Centro de Portugal atinge mais de 50% das taxas de ocupação na Páscoa

Por a 20 de Abril de 2022 as 11:41

A atividade turística no Centro de Portugal registou taxas de ocupação elevadas durante o fim de semana de Páscoa, de acordo com um levantamento realizado pela Turismo Centro de Portugal junto das unidades hoteleiras e de turismo em espaço rural.

No território abrangido pelo Centro de Portugal, a taxa de ocupação atingiu os 58,1% na sexta-feira e os 50,8% no sábado. A amostra, que corresponde a cerca de um terço dos estabelecimentos hoteleiros e de turismo no espaço rural da região, foi feita antes do fim de semana, “pelo que, previsivelmente, os números finais terão sido ainda mais significativos”, tal como indica a Turismo Centro em Portugal em comunicado.

A procura registou um impacto particularmente expressivo nas sub-regiões de Aveiro, que apresentou uma taxa de ocupação de 78,7% na sexta-feira e de 70,7% no sábado. Seguiu-se a Beira Baixa, com uma taxa de 61,8% e 66,9%, respetivamente, e a zona Oeste, com 61,6% na sexta-feira e 60,8% no sábado.

Já as sub-regiões do Médio Tejo apresentaram uma taxa de ocupação de 70,0% na sexta-feira e 42,1% no sábado, a de Coimbra 49,9% e 45,3%, a de Viseu Dão Lafões 44,5% e 45,1%, e a das Beiras e Serra da Estrela 47,3% e 45,1%, respetivamente.

Relativamente à origem dos visitantes, verificou-se uma grande afluência de cidadãos espanhóis nos postos de turismo da Turismo Centro de Portugal – em Aveiro, por exemplo, 80,3% dos contactos no posto de turismo foram por parte de espanhóis. França, Brasil, Alemanha e Estados Unidos foram outros mercados emissores importantes, além do mercado nacional. Uma nota para os 54 cidadãos de Israel que procuraram o posto de turismo de Aveiro na Sexta-Feira Santa.

“Estes números do fim de semana de Páscoa, positivos em praticamente toda a região, levam-nos a acreditar que 2022 será, finalmente, o ano do início da recuperação da atividade turística. Apesar dos condicionalismos que limitam esta atividade – desde logo a pandemia, que ainda não acabou, a guerra na Europa e a subida do custo de vida –, a vontade de viajar e sair de casa por parte de todos é inabalável. Se nada de anormal acontecer até lá, cremos que o verão vai ser gratificante para os empresários da atividade turística da região. Mais do que ninguém, eles merecem que assim seja, depois de dois anos tão difíceis”, afirma Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo 100 municípios.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *