AHP critica junção da pasta do turismo com o comércio e serviços

Por a 29 de Março de 2022 as 17:32
Raul Martins, presidente AHP

Em comunicado enviado à imprensa, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) declara que “considera negativa a junção da pasta do Turismo com as pastas do Comércio e Serviços”. No entanto, defende que “a manutenção de Rita Marques como secretária de Estado do Turismo é uma excelente notícia para o setor”.

Na mesma declaração, a AHP afirma que a junção das pastas  “ignora a importância e o peso que o turismo tem para a economia nacional, quer no PIB, quer no emprego”. Refere ainda a importância do setor para as exportações nacionais, apontando que, “segundo a World Travel & Tourism Council (WTTC), Portugal o quinto país com maior contributo do turismo para o PIB em 2019”.

“Esta decisão não é, infelizmente, uma surpresa total para a AHP, já que no documento do PRR, elaborado pelo futuro responsável pela tutela do setor, o turismo tinha ficado “esquecido”, o que levou na época a associação a manifestar a sua preocupação”, declara o presidente da AHP, Raul Martins, em comentário à alteração governativa.

O presidente acrescenta que “a continuidade de Rita Marques à frente do turismo, embora acumulando com as outras duas áreas” dá “um sinal de confiança” à associação.

“É uma pessoa que tem demonstrado uma grande competência e que sempre trabalhou lado a lado com as empresas do setor. Acreditamos, por isso, que vamos continuar a criar sinergias nesta área estratégica para a economia do país”, afirma Raul Martins.

Num apontamento final, o presidente da AHP afirma que a colaboração entre o Estado e o setor privado é “fundamental”, num ano em que se espera a retoma do turismo.

“O Turismo português está a sair do momento mais difícil da sua história, o cenário internacional é instável e cheio de incógnitas, mas espera-se que a retoma do Turismo se confirme. É absolutamente fundamental continuar a haver uma estreita colaboração entre o Estado e o setor privado, e acredito que a AHP, como maior associação nacional da Hotelaria, será um parceiro preferencial nesta relação”, remata

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *