Nova edição: Entrevista a Bernardo Trindade, presidente da AHP

Por a 12 de Maio de 2022 as 17:19

A quinta edição da Publituris Hotelaria de 2022 faz capa com o novo presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Nesta entrevista, Bernardo Trindade destaca a recuperação dos balanços das empresas do setor da hotelaria, os impactos da guerra da Ucrânia, a problemática dos recursos humanos e aponta o Banco de Fomento como instrumento essencial para o futuro de um setor fundamental para a economia nacional.

Nos “Indicadores”, a CLEVER e a Lybra Tech analisam as tendências para este verão de 2022, sendo certo que, durante o mês de abril, a procura de viagens para Portugal cresceu. Junho é o mês preferido pelos turistas, mas os protagonistas do verão continuam a ser os britânicos.

A AHRESP debateu “O Mercado de Trabalho: que profissionais teremos amanhã”, apontando seis pontos essenciais para reter profissionais na área da hotelaria e restauração.

A norte, a antiga fábrica da Companhia União Fabril (CUF), que se dedicava â produção de sabão e velas, no Porto, transformou-se no Pestana Douro Riverside, um hotel com 165 quartos e suites, distribuídos por oito pisos temáticos.

A DistrictHive, empresa sediada em Portugal, projetou um hotel cápsula, um módulo transportável e totalmente autossuficiente que pode ser instalado em qualquer local, mesmo onde a construção não seja possível.

Entrevistado para esta edição de maio foi, também, Kurt Michael Gillig, diretor do Vila Vita Parc. À Publituris Hotelaria, o managing director do hotel, admitiu que “o Algarve descobriu-se em vários níveis e ainda está em transformação”.

Destaque, igualmente, para o “Turismo Literário” que, através de uma oferta integrada e especializada, permite a valorização do território e o combate à sazonalidade.

No “dossier” desta edição, realce para os recursos humanos e o que vários grupos hoteleiros, e não só, estão a fazer para colmatar um problema que adveio da pandemia: a falta de pessoal para trabalhar no setor da hotelaria.

Falámos com o grupo Pestana, Vila Galé, DHM, Savoy Signature, NAU, Westmont Institute of Tourism and Hospitality, Les Roches, Católica Lisbon School of Business & Economics, Turijobs, AORH+ e Timming.

Na “palavra de chef” fomos conhecer as propostas de Carla Sousa para o Sítio Valverde, e os ingredientes que não podem faltar na cozinha do Valverde Hotel, bem como as ambições que lhe traçam o percurso.

Na “inspeção”, damos a conhecer o novo hotel Four Points by Sheraton Sesimbra, o primeiro da marca em Portugal e que uma ode às navegações e aos momentos de descanso.

As “Escolhas” pertencem Head Sommelier do Eneko Lisboa (Penha Longa Resort), Diego Apolinário.

As opiniões pertencem a Sander Allegro (Nova SBE Westmont); Luís Pedro Carmo Costa (Neoturis); José Varela Gomes (ISAG); Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona); Liliana Conde (consultora) e Nuno Abranja (ISCE).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430 **

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *