Bolsa de Empregabilidade já abriu em Lisboa com serviços de tradução para refugiados ucranianos

Por a 18 de Março de 2022 as 15:32

Esta sexta-feira, 18 de março, decorreu a sessão de abertura da Bolsa de Empregabilidade, que tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 18 a 19 de março, num evento integrado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

A sessão de abertura contou com a presença de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, António Marto, presidente da direção do Fórum Turismo, e Pedro Braga, diretor executivo de feiras da FIL.

A edição deste ano conta com 76 empresas dos vários setores do turismo. Para além disso, António Marto afirma que têm “cerca de três mil inscritos confirmados para participar na Bolsa de Empregabilidade ao longo destes dois dias”.

Para o presidente da direção do Fórum Turismo, a Bolsa de Empregabilidade é “a definição clara do que é um sonho e perseverança”, conforme declarou na sessão de abertura, destacando a “força” do evento passados dois anos sem a realização da iniciativa.

Já Luís Araújo declara que, passados “dois anos muito difíceis, há sempre uma luz ao fundo do túnel”, destacando a importância dos colaboradores para o setor turístico.

“A coisa mais importante que existe dentro de uma empresa, para além do cliente externo, é o cliente interno, e esse investimento [nos colaboradores] dá muito mais retorno e dividendos do que qualquer outro investimento que se faça”, declarou o presidente do Turismo de Portugal na sessão de abertura da Bolsa de Empregabilidade.

À feira acorrem não só jovens, como também pessoas desempregadas ou à procura de novas oportunidades. Este ano, é providenciado apoio à comunidade de refugiados ucranianos, “para que possam preparar o seu futuro em Portugal”, através de tradutores voluntários que estarão presentes nos dois dias da feira.

“Sabemos que algumas pessoas ainda não se podem deslocar à Bolsa de Empregabilidade, mas podem enviar familiares ou representantes para virem até ao espaço. Aqui têm um serviço de tradução em simultâneo, através de voluntários tradutores em permanência que fazem o acompanhamento e tradução do que pode ser alguma dificuldade de comunicação”, assegura o presidente da direção do Fórum Turismo.

Sobre a importância da feira para o setor, principalmente na captação de recursos humanos, António Marto frisa que “o trabalhador mudou. Está mais instruído, mais exigente”. Por essa razão, as “empresas têm que acompanhar” essa exigência, para “não perderem a atratividade perante este público”.

“As empresas têm que perceber que só com uma boa cultura empresarial, de comunicação acessível e alguns benefícios para além do salário, conseguem atrair o seu candidato ou futuro empregado”, termina.

A próxima Bolsa de Empregabilidade irá decorrer a 6 de abril no Palácio da Bolsa, em Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *