as 16:17

A H10 Hotels desenvolveu um plano de sustentabilidade, o “Stay Green”, por forma a promover o turismo responsável nos destinos em que está presente, como é o caso de Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Londres e várias ilhas nas Caraíbas.

O plano reúne todas as ações e medidas desenvolvidas pela cadeia desde 2010 e é guiado por quatro eixos de ação para o período de 2021-2030: Pegada de Carbono Zero; Gestão Sustentável da Água; Consumo Responsável e Compromisso Social.

No que diz respeito às energias renováveis, a H10 Hotels assegura em comunicado que 90% dos seus estabelecimentos contam com contratos de fornecimento de eletricidade com certificado de origem renovável. Além disso, metade dos hotéis da cadeia têm painéis de energia solar ou geotérmica, sendo que este novo plano “contempla a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica nas coberturas de vários hotéis das Ilhas Canárias e República Dominicana, com o fim de produzir até 15% da eletricidade requerida”.

Será também feito o reforço em instalações que permitem o aproveitamento de energias renováveis como a geotermia, a aerotermia ou a biomassa, algo que o grupo afirma ter vindo a fazer em todos os hotéis abertos ou reformados desde 2015.

Já no que concerne à poupança de água, a H10 Hotels explica que o plano passa por reforçar “as ações já implementadas nos últimos anos, como a redução do fluxo de torneiras e duches de todos os estabelecimentos da cadeia, a substituição de maquinaria por opções mais eficientes no consumo de água, a procura de alternativas de jardinagem para reduzir as necessidades de rega, assim como a otimização de processos para assegurar a poupança no consumo”.

E por falar em consumo, o grupo afirma promover “o consumo responsável com projetos como a eliminação de plásticos, redução de resíduos produzidos e a promoção da mobilidade verde”. Através destas iniciativas, o grupo deixou de “consumir anualmente 2,5 milhões de garrafas e seis milhões de copos de plástico”. Os amenities individuais foram substituídos por doseadores ecológicos de até 400 ml nos hotéis do grupo na Europa, “reduzindo até 80% o uso de plástico”, além de se terem retirado os materiais em plástico descartável dos restaurantes e bares. Também na área do desperdício alimentar foram tomadas medidas, com a otimização e planeamento de refeições, bem como o controlo da produção de resíduos orgânicos.

Por fim, a H10 Hotels inclui no seu novo plano um compromisso social, que afirma ter-se consolidado em 2016, com a ligação à Fundació Albert e em colaboração com a Fundació Pere Tarrés, Cáritas e outras entidades. Desenvolve ainda iniciativas sociais dentro das suas unidades, incentivando a inserção laboral, contratando pessoas em risco de exclusão social e realizando doações económicas – da qual é exemplo o hotel H10 Marina Barcelona, que fornece menus semanais a cantinas sociais da cidade.

Este compromisso estende-se a causas sociais focadas na sensibilização do ambiente, envolvendo os trabalhadores e clientes em iniciativas orientadas para a preservação. No hotel Ocean Coral & Turquesa do México, por exemplo, a empresa conta com o Programa de Proteção e Conservação de Tartarugas Marinhas, colaborando em várias atividades juntamente com o Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos.

Nos objetivos a alcançar até 2030, a unidade propõe-se a: reduzir 75% das emissões de gases de efeito de estufa e 20% do consumo de água, relativamente aos indicadores de 2010; diminuir o impacto da atividade nos meios aquáticos; reduzir 25% do volume de resíduos produzidos face aos níveis de 2021; promover projetos sociais em comunidades locais e fomentar uma cultura positiva na organização, que favoreça a aprendizagem e desenvolvimento dos seus funcionários e colaboradores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *