Nova edição: Entrevista a Pedro Lopes e Gonçalo Menezes, sócios do Immerso

Por a 18 de Julho de 2022 as 12:36

Na edição de julho e agosto da Publituris Hotelaria, o destaque vai para o primeiro cinco estrelas na Ericeira, o Hotel Immerso.

Da compra do terreno à abertura da unidade distam oito anos e um investimento de seis milhões de euros. Após a abertura, a 15 de julho, os sócios Pedro Lopes, acionista na Inspire Capital, e Gonçalo Menezes, Host Managing Partner, falam com a Publituris Hotelaria sobre o investimento feito na região, os públicos que pretendem captar e as estratégias para 2023, assegurando que entraram na hotelaria “para ir contra o standard” do setor.

Na “Análise CLEVER” para estes meses de verão, a questão que se coloca é: “Será que a procura turística já está na sua “Stairway to Heaven”? As conclusões apontam que a procura continua a obedecer às decisões dos turistas de viajar muito mais em cima do momento, com as viagens de maior duração a darem lugar a viagens de fim-de-semana. Certo é que a procura turística continua firme, aproximando-se dos valores atingidos em 2019.

No “Fala-se” damos conta da integração do Exe Praia Golf em Espinho no portefólio do Eurostars Hotel Company. A cadeia do Grupo Hotusa explora atualmente 22 hotéis em Portugal, mais de 1.800 quartos – o que faz do país o segundo mercado com maior implementação do Eurostars Hotel Company, a seguir a Espanha.

Já em Lisboa, o AT Group prevê a inauguração do seu primeiro cinco estrelas em outubro deste ano. A nova unidade, o Art Legacy Hotel, vai acrescentar 53 quartos e cinco suites à Rua do Ouro, no antigo edifício da Companhia de Seguros de Sagres. O projeto, assinado pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade, fez uso da Design Moooi para imprimir “diferenciação, bom gosto e modernidade” à unidade, cuja obra demorou cerca de quatro anos.

Dirigindo-nos a sul, o Sleep & Nature Hotel, que abriu em regime soft opening no final de junho, promete oferecer “mais do que um sítio para descansar” em Montemor-o-Novo. Isto porque o hotel aproveita a natureza envolvente para influenciar as práticas de sono dos hóspedes através de terapias não-médicas, num conceito desenvolvido por Teresa Paiva, especialista em neurologia. O hotel rural conta com 32 unidades de alojamento, incluindo oito quartos duplos, 12 quatros duplos com pátio, sete suites e cinco suites familiares com terraço.

No dossier, o destaque vai para as políticas que os hotéis estão a adotar na área da sustentabilidade. O controlo de doses e a doação de alimentos, que marcam as práticas das unidades hoteleiras, bem como a aposta das instituições de ensino em formações de sustentabilidade, são outros dos tópicos abordados neste dossier, que fecha com a opinião de Helder Carrasqueira “Sustentabilidade na hotelaria internacional: moda ou inevitabilidade”.

Na edição deste mês há ainda espaço para um especial de tecnologia, onde damos conta do novo sistema operativo de comunicação com hóspedes da HiJiffy e da nova ferramenta de gestão para housekeeping da RoomRaccoon.

No capítulo dos fornecedores apresentamos a nova robô da Beltrão Coelho para a hotelaria e restauração, a Bellabot. O equipamento incorpora dez plataformas para a entrega de alimentos e outros itens, num design que permite a deslocação entre obstáculos e facilita a operação do aparelho por parte dos colaboradores.

Na Palavra de Chef fomos conhecer o trabalho de Vera Silva, chef no restaurante Ânfora, no Palácio do Governador, desde 2017. O percurso da profissional, trilhado pelos restaurantes de várias unidades hoteleiras, foi ditado pelo fascínio na arte de receber, bem como pelas possibilidades de explorar vários momentos – do pequeno-almoço ao jantar, passando pelos eventos corporate.

Por fim, na Inspeção, apresentamos o Eurostars Gran Hotel la Toja, o primeiro resort de Espanha e um dos primeiros da Europa – pelo menos, nos moldes que conhecemos hoje em dia.

As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Miguel Paredes Alves (HotelShop); Kevin Hemsworth (ISAG); Teresa Moreira (Neoturis); Ana Cristina Guilherme (PHC Hotels); Helder Carrasqueira (Universidade do Algarve – ESGHT); Liliana Conde (consultora); Luís Ferreira (Birds & Trees) e Fluvio Giannetti (Lybra RMS).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430 **

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *