André Cruz assume cargo de chef executivo do Altis Belém Hotel e do restaurante Feitoria

Por a 5 de Maio de 2022 as 9:35

André Cruz, é o novo chef executivo do Altis Belém Hotel e do restaurante Feitoria, o espaço de restauração do hotel que detém uma estrela Michelin desde 2012.

O profissional fez parte  da equipa inicial do Feitoria, onde entrou com 21 anos, tendo por isso assistido “ao nascimento e à consolidação do restaurante no panorama nacional”, tal como indicado em comunicado.

Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, André Cruz integrou a equipa do Feitoria em 2009, ano da abertura do restaurante. Na bagagem, já trazia a experiência acumulada na cozinha do antigo Vírgula, do chef Bertílio Gomes, e do Bica do Sapato.

Durante quase um ano, decidiu fazer uma pausa e embarcar numa aventura gastronómica pela América do Sul, onde passou pelas cozinhas dos conceituados restaurantes Gustu, com a chef Kamilla Seidler, na Bolívia, e Boragó, o melhor do Chile, segundo o guia The World’s 50 Best Restaurants do chef Rodolfo Guzmám.

De volta a Portugal, regressa à cozinha do Feitoria como souschef em março de 2015, a convite de João Rodrigues. Da sua viagem trouxe uma maior consciência da importância da sustentabilidade, da proximidade com os produtores, do contacto e do respeito pelo produto na sua essência — conceitos que aprofundou e partilhou diariamente com o chef João Rodrigues e equipa do Feitoria.

Nos últimos sete anos, André Cruz foi “o braço direito” do chef João Rodrigues, que anunciou a sua saída a 22 abril deste ano. Agora, fica à frente do Feitoria para “fazer uma transição tranquila, assumir a mudança com naturalidade e trazer para o restaurante as suas próprias vivências”

Para André Cruz “o restaurante Feitoria sempre foi um espaço de oportunidades”, e neste momento, chegou a sua, que irá agarrar “com muita responsabilidade, respeito pelo caminho feito e, ao mesmo tempo, dar passos para consolidar a própria identidade, num restaurante que se quer de autor”.

Nesse sentido,  vai ser lançado um novo menu, o “Semente”, com sete e nove momentos, bem como duas versões vegetarianas. A nova carta “privilegia a qualidade e sazonalidade dos produtos, sempre que possível, com ingredientes biológicos certificados de pequenos produtores, onde o equilíbrio entre o uso da proteína de origem animal e vegetal se mantêm”, de acordo com o novo chef.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *