Projeto-piloto quer colocar estabelecimentos do canal HORECA a reciclar mais vidro

Por a 23 de Março de 2022 as 11:38

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) lançam o projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução”, através do qual dão ferramentas aos estabelecimentos do canal HORECA para facilitar a separação de embalagens de vidro.

No âmbito desta iniciativa, vão ser instalados 270 vidrões com um sistema de baldeamento assistido, ou seja, um sistema tecnológico que permite despejar automaticamente um contentor de 120 litros de uma única vez. Desta forma, a separação é mais rápida e eficaz, uma vez que se elimina o processo manual de colocar as embalagens uma a uma no contentor.

Paralelamente, este projeto também vai proceder a recolhas porta-a-porta e incentivar a utilização de vidrões subterrâneos junto dos estabelecimentos HORECA. Está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes para as questões no âmbito da reciclagem.

Por enquanto, o projeto-piloto será implementado nas zonas de Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Guimarães, Cascais e alguns concelhos do Algarve. Este terá a duração de 18 meses e tem como objetivo chegar a 1500 estabelecimentos.

O projeto surge no âmbito da estratégia definida por nove entidades do setor das embalagens de vidro, que assumiram o compromisso de superar as metas da reciclagem de vidro para 2025. Atualmente, a taxa de reciclagem de vidro é de 56% em Portugal – o objetivo é chegar aos 75% até 2025.

“A Sociedade Ponto Verde está ao lado do setor das embalagens de vidro com uma ambição muito clara: queremos chegar a 75% de reciclagem deste material, o que significa que nos próximos três anos precisamos de aumentar a taxa de reciclagem de vidro em 19%”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, à margem do evento de apresentação deste projeto, que decorreu esta terça—feira em Guimarães.

A CEO defende que para atingir o objetivo “é fundamental a participação de todos os agentes da cadeia de consumo, em especial do canal HORECA, que pela natureza da sua atividade gera volumes muito significativos de resíduos”.
Sandra Santos, presidente da AIVE, acrescenta que “é possível reciclar 100% das embalagens de vidro que utilizamos em Portugal, caso as consigamos recolher”.

“Reciclar as embalagens de vidro usadas não é uma obrigação imposta, mas uma oportunidade com vantagens em termos de eficiência e sustentabilidade”, defende a presidente da AIVE.

A apresentação do projeto ficou marcada pela instalação dos primeiros 100 vidrões de baldeamento assistido. Após os 18 meses previstos para a implementação desta iniciativa, está planeada uma segunda fase, com o alargamento do projeto a mais zonas do país.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *