AHRESP e DECO apelam a adiamento da cobrança sobre embalagens de plástico

Por a 1 de Julho de 2022 as 15:27

A AHRESP e a DECO PROTESTE já se manifestaram em comunicado no seguimento da entrada em vigor da nova contribuição de 0,30 cêntimos + IVA cobrada por cada embalagem de utilização única de plástico, que sirva para acondicionar refeições prontas a consumir.

Apesar de ambas as entidades concordarem com “as metas da sustentabilidade” que esta medida pressupõe, defendem que “antes de ser aplicável é preciso esclarecer empresas e consumidores”.

Por essa razão, a AHRESP e a DECO PROTESTE apelam ao adiamento desta exigência.

As instituições apontam que ainda “persistem dúvidas” relativamente à contribuição, “que consideram pouco adequada e desenquadrada do atual panorama económico e social, com a pressão inflacionista que afeta empresas e cidadãos” – já que os 0,30 cêntimos adicionais terão de ser suportada pelo consumidor.

“Não está em causa a medida como desígnio da sustentabilidade, mas sim o momento da sua implementação, tendo em conta a situação económica atual e o peso crescente das despesas na carteira dos consumidores”, afirma Rita Rodrigues, diretora de comunicação e relações institucionais da DECO PROTESTE.

A profissional declara ainda que “a determinação do valor da taxa por cada embalagem resultou de uma decisão arbitrária e pouco clara. Tendo em conta que este encargo será suportado pelos consumidores finais, seria importante considerar o momento difícil que todos nós vivemos com um aumento generalizado de preços”.

Também Carlos Moura, presidente da AHRESP, mostra-se “muito preocupado com os critérios de aplicação desta contribuição, desde logo por não considerarem a quantidade e tipo de plástico incorporado no produto, mas também, e fundamentalmente, pela inexequibilidade de aplicação da medida em várias atividades económicas”.

A AHRESP indica ainda em comunicado que, apesar de ter solicitado uma audiência ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, “ainda persistem várias dúvidas”.

Apontando para algumas destas questões, Carlos Moura menciona a necessidade de esclarecer “o racional que esteve por base na definição do valor de 0,30 cêntimos (valor que chega a multiplicar em 15 vezes o valor da embalagem), mas também a razão pela qual se aplica uma contribuição com base no pressuposto que o cliente pode usar as próprias embalagens quando no serviço de delivery e drive-in, quando isso não é verdade”.

Numa nota final, a AHRESP declara que “ainda está a aguardar esclarecimento por parte da Autoridade Tributária sobre qual a taxa de IVA a aplicar à contribuição”.

O que está em causa?

Em nota de imprensa, a AHRESP explica que a partir desta sexta-feira, 1 de julho de 2022, entra em vigor em Portugal continental uma nova contribuição de 0,30 cêntimos + IVA, cobrada por cada embalagem de utilização única de plástico que sirva para acondicionar refeições prontas a consumir.

A contribuição será cobrada às embalagens de utilização única para alimentos e bebidas, fabricadas total ou parcialmente a partir de plástico ou multimaterial com plástico, que sejam adquiridas para refeições prontas a consumir nos regimes de take-away, drive-in e delivery.

A partir de 1 de janeiro de 2023, a contribuição aplicar-se-á também às embalagens de alumínio ou multimaterial com alumínio.

A cobrança de 0,30 cêntimos sobre as embalagens de plástico de utilização única acompanha a legislação relativa à utilização embalagens e copos de plástico, aprovada pelo Parlamento Europeu, com o objetivo reduzir o consumo destes produtos na União Europeia – numa primeira fase até 2025, e uma meta de redução ainda mais exigente em 2030.

O objetivo da Estratégia Europeia para os Plásticos passa por assegurar que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado da União Europeia sejam reutilizáveis, compostáveis, biodegradáveis, ou facilmente recicláveis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *