Empresa sediada em Portugal cria podhotel autossuficiente

Por a 21 de Abril de 2022 as 17:34

A Districthive LDA, uma empresa sediada em Portugal com uma equipa internacional de arquitetos, engenheiros e designers de interior projetou um podhotel, um módulo transportável e 100% autossuficiente, que pode ser instalado em qualquer local, mesmo onde a construção não seja possível.

De acordo com informação enviada por comunicado, o podtel, batizado como DistrictHive, “é uma construção totalmente industrializada, chave na mão, transportada para o local e pronta a utilizar em algumas horas”.

O objetivo da empresa passa por criar uma “Colónia Podtel”, um conceito de alojamento autónomo de luxo que se pretende implementar em várias partes do mundo, sempre em localizações remotas, privilegiando a paisagem.

O módulo de 35 metros quadrados, com capacidade para até quatro pessoas, tem instalações sanitárias, uma cozinha com sala de jantar, um quarto com duas camas de casal – sendo que a segunda está escondida –, armários e prateleiras modulares multifuncionais, bem como uma área de terraço. O espaço inclui ainda uma pequena sala para instalações, onde se concentra o equipamento técnico.

Por não ter fundações, canalização ou infraestrutura de saneamento, a empresa afirma que “o impacto ambienta área de implantação é nulo, uma vez que não são consumidos recursos locais – uma vez retirado, o lugar fica exatamente como antes da sua instalação”.

Então, como funciona? Tal como a empresa explica em comunicado, o podhotel gera “água a partir do ar, eletricidade a partir de energia solar e tem armazenamento energético suficiente para quatro dias sem sol”. Um sistema de esgoto próprio da unidade “transforma desperdício em cinza”, sendo que “as águas cinzentas são filtradas através de dois processos de filtragem, para que possam ser usadas na irrigação”.

“A autonomia completa do módulo torna os serviços comuns e complementares desnecessários, enquanto otimiza recursos assegurando a redução da pegada de carbono”, assegura a Districthive LDA.

Um módulo que funciona através de inteligência artificial

O DistrictHive funciona através de uma aplicação móvel, a “DISTRICTHIVE“, que “controla todos os dispositivos e fornece informação sobre os níveis de energia, produção solar, temperatura, qualidade da água, produção de água”, entre outros indicadores.

É também através desta aplicação que os hóspedes podem controlar a abertura de portas, o odor no interior, a iluminação, som, TV, compra de alimentos e bebidas a pedido ou a temperatura ambiente.

De acordo com a empresa, a cápsula é controlada pela inteligência artificial “Hivemind”, cujo sistema embutido e motherboard monitorizam todos os sistemas e consumos energéticos. A aplicação intuitiva dá apoio aos hóspedes durante a sua estadia, “assegurando uma experiência high-tech enquanto relaxam e usufruem da envolvente natural”.

A DistrictHive tem os podtels disponíveis para parcerias, colaborações internacionais, investimentos e novos locais de lançamento, quer para o turismo, quer para uso do setor privado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *