Controlo de custos em hotelaria foi tema na sessão “Be Our Guest” da ADHP

Por a 4 de Julho de 2022 as 16:33
ADHP_Be Our Guest_João Pedro Figueira

A segunda conversa da série “Be Our Guest”, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, recebeu João Pedro Figueira, diretor de operações da Ace Hospitality Management, para discutir as “boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira”.

A sessão teve lugar em ambiente digital a 27 de junho, numa conversa que versou sobre o impacto do controlo de custos no desempenho financeiro dos hotéis, tal como indicado em comunicado de imprensa.

A gravação já está disponível na página de YouTube da associação.

João Pedro Figueira abordou temáticas centrais na discussão do controlo de custos, cada vez mais relevante “pela conjuntura atual”.

“Permite entender melhor o negócio, ajuda a tomar decisões fundamentadas, permite criar um histórico importante para novas estratégias, é uma excelente ferramenta de budget, deteta de forma fácil desvios que podem ser corrigidos a tempo útil”, explicou.

Realçando a componente de F&B como especialmente desafiante para o controlo de custos, João Pedro Figueira elencou um conjunto de boas práticas que resultam na diminuição do desperdício e na entrega de um produto final de elevada qualidade.

Entre o acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o correto armazenamento dos ingredientes, o redesenho frequente das cartas e o recurso a máquinas para uma maior segurança alimentar, o gestor apresentou soluções com impacto significativo no desempenho financeiro de um hotel.

Foi ainda discutido o papel da estandardização para o bom funcionamento de uma unidade, numa altura em que a alta rotatividade de profissionais se tornou num desafio particularmente dispendioso para os hotéis.

“Manuais de procedimentos vão dar segurança a todo o processo [de trabalho] e minimizar custos. Cada vez que conseguimos mostrar a um colaborador, de forma sistemática, como vai ser o dia-a-dia, vai dar-lhe conforto e vai permitir-nos trabalhar de forma sustentada”.

Neste capítulo, João Pedro Figueira alertou para a importância da valorização dos funcionários e para o seu envolvimento nas tomadas de decisões.

Incidindo sobre a questão dos recursos humanos, o gestor sublinhou o papel dos benefícios na felicidade dos profissionais e deixou uma palavra à reinvenção das formas de trabalho tradicional, como sistemas que conjuguem o teletrabalho.

“Olhar para um colaborador e perceber o património que se tem é uma vantagem grande. Deve haver uma atenção redobrada para que a pessoa seja feliz no trabalho e consiga acrescentar valor – o cliente certamente vai notar isso”, considerou João Pedro Figueira, destacando, ainda, o valor dos estágios e da relação entre a academia e o mercado laboral.

O profissional elencou ainda um conjunto de ferramentas de análise que asseguram uma gestão de custos mais eficiente e fundamentada, destacando a importância, a nível do diagnóstico e da previsão, dos indicadores de performance (KPI) e da informação histórica.

As conversas “Be Our Guest” convidam diretores de hotéis de referência a falar sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo e são organizadas pela ADHP na última segunda-feira de cada mês, às 19h00.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *