Chef João Oliveira na corrida para o título de melhor do mundo nos The Best Chef Awards

Por a 22 de Abril de 2022 as 8:57

João Oliveira, responsável pela cozinha do restaurante VISTA, em Portimão, está na corrida para a eleição dos melhores chefes do mundo, destacados anualmente pelo The Best Chef Awards.

Por enquanto, ainda não há nenhuma data nem local definidos para a entrega dos prémios deste ano. No entanto, já começaram a surgir alguns nomes dos candidatos que podem vir a fazer parte da seleção final dos 100 melhores.

João Oliveira foi o primeiro chef nacional a aparecer na lista de pré-seleção para a edição 2022 do certame, o primeiro passo para a potencial nomeação no ranking final.

“Esta nomeação a nível internacional é um enorme orgulho e um grande reconhecimento pelo trabalho realizado até aqui. Dá-nos ainda mais força e motivação para manter a nossa consistência, foco e fazer mais e melhor”, afirma João Oliveira.

O restaurante VISTA faz parte do Bela Vista Hotel & Spa, um hotel que está em atividade desde 1934. O restaurante foi criado em 2011, aquando da renovação deste palacete histórico.

O chef João Oliveira entrou em cena em 2015 para “mudar o rumo do VISTA”, tal como indicado em comunicado. Após passar por vários restaurantes nacionais como a Casa da Calçada, o The Yeatman ou o Vila Joya, João Oliveira “talhou um caminho de detalhe, de estreita relação com o território algarvio, de formação de uma equipa coesa e de foco na consistência”. Esse esforço e busca por uma identidade portuguesa, algarvia e de forte ligação ao mar e à sustentabilidade trouxeram ao VISTA a primeira estrela Michelin em novembro de 2017.

Desde então, a equipa tem consolidado o percurso através de dois menus degustação: o Menu VISTA, focado em bivalves, crustáceos e peixes da costa algarvia; e o Tempo da Terra, vegetariano ou vegan, dedicado aos produtos hortícolas orgânicos da região.

Após ter sido distinguido com a estrela Michelin, quando tinha apenas 30 anos, João Oliveira recebeu a distinção Man of the Year Gourmet, da GQ, em 2018, e o Chef de L’Avenir, atribuído pela International Academy of Gastronomy, em 2019.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *